• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

UE lança novo programa de apoio às PME europeias

Em 10 de março, a UE lançou o MobiliseSME, um novo programa para as PME. O programa acolheu um webinar como parte do lançamento para explicar de que forma as empresas podem beneficiar da participação. Saiba mais sobre o programa e de como beneficiar.
Picture

Nos últimos anos, a UE desenvolveu vários programas e iniciativas para apoiar a circulação interna de trabalhadores e a colaboração entre empresas, especialmente PME. Até à data, não existia um programa específico para apoiar os trabalhadores que viajam para trabalhar noutras empresas no estrangeiro e trocar competências. Isto levou à criação do MobiliseSME.

 

O que é o MobiliseSME?

Financiado pelo eixo EURES do Programa da UE para o Emprego e a Inovação Social (EaSI) e pela Comissão Europeia, o MobiliseSME é o primeiro programa de mobilidade especificamente concebido para o pessoal das PME. Baseia-se num projeto-piloto bem sucedido implementado entre 2015 e 2017 e apoia destacamentos e colaborações entre PME europeias.

«O principal objetivo do MobiliseSME é impulsionar a internacionalização das PME da UE, reforçar a sua competitividade e estabelecer uma metodologia comum a nível da UE para um regime de mobilidade do pessoal das PME», explica Jose Enrique Val, gestor de projetos na Fundacion Equipo Humano. «O programa visa aproveitar todo o potencial do mercado único da UE e um dos seus ativos mais valorizados, as PME, que representam 99 % das empresas na UE.»

 

Quais são as vantagens para as PME?

O programa oferece assistência prática e financeira às PME através da organização e do apoio a estadas de curta duração (1-6 meses) em PME de outros países da UE. Estes destacamentos são cofinanciados pela CE com subvenções mensais entre 560 e 1100 EUR, em função do custo de vida em cada país. Estas subvenções cobrem as despesas de integração, alojamento, viagem e formação.

Mas as subvenções e os destacamentos não são os únicos benefícios da participação no MobiliseSME. Este programa também oferece igualmente sessões personalizadas sobre a forma de internacionalizar os produtos. As PME participantes podem tirar partido das extensas redes a que pertencem os pontos de contacto locais, aumentando a sua visibilidade a nível da UE. O programa proporciona igualmente às PME ferramentas e informações para encontrar parceiros comerciais na UE, expandir as suas atividades, produtos e serviços e melhorar os seus conhecimentos, aptidões e competências.

 

Como posso participar?

A participação no programa é fácil! Pode começar por visitar o sítio Web do MobiliseSME e verificar a sua elegibilidade. O passo seguinte consiste em inscrever-se na plataforma de correspondência para encontrar um par adequado, com a ajuda dos pontos de contacto locais. Por último, desenvolva as suas aptidões e competências nas empresas de acolhimento com vista a reforçar as suas parcerias comerciais internacionais no mercado único da UE. Pode inscrever-se em linha até meados de 2022.

 

Ligações úteis:

Sítio Web do programa MobiliseSME

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

31/03/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados