• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Sonhar alto com a EURES: a história de Gaëlle Delvaux

Depois de tirar o curso universitário de História da Arte, Gaëlle, de 31 anos, decidiu seguir a sua paixão pela cozinha saudável e tornar-se chefe de cozinha. Descubra como os nossos conselheiros EURES ajudaram Gaëlle a seguir o seu sonho e a adquirir experiência internacional num prestigiado restaurante com estrelas Michelin.
Picture

A alimentação saudável pode salvar o mundo

Quando Gaëlle se licenciou pela Universidade Livre de Bruxelas, não fazia ideia de que pouco tempo depois se lançaria numa carreira culinária. No entanto, a jovem sempre teve uma paixão pela cozinha. Antes de se tornar chefe, já tinha cozinhado para pequenos eventos, como aniversários, mas a sua principal motivação para cozinhar vinha da convicção de que a alimentação «pode salvar o mundo».

«A forma como comemos influencia a maneira como cultivamos os legumes e como tratamos a terra e o ambiente. Quero ajudar as pessoas a comer produtos locais e de época», diz Gaëlle.

Visar as estrelas

Quando Gaëlle decidiu que queria iniciar uma carreira como chefe de cozinha, sabia como era importante adquirir experiência internacional e não hesitou em sonhar alto.

«Tinha o sonho de trabalhar no Noma, um restaurante em Copenhaga, na Dinamarca, conhecido mundialmente. É um restaurante de renome internacional com duas estrelas Michelin; por isso, trabalhar lá era o sinal máximo de sucesso para mim.»

Obter ajuda da EURES

Foi então que a jovem chefe entrou em contacto com os conselheiros EURES da Actiris International, o departamento responsável pela mobilidade internacional do serviço público de emprego da região de Bruxelas. Apesar da ajuda que recebeu, Gaële tinha a noção de que futuro estava nas suas mãos.

O meu conselheiro EURES era espetacular, mas eu sabia que eu é que tinha de fazer avançar as coisas. Entrei em contacto com restaurantes e apresentei-me a entrevistas. Acabei por ser selecionada para fazer um estágio no Noma.»

Gaëlle acredita que não teria podido fazer o estágio sem a ajuda financeira da Actiris International. «A vida na Dinamarca pode ser bastante cara. Graças à ajuda financeira que recebi da EURES pude manter o meu nível de vida, o que era muito importante para mim.»

Nada é impossível

Gaëlle trabalha agora como chefe de cozinha num restaurante em Paris. Olhando em retrospetiva para a experiência que teve estrangeiro, afirma que aprendeu muito.

«Uma das maiores lições que aprendi foi como trabalhar bem em equipa e como partilhar conhecimentos com boa disposição. A minha criatividade melhorou imenso. Percebi que as coisas que achava impossíveis ou demasiado complicadas estão agora ao meu alcance. Também tenho muito orgulho no meu CV, que é muito mais competitivo agora que tenho experiência de trabalho internacional.»

 

Quer começar a sua aventura no estrangeiro?  Apesar da pandemia, os nossos conselheiros EURES estão prontos para aconselhar e apoiar os candidatos a emprego na procura de oportunidades em toda a Europa. Contacte o Serviço de apoio EURES para começar hoje.

 

Ligações úteis

Actiris International

Contacte o Serviço de Apoio EURES

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

09/06/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados