• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

«A melhor escolha»: Giorgio reflete sobre a sua experiência EURES

O engenheiro elétrico Giorgio Cover mudou-se da Itália para os Países Baixos em 2014 depois de ter encontrado um emprego no portal EURES. Vários anos depois, Giorgio continua a gostar de trabalhar nos Países Baixos. Entrámos em contacto com Giorgio para pedir as suas reflexões sobre a sua experiência.
Picture

Fomos inicialmente atraídos pela história de Giorgio quando a sua conselheira EURES italiana, Stefania Garofalo, partilhou connosco uma entrevista em vídeo (em italiano) que filmaram quando Stefania visitou os Países Baixos em 2018. No vídeo, Giorgio reflete sobre o rápido processo que o levou a mudar-se alguns anos antes.

 

«O meu voo foi à noite e na manhã seguinte estava no escritório!»

Giorgio estava ocupado a vindimar na vinha do tio quando recebeu o telefonema com a oferta de emprego nos Países Baixos. A partir daí, tudo aconteceu muito rapidamente – 20 dias depois, Giorgio estava a embarcar num voo. «O meu voo foi à noite e no dia seguinte, às 9 da manhã, estava no escritório!», relembra no vídeo.

Com o apoio de Stefania, Giorgio tinha encontrado um emprego na Aqua Vision BV, uma consultoria hidrográfica com sede em Utrecht, tendo-se candidatado a uma vaga publicada por um dos colegas neerlandeses de Stefania.

«Giorgio encontrou a oferta no portal EURES», explica Stefania no vídeo. A partir daí, o processo foi muito fácil: «O que ele leu convenceu-o, por isso decidiu concorrer. A empresa selecionou-o como o candidato escolhido e chamou-o.»

Enquanto discutem a vida e o trabalho, Giorgio diz que se sente bem nos Países Baixos, embora admita que, vindo da Itália, o clima neerlandês não é um dos benefícios. Stefania também diz a brincar que se vê que ele tem praticado as suas competências linguísticas no trabalho, uma vez que está sempre a trocar do italiano para o inglês durante a conversa deles!

 

«Faz-nos crescer»

Depois de Stefania partilhar o vídeo, contactámos Giorgio para saber mais sobre os seus antecedentes e saber o que se passou nos dois últimos anos, desde que o vídeo foi filmado.

Agora com 31 anos, Giorgio ainda vive nos Países Baixos, embora tenha iniciado recentemente um novo emprego como engenheiro eletrónico no Instituto de Pesquisa Marinha e Atmosférica da Universidade de Utrecht. Refletindo sobre a sua mudança, há já mais de cinco anos, Giorgio diz que «a decisão de me mudar foi a melhor escolha que poderia ter feito».

Embora Giorgio já conhecesse bem os Países Baixos – havia realizado um intercâmbio cultural aos 19 anos de idade e regressara várias vezes em visita – a mudança foi um passo importante.

Cresceu num município rural na província de Treviso, no norte de Itália, onde a sua família tem uma pequena quinta e uma vinha. Apesar de estudar engenharia eletrónica na Universidade de Udine, a sua única experiência profissional antes de se mudar para os Países Baixos foi na quinta da família. «Cresci sabendo o significado do trabalho duro na terra», afirma.

«Estar longe da família e da zona de conforto, sozinho num país diferente, ajuda a trazer à tona facetas que talvez não esperássemos ter», reflete Giorgio. «Faz-nos crescer, porque dá-nos uma perspetiva nova. Se eu me comparar agora com a pessoa que era, vejo que mudei muito.»

Apesar de pensar voltar um dia voltar à sua Itália rural, Giorgio diz que, por agora, está feliz e concentrado em adquirir uma experiência valiosa. «Por enquanto, os meus planos são ficar aqui nos Países Baixos para crescer, aprender e construir um bom conjunto de conhecimentos em diferentes setores, o máximo que puder.»

 

Ligações úteis:

Portal EURES

Entrevista em vídeo (em italiano)

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

02/10/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.