• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

O reforço da carreira de uma mulher francesa na Noruega

Picture

A decisão de Camille Bruneval de abandonar tudo e de se mudar para a Noruega ficou a dever-se à forma de vida e ao ambiente natural daquele país. A jovem de vinte e cinco anos tinha sonhado ir viver para a Noruega desde pequena. Mas até ela está surpreendida com a forma como a sua carreira e a sua vida social se estão a desenvolver desde que se mudou para Oslo.

«Aproveitei a primeira oportunidade que me surgiu para vir viver e trabalhar para cá. Através do contacto com a EURES Noruega, consegui um emprego nas Lojas Francas do Aeroporto de Oslo, Gardermoen, sinto-me satisfeita e desde então que não olho para trás,» explica Camille Bruneval.

Estávamos em princípios de 2015. Desde então, foi aceite para integrar uma missão humanitária na Geórgia com a Médicos sem Fronteiras e foi promovida a consultora de vinhos na Travel Retail Norway.

 

O papel do EURES em ajudar Camille Bruneval a desenvolver o seu futuro na Noruega

«A história da Camille demonstra efetivamente como a EURES pode ajudar uma pessoa a encontrar o seu caminho no mundo do emprego num novo país. É um ótimo exemplo de como é possível ter sucesso e evoluir depois de mudar de país. Estou impressionada com aquilo que ela alcançou em apenas um ano,» afirma a conselheira da EURES Sandrine Beaudoin, sedeada em Drammen, no Condado de Buskerud.

Camille Bruneval contactou Sandrine Beaudoin pela primeira vez em dezembro de 2014. «Na altura, só lhe pude dar alguns conselhos em termos gerais, dado que não sabia de nenhuma vaga de trabalho que se adequasse ao seu perfil,» explica.

Com efeito, em janeiro de 2015, a estreita comunicação entre membros da rede EURES deu mais uma vez os seus frutos quando uma colega EURES de Sandrine Beaudoin, Anne Live Nævdal, lhe disse que havia uma ação de recrutamento em curso para as Lojas Francas no Aeroporto de Oslo, Gardermoen.

«O empregador pretendia contratar empregados de loja provenientes de França e eu lembrei-me do pedido da Camille, apresentado poucas semanas antes. Voltei a entrar em contacto com ela para lhe falar desta oportunidade.»

Camille Bruneval sabia que não conseguiria o emprego sem a ajuda da Conselheira francesa da EURES, Marine Francin, a primeira com quem tinha entrado em contacto em Rouen, e depois com a ajuda da EURES Noruega.

«A Sandrine tem sido fantástica, uma verdadeira conselheira que me ajuda muito. Deu-me imensos conselhos sobre como procurar trabalho e melhorar o meu CV e a minha carta de acompanhamento e entrou logo em contacto comigo mal surgiu a primeira vaga.»

 

Qualificações a mais para o lugar - não se preocupe, pode ser o bom caminho para o emprego!

Sandrine Beaudoin receava que Camille Bruneval tivesse qualificações a mais para o emprego, mas esta percebeu logo a oportunidade e concorreu de imediato. Dois dias depois conseguiu o emprego. «Só precisava de uma porta aberta, pois, uma vez em Oslo, tinha confiança na minha experiência,» afirma Camille Bruneval.

Refere que não se arrepende nem por um segundo de ter optado por um emprego longe da sua formação.

«Recomendo a qualquer pessoa que queira trabalhar na Europa que recorra à EURES para melhorar as suas hipóteses no mercado de trabalho. A organização tem muitos recursos e conselheiros profissionais.»

 

Como tem lidado com a sua integração?

Camille Bruneval tem frequentado cursos de línguas e acha que isso constitui um bom ponto de partida para poder aprender bem uma nova língua. «Praticar todos os dias lendo, ouvindo rádio ou ousando o primeiro passo para entabular conversa com os falantes nativos é a melhor forma de proceder.»

Se, por um lado, tem saudades de uma boa comida caseira, o que aprecia mesmo é a segurança que sente ao viver em Oslo. «As pessoas são muito prestáveis e respeitadoras e isso é um grande alívio para mim e para os meus pais,» refere Camille Bruneval.

Que mensagem quer deixar para alguém que tenha dúvidas quanto a trabalhar no estrangeiro? «Faça o trabalho de casa e entre em contacto com a EURES para ter uma ideia de quais são as possibilidades. Depois reserve a sua passagem, não perca tempo! A sério, não há nada a recear.

«Com uma boa preparação e progressos registados na aprendizagem da língua, abre-se um novo mundo e qualquer experiência, por mais pequena que seja, constituirá um acervo para o seu auto-desenvolvimento e a sua carreira. Nem imagina como depois de dar este passo se sentirá muito melhor.

Qualquer obstáculo futuro parecerá fácil de ultrapassar depois de uma experiência desta natureza. E não se esqueça, nunca estará sozinho/a.»

 

Ligações úteis

Viver e trabalhar: Noruega

EURES - O seu emprego na Europa - Noruega

Trabalhar na Noruega, o guia oficial

 

Informações adicionais

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

08/03/2016

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados