• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Lançamento da campanha «Trabalho sazonal com a EURES»

A EURES lançou uma campanha de sensibilização sobre o trabalho sazonal. Até ao final de outubro, vamos partilhar informação e ferramentas para ajudá-lo a compreender os seus direitos e obrigações enquanto candidato a emprego ou enquanto empregador e como tirar o melhor partido das oportunidades sazonais.
Picture

Porquê o trabalho sazonal?

O trabalho sazonal é muito importante para a economia da UE, sobretudo em setores como a agricultura, o turismo, a hotelaria e construção. Todos os anos, cerca de 850 000 cidadãos da UE deslocam-se para outro Estado-Membro para realizar trabalho sazonal, mas muitos candidatos a emprego e muitos empregadores não sabem exatamente quais são os seus direitos e as suas obrigações.

É essa a razão da nossa campanha: queremos ajudá-lo a encontrar a informação que necessita e entender como é que a EURES poderá ajudá-lo na procura de emprego sazonal ou nos processos de recrutamento de emprego sazonal, sobretudo no difícil contexto da COVID-19.

Esta campanha faz parte da Campanha «Direitos para todas as estações» promovida pela Autoridade Europeia do Trabalho (ELA). Veja o vídeo promocional aqui.

Candidatos a emprego: A que devemos estar atentos?

Se é candidato a emprego, há muitas boas razões para considerar o trabalho sazonal. Há sempre oportunidades de emprego sazonais disponíveis em toda a Europa e estes empregos são uma forma flexível de aprender novas competências, de ganhar dinheiro e de passar tempo no estrangeiro, sem um compromisso de longo prazo.

O que poderá não saber é que, enquanto trabalhador sazonal, também tem um amplo conjunto de direitos em termos de remuneração, horas de trabalho, saúde e segurança, e muito mais. Ao longo de toda a campanha, partilharemos muitas mais informações úteis para ajudá-lo a compreender os seus direitos e como reconhecer quando se trata de anúncios de emprego falsos, desinformação e fraude.

Lembre-se de que também poderá contactar o seu consultor local da EURES para obter orientação e apoio na busca de oportunidades. Ainda poderá ir a tempo de encontrar oportunidades sazonais para a estação do verão, por isso encorajamo-lo a começar a procurar hoje mesmo.

Empregadores: A que devemos estar atentos?

Enquanto empregador, o recrutamento de trabalhadores sazonais do estrangeiro pode ajudá-lo a conseguir o pessoal que necessita na época alta. Isto é especialmente importante se as suas necessidades de pessoal variam ao longo do ano, ou se tem falta de candidatos adequados no seu próprio país.

Durante a campanha, a EURES vai partilhar informações para ajudá-lo a compreender os seus direitos e obrigações enquanto empregador sazonal. Isso permitir-lhe-á tirar o máximo proveito do recrutamento sazonal e, ao mesmo tempo, compreender as suas responsabilidades em relação ao pessoal que recruta, sobretudo no contexto da COVID-19.

Se está interessado no recrutamento de trabalhadores sazonais, poderá contactar um consultor da EURES para colocar-lhe questões e obter apoio nos aspetos administrativos.

Siga a campanha para mais atualizações

Ao longo de todo o verão, faremos publicações sobre o trabalho sazonal nos principais canais da EURES Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram utilizando os hashtags #EURESeasonalWorks e #Rights4AllSeasons. Não se esqueça de seguir os nossos canais, interagir com as nossas publicações e partilhá-las com outras pessoas para quem estas possam ser interessantes ou úteis.

A maior partes dos serviços da rede EURES também estão ativos nos seus próprios canais sociais. Encorajamo-lo a seguir as páginas dos seus serviços nacionais ou regionais da EURES que irão partilhar informação específica sobre trabalho sazonal no seu país ou região.

Também vamos organizar uma Semana de Ação da campanha nos dias 20 a 24 de setembro. Serão organizadas muitas atividades em toda a Europa em especial durante este período, por isso esteja atento às novas atualizações!
 

Ligações relacionadas:

ELA: Campanha «Direitos para todas as estações»

A EURES no Facebook Vídeo da campanha
8 razões por que deve considerar o trabalho sazonal como uma opção

Quatro coisas que deve saber sobre o trabalho sazonal em 2021

Pesquisar  ConselheirosEURES

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Facebook

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no  Twitter

A EURES no LinkedIn

08/07/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados