• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

8 competências essenciais para o sucesso no mundo pós-COVID-19

Os investigadores questionam-se sobre como será o mundo após a pandemia de COVID-19, mas a maioria concorda que os locais de trabalho não serão os mesmos. São oito as competências que provavelmente serão essenciais para os trabalhadores e as empresas.
Picture

Liderança

A propagação do novo coronavírus pode estar a abrandar, mas o trabalho à distância está a ganhar popularidade. Com mais possibilidades de teletrabalho, as competências para uma liderança eficaz estão a tornar-se essenciais. Os chefes de equipa e os gestores devem ser capazes de inspirar e motivar os colegas e promover a colaboração à distância. Além disso, com o crescimento da economia dos serviços pontuais, as equipas estão mais fluidas, exigindo a capacidade de iniciativa e a proatividade de todos.

 

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de identificar e compreender as emoções, tanto as nossas como as alheias. Tem várias componentes – consciência, perceção e regulação –, mas resume-se, essencialmente, à liderança pela empatia, pela influência e pela colaboração. O mundo pós-COVID-19 poderá ser fértil em incertezas e desafios, e as empresas vão precisar de líderes com inteligência emocional para ajudar os seus trabalhadores a superar estes tempos difíceis.

 

Competências tecnológicas

Observámos que tecnologias como a robótica, a realidade aumentada, a Internet das Coisas e a inteligência artificial podem melhorar a resiliência das empresas a futuras pandemias. Quem ajuda as empresas a explorar estas tecnologias será indispensável no futuro. Desde fábricas a gabinetes de advogados, o mercado de trabalho terá necessidade crescente de pessoas com competências tecnológicas adequadas.

 

Competências digitais e de programação

A crise da COVID-19 mostrou que as empresas com uma forte presença digital são menos vulneráveis às recessões económicas e às pandemias. Assim, as pessoas com competências em comercialização digital e em programação e criação de sítios Web podem ser inestimáveis para manter as empresas à tona em fases difíceis. Com o aumento do número de empresas essencialmente digitais, são inúmeras as oportunidades para pôr em prática as competências informáticas.

 

Capacidade de adaptação

O confinamento provocou muitas mudanças inesperadas nas nossas vidas. A forma como trabalhamos vai, sem dúvida, mudar, e os trabalhadores que conseguem adaptar-se rapidamente à mudança serão de grande valor para os empregadores. A capacidade de adaptação não consiste apenas em aceitar mudanças no trabalho, mas também na aprendizagem contínua de novas competências e na atualização das antigas para manter a relevância no mercado de trabalho.

 

Criatividade e inovação

Testemunhámos a importância da criatividade e da inovação durante a pandemia de COVID-19. As empresas que foram capazes de encontrar formas de prestar serviços em linha ou de mudar rapidamente a produção serviram de modelo a muitas outras. No mundo pós-coronavírus, a criatividade humana será essencial.

 

Literacia de dados

As empresas que compreendem as tendências comerciais estão mais preparadas para responder a situações inesperadas. Mas, para tal, precisam de profissionais com literacia de dados, que sabem ler as informações e sugerir soluções baseadas nessa interpretação. Por esta razão, as pessoas com literacia de dados serão, mais do que nunca, de grande valor para os empregadores.

 

Pensamento crítico

Com as notícias falsas e a desinformação a inundar a Internet, o pensamento crítico será essencial para a tomada de decisões informadas nas empresas. Serão muito procuradas a literacia mediática e a capacidade de avaliar objetivamente as informações provenientes de diferentes fontes.

 

Leia este artigo sobre seis empresas europeias que utilizaram algumas das competências referidas para sobreviver à crise e avançar.

 

Ligações úteis:

Como as empresas se estão a adaptar à crise e a preparar-se para o futuro pós-COVID-19

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

30/06/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.