• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Uma nova vida na Lituânia

Paolo Camaioni sabia que precisava de uma mudança. Com o apoio da EURES, trocou a Itália pela Lituânia e, desde então, não se arrependeu.
Picture

Paolo Camaioni, um italiano de 31 anos, natural de uma zona rural da região de Abruzo, é um homem que sabe o que quer. Perante a dificuldade em encontrar emprego no seu país natal (e na área científica que tinha escolhido, a biotecnologia e a investigação) começou a procurar outras possibilidades à sua volta. Foi então que a experiência passada levou a que uma nova oportunidade lhe chamasse a atenção.

«Quando estava a estudar na Escócia, fiz amizade com uns lituanos.», refere. «Passados uns anos, vim a Vilnius visitá-los e adorei a experiência. Na altura, estava longe de pensar que acabaria por vir viver para este país, mas quando andava à procura de trabalho noutros países europeu, surgiu a oportunidade de vir para cá e decidir tentar. Estava a precisar de uma aventura na minha vida e achei que o país tinha muito para oferecer!»

Quando estava a procurar emprego, Paolo entrou em contacto com a conselheira Anna Bongiovanni, da EURES Itália. «A Anna tinha acabado de voltar de Riga, na Letónia. Falou-me um pouco da sua experiência pessoal com os países Bálticos e deu-me a conhecer a Taxify, uma aplicação de transportes muito popular aqui. Falou-me também de outras ofertas de emprego e oportunidades oferecidas pela UE.»

Assim que Paolo decidiu aceitar a oportunidade que tinha encontrado na Lituânia, Anna pô-lo em contacto com os seus colegas conselheiros lituanos. «A EURES Lituânia enviou-me um formulário para o pedido de ajuda financeira da UE para as despesas de viagem e vários links para procurar apartamento.», conta Paolo. «Além disso, deu-me informações acerca de Vilnius, no geral, muito úteis.».

«Os conselheiros EURES estão sempre disponíveis para falar connosco e a variedade de oportunidades de emprego que têm para propor é enorme.», acrescenta. «Quando nos candidatamos a um emprego, a burocracia, pode, por vezes, ser pesada, mas os conselheiros EURES têm muita experiência nesta área e podem ajudar-nos.»

Paolo trabalha neste momento no serviço ao cliente de uma companhia aérea em Vilnius. Pode não ser um trabalho numa área científica, mas Paolo gosta do que faz, do ambiente descontraído e convivial e da companhia dos seus colegas internacionais. Além de que lhe agrada viver num país estrangeiro. «Sempre que tenho a oportunidade de viajar por aqui, sinto-me como uma criança num parque de diversões. Há imensas coisas para ver e estou ansioso por explorar todo o país durante a primavera ou o verão.».

«Quanto ao meu futuro, não estou bem certo.», afirma quando lhe perguntam quais são as suas expetativas. «Talvez devesse regressar e procurar trabalho na minha área de formação mas, por enquanto, divirto-me muito com a vida que tenho por cá!».

A experiência de Paolo é uma prova de que a vida nos pode reservar surpresas quando estamos dispostos a viver uma experiência nova. E de que a rede EURES é um recurso fantástico para os candidatos a emprego em busca de apoio, informação e conselhos.

 

Ligações úteis:

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

05/04/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.