• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Cuidar dos idosos na Alemanha: A história de Sara e Aitor

Tal como vários países da UE, há muito que a Alemanha regista uma escassez de cuidadores qualificados para os idosos. Para responder a este problema, a EURES Alemanha decidiu lançar um projeto que combina a formação profissional com o trabalho no setor dos cuidados geriátricos. Sara e Aitor foram dois dos participantes.
Picture

Quando Sara se candidatou ao projeto de qualificação internacional da EURES Alemanha, nunca tinha trabalhado nos cuidados geriátricos. «Estava numa altura da minha vida em que precisava de uma mudança radical», refere. «A profissão de cuidados geriátricos atraía-me. Achava a ideia de poder ajudar pessoas que não podem estar sozinhas uma causa nobre.»

 

Entrevistas rápidas

O primeiro passo para Sara foi participar em entrevistas rápidas com nove centros de cuidados geriátricos em Amberg, na Baviera. Durante as entrevistas, a Conselheira EURES Carmen Kräutner ajudou com a tradução. Carmen é uma das pessoas mais importantes de apoio ao projeto, mantendo uma relação estreita com a EURES Espanha graças ao seu bilinguismo.

«Gosto de apoiar a mobilidade e de contribuir para criar uma situação mutuamente vantajosa para os candidatos a emprego, os empregadores e — uma vez que falamos de cuidados geriátricos — a sociedade», afirma Carmen.

 

Sara instala-se na Alemanha... e conhece Aitor

Depois de obter uma oferta de emprego, Sara realizou um curso de língua alemã de iniciação na Espanha antes de se mudar para a Alemanha, em fevereiro de 2019, onde frequentou um curso de integração. Recebeu também apoio financeiro para cobrir as despesas de viagem. Sara instalou-se rapidamente em Amberg e foi aí que conheceu Aitor, o seu futuro companheiro. Aitor já tinha trabalhado em cuidados geriátricos na Espanha, o seu país natal, mas trabalhava sobretudo a contrato e a sua situação não tinha estabilidade.

Quando ouviu falar do projeto da EURES Alemanha através do serviço público de emprego espanhol, Aitor decidiu participar num evento de entrevistas rápidas na Baviera. Tal como Sara, recebeu apoio financeiro para cobrir as despesas de viagem e do curso de língua.

Depois de se mudar para Amberg, onde partilha um apartamento com Sara, Aitor começou a trabalhar no lar para idosos Phönix Lebenszentren, o que acumula com um curso de formação profissional.

Sara está no segundo ano da Ausbildung de três anos, combinando o trabalho no lar Seniorenheim der Diakonie com estudos de enfermagem a tempo parcial. «É bastante difícil, especialmente quando estudamos numa língua que não é a nossa, mas considero que se trata de um desafio gratificante», afirma.

 

«Continuamos muito felizes, motivados e gratos»

No último ano, o setor dos cuidados geriátricos foi fortemente afetado pela COVID-19. Naturalmente, Sara afirma que este foi um período de stress para o pessoal. Os seus estudos foram igualmente interrompidos devido às restrições, embora as aulas tenham entretanto sido retomadas em linha.

A Ausbildung  de Aitor foi também interrompida, mas começou recentemente a participar num curso de integração em linha para melhorar o alemão e espera retomar a sua formação em breve.

Apesar destas dificuldades inevitáveis, tanto Sara como Aitor estão determinados a prosseguir a sua formação e a aproveitar novas oportunidades no seu setor na Alemanha.

«Continuamos muito felizes, motivados e gratos por termos podido vir viver e trabalhar para a Alemanha», afirma Sara. «É outra cultura, outro país, outra língua e temos de nos adaptar a tudo, mas o nosso plano continua a ser trabalhar e formarmo-nos aqui.»

 

Mais entrevistas rápidas previstas para o verão

O projeto EURES Alemanha não parou durante a pandemia. As duas rondas de recrutamento mais recentes foram realizadas em linha, mas o projeto manteve-se fiel ao seu formato original, organizando entrevistas rápidas pela Internet.

Chegaram à Baviera 18 candidatos aprovados, oriundos da Itália e da Espanha, que começarão a trabalhar em fevereiro, enquanto outros 90 candidatos estão atualmente a concluir cursos de língua alemã nos seus países de origem. Estes começarão a trabalhar em setembro.

Carmen e as suass colegas conselheiras EURES Carmen Allabar e Kim Prade pretendem agora alargar o âmbito do projeto para além da Baviera e já estão em negociações com um empregador na Turíngia.

Entretanto, estão também a organizar entrevistas rápidas para mais 90 vagas na sexta ronda de recrutamento do projeto, prevista para junho ou julho.

 

Se estiver interessado em participar neste projeto, contacte a equipa através do endereço ZAV.Regionenteam-Suedwesteuropa@arbeitsagentur.de.

Se estiver interessado em conhecer outras oportunidades na Alemanha, contacte zav@arbeitsagentur.de.

 

Ligações úteis:

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procure Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

12/04/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados