Notícias


Ligar os jovens às oportunidades de aumentar a sua empregabilidade passou a ser mais fácil

No mercado de trabalho atual, as probabilidades parecem estar contra os jovens que querem iniciar a primeira etapa do mundo do trabalho. A falta de experiência e de competências profissionais, conjugada com a falta de boas oportunidades para adquirir essas competências, são apenas alguns dos obstáculos que os jovens europeus enfrentam. Para atravessar este hiato entre o final da vida escolar ou da universidade e o início das suas carreiras, os jovens precisam de apoio para potenciar ao máximo este momento crucial das suas vidas.

Ler mais >>

29/06/2015


Aprender novas competências de enfermagem noutro país: Marco vai para o Reino Unido

A partilha de ideias com outros enfermeiros e a sua própria evolução pessoal são dois objetivos que atraíram o jovem Marco Colombero para trabalhar uma temporada no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Ler mais >>

26/06/2015


Os conselheiros EURES pensam de forma criativa

Já se questionou de que forma um conselheiro EURES acompanha as necessidades de candidatos a emprego, recrutadores e de colegas noutros países? Medicina, TI, agricultura – um conselheiro EURES pode ser solicitado a prestar assistência num setor qualquer. Para isso têm de estar a par da atualidade, o que exige algum espírito criativo. Aqui está a história de como um conselheiro grego abordou esta tarefa informando-se sobre o setor da engenharia.

Ler mais >>

22/06/2015


Uma atitude positiva faz toda a diferença para uma enfermeira espanhola na Noruega

Há dois anos, Alba Gracia seguiu o seu coração e mudou-se de Espanha para a Noruega para ocupar um lugar de enfermeira. Em Espanha, a sua história constitui um excelente exemplo de uma experiência EURES bem-sucedida. Apresentamos aqui algumas dicas de Alba Gracia e do seu conselheiro EURES sobre o estabelecimento noutro país.

Ler mais >>

15/06/2015


Adquirir novas competências culinárias numa das mais belas cadeias de montanhas do mundo

O jovem cozinheiro Matej Kulas tem no seu currículo nove temporadas como cozinheiro chefe na Croácia, mas as oportunidades são escassas e, muitas vezes, os empregos não são estáveis. Assim, tomou a decisão de apostar na Áustria e, para isso, foi visitar uma Feira de Emprego organizada por Dieter Müller, Conselheiro EURES em Vorarlberg, e a Câmara de Comércio local. Desde então, nunca mais olhou para trás

Ler mais >>

05/06/2015


O padrão altera-se na UE para os trabalhadores mais velhos

A idade geral de reforma na UE é de 65 anos, mas está destinada a mudar. A Dinamarca, França, Alemanha e Espanha decidiram aumentar a idade da reforma para os 67 anos, sendo a meta de 68 anos no Reino Unido e na Irlanda. Na maior parte dos países, estes aumentos terão lugar na década de 2020. São muitas as pessoas que trabalham já até mais tarde, mudam de carreira ou passam a trabalhar a tempo parcial para atender às suas necessidades.

Ler mais >>

03/06/2015


Uma conselheira EURES recém reformada conta-nos como avançar com êxito

Durante 32 anos, 15 dos quais a trabalhar nos Países Baixos no âmbito da rede EURES, Barbara Gorter-Zahuta procurou estabelecer a correspondência entre as qualificações das pessoas e as oportunidades disponíveis. Aposentou-se em abril, e nós conversámos com ela sobre as mudanças a que assistiu e o que é necessário para transformar um novo país numa nova casa.

Ler mais >>

28/05/2015


Os pinguins estão a pedir a sua presença - o British Antarctic Survey tem vagas para os mais variados perfis

Se está cansado do seu trabalho de técnico de eletrónica e informática, não será altura de fazer uma grande mudança? Se for o caso, o British Antarctic Survey poderá ter o emprego que se lhe ajusta. A organização publicou uma lista de lugares que precisa de preencher, cujas funções exigem um período de tempo que varia entre um par de meses a mais de um ano. Um engenheiro eletrónico é apenas um dos perfis.

Ler mais >>

22/05/2015


Trabalho árduo, ambiente agradável – a EURES Bélgica tem vindo a ajudar os candidatos a conseguir emprego no Club Med

As pessoas dispostas a trabalhar numa estância turística podem pensar que arranjar um emprego no Club Med é como ir de férias. Os empregadores do setor do turismo que se confrontam com esse desafio esperam conseguir desfazer esse equívoco com a ajuda de conselheiros EURES.

Ler mais >>

22/05/2015


Doze argumentistas suecos têm oportunidade de se apresentar a produtores polacos.

A redação de argumentos é uma área de atividade em que é extremamente difícil sobreviver. Em 26 de março, doze argumentistas suecos receberam um incentivo importante ao ser-lhes proporcionado apresentarem as suas ideias a profissionais da indústria, em colaboração com o Instituto do Filme Polaco Esta oportunidade foi o resultado de dois anos de construção de um relacionamento entre o Instituto e a conselheira sueca da EURES Wanna Spiridonidou.

Ler mais >>

12/05/2015



declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.