Notícias


Como conhecer pessoas, construir o seu CV e divertir-se durante o verão – aprenda uma língua

Se tem a sorte de poder fazer uma pausa de verão que se estende por um período de dois meses e que está agora mais ou menos a meio, será que não começa a sentir-se um pouco entediado? Por que não aplicar bem uma parte desse tempo e aprender uma nova língua?

Ler mais >>

05/08/2015


Que visão pode oferecer um conselheiro com quase 30 anos de experiência?

Há quase 30 anos que Cindy Sijmonsma se dispõe a dar conselhos sobre a procura de emprego em qualquer setor, em qualquer lugar. Cindy Sijmonsma é um excelente exemplo de uma Conselheira EURES, dedicada, motivada e sempre pronta a ajudar os outros a sentirem-se à vontade num novo ambiente. «A cultura é muito mais do que apenas livros e música», refere. «Tem a ver com o que comemos ao almoço, com a forma como comunicamos entre nós.»

Ler mais >>

28/07/2015


Do guião para o ecrã - os escritores suecos tentam ver as suas ideias ganhar asas

Doze argumentista tiveram a oportunidade de lançar as suas ideias junto de produtores em Berlim, em junho. No terceiro evento do género realizado na Alemanha, organizado pela conselheira sueca EURES, Wanna Spiridonidou, os escritores encontraram-se com os profissionais do setor e deram a conhecer as suas histórias numa sessão de apresentação.

Ler mais >>

24/07/2015


Dois jovens italianos contam no YouTube a razão por que escolheram o regime O teu primeiro emprego EURES

Fabio Bertollini e Agata Murgano são ambos jovens italianos que estão a desenvolver uma boa parte das suas oportunidades de carreira com a ajuda do regime O teu primeiro emprego EURES. As suas experiências são contadas em dois vídeos recentemente publicados no YouTube. Continue a ler e descubra por que escolheram este regime e o que este lhes proporcionou.

Ler mais >>

20/07/2015


EURES – uma abordagem «holística» para o ajudar a encontrar e manter o seu emprego

Depois de a EURES a ter ajudado a encontrar e ocupar um lugar de auxiliar de enfermagem na Finlândia, Panagiota Domestichou sentiu finalmente que poderia exercer a profissão para a qual tinha obtido qualificações na Grécia. Mas nem tudo estava resolvido: seis meses depois de ter começado a trabalhar, os seus empregadores comunicaram-lhe que teria de apresentar mais documentação. A EURES e a Europe Direct da Grécia, juntamente com a EURES Finlândia, dispuseram-se a ajudá-la.

Ler mais >>

17/07/2015


Oportunidades de trabalho na área de TI para finlandeses que pensam mudar-se para a Suécia

A Suécia precisa de especialistas na área da informação, informática e tecnologia. Alguns empregadores estão a aperceber-se de que a Finlândia poderá ser o lugar certo para os procurar, já que as profundas mudanças ocorridas na Nokia levaram ao despedimento de muitos profissionais. Os conselheiros EURES de ambos os países estão disponíveis para ajudar as pessoas a encontrarem novos empregadores e a darem esse passo.

Ler mais >>

13/07/2015


Nova aplicação calcula o salário certo para si com base no seu CV

Está à procura de emprego ou quer pedir um aumento, mas não tem a certeza de quanto deve ser o seu salário? Uma nova aplicação vai ajudá-lo(a) a calcular o seu valor para o seu empregador.

Ler mais >>

08/07/2015


Jovens dentistas espanhóis rumo aos Países Baixos

Uma conversa amigável entre um neerlandês a viver em Espanha e um Conselheiro EURES nos Países Baixos foi o início de um projeto-piloto lançado em 2014 para ajudar jovens dentistas espanhóis a trabalhar nos Países Baixos. Seis meses depois, com o apoio do programa «O teu primeiro emprego EURES», 12 licenciados aproveitaram esta oportunidade e mudaram-se de Espanha para os Países Baixos. Este ano, o número aumentará para cerca de 40.

Ler mais >>

03/07/2015


Ligar os jovens às oportunidades de aumentar a sua empregabilidade passou a ser mais fácil

No mercado de trabalho atual, as probabilidades parecem estar contra os jovens que querem iniciar a primeira etapa do mundo do trabalho. A falta de experiência e de competências profissionais, conjugada com a falta de boas oportunidades para adquirir essas competências, são apenas alguns dos obstáculos que os jovens europeus enfrentam. Para atravessar este hiato entre o final da vida escolar ou da universidade e o início das suas carreiras, os jovens precisam de apoio para potenciar ao máximo este momento crucial das suas vidas.

Ler mais >>

29/06/2015


Aprender novas competências de enfermagem noutro país: Marco vai para o Reino Unido

A partilha de ideias com outros enfermeiros e a sua própria evolução pessoal são dois objetivos que atraíram o jovem Marco Colombero para trabalhar uma temporada no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Ler mais >>

26/06/2015



declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.