• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

EURES – uma abordagem «holística» para o ajudar a encontrar e manter o seu emprego

Picture

Depois de a EURES a ter ajudado a encontrar e ocupar um lugar de auxiliar de enfermagem na Finlândia, Panagiota Domestichou sentiu finalmente que poderia exercer a profissão para a qual tinha obtido qualificações na Grécia. Mas nem tudo estava resolvido: seis meses depois de ter começado a trabalhar, os seus empregadores comunicaram-lhe que teria de apresentar mais documentação. A EURES e a Europe Direct da Grécia, juntamente com a EURES Finlândia, dispuseram-se a ajudá-la.

Um ano de trabalho numa livraria convenceu ainda mais Panagiota Domestichou de que queria seguir a profissão para qual tinha estudado. «Saí do Instituto Educativo e Tecnológico de Atenas com uma licenciatura em Enfermagem de Saúde Pública», recorda. «Sentia-me frustrada por não poder trabalhar como enfermeira. Aceitei trabalhar numa livraria porque não consegui encontrar um posto de trabalho condizente com os meus estudos».

Ficou assim muito contente quando, em fevereiro de 2014, ouviu falar da possibilidade de trabalhar na Finlândia para a Validia, uma empresa privada prestadora de cuidados de autonomia assistida e domiciliários a pessoas com deficiência e idosos. A EURES organizou a entrevista com os candidatos pré-selecionados em Atenas e foi com grande satisfação que Panagiota Domestichou recebeu uma proposta de trabalho.

Eleni Foulira, Conselheira EURES, explica como tudo se passou nesse dia. «Os candidatos foram entrevistados pelos representantes da Validia e, seguidamente, o Conselheiro EURES finlandês informou-os sobre os prós e contras de viver e trabalhar na Finlândia. A conversa final decorreu com um representante dos formadores linguísticos e versou sobre as aulas que teriam de frequentar para aprender o finlandês». Sete dos candidatos receberam uma proposta para trabalhar na Validia.

 

Conseguiu o emprego, mas descobre que ainda há problemas burocráticos a superar. O que fazer?

«Estava muito feliz e entusiasmada com o meu novo emprego e aguardei ansiosa o início das aulas de finlandês», conta Panagiota Domestichou. Empenhou-se durante as aulas e ocupou o seu posto de trabalho cheia de entusiasmo. Mas, seis meses de trabalho depois, a Validia exigiu-lhe documentos que não tinha com ela na Finlândia.

«Fiquei bastante desiludida por não ter tido qualquer informação sobre o andamento do meu processo. Se tivesse sabido exatamente quais os documentos necessários enquanto ainda estava na Grécia, tê-los-ia pedido e levado comigo para facilitar a vida a toda a gente», lamenta.

 

Contar com o apoio da EURES e do trabalho conjunto de outras agências da UE

Felizmente, os serviços da EURES e da Europe Direct, a par da EURES Finlândia, estavam disponíveis na Grécia. A Europe Direct informa e aconselha as pessoas sobre os seus direitos enquanto cidadãos da UE. Estas organizações estão a trabalhar junto da Validia para resolver o problema. «Estamos a tentar encontrar uma solução», afirmou Eleni Foulira, que espera que Panagiota Domestichou consiga manter o seu lugar de auxiliar de enfermagem.

Para Panagiota Domestichou, um amigo na necessidade é um amigo de verdade. «É um grande alívio saber que tenho alguém ao meu lado a dar o seu melhor para tentar ajudar-me».

Panagiota Domestichou faz votos para que, depois deste problema resolvido, o futuro seja mais simples e desanuviado. «Espero poder ganhar proficiência na língua, eventualmente prosseguir os meus estudos com um mestrado e, obviamente, constituir família».

Tem atrás de si uma equipa de profissionais dedicados e dispostos a fazerem tudo ao seu alcance para ajudá-la a concretizar os seus objetivos.

 

Ligações úteis

Viver & trabalhar: Finlândia

 

Informações adicionais:

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e trabalho nos países EURES

EURES Base de dados de ofertas de emprego

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos da EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

17/07/2015

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados