Notícias


Uma conselheira EURES recém reformada conta-nos como avançar com êxito

Durante 32 anos, 15 dos quais a trabalhar nos Países Baixos no âmbito da rede EURES, Barbara Gorter-Zahuta procurou estabelecer a correspondência entre as qualificações das pessoas e as oportunidades disponíveis. Aposentou-se em abril, e nós conversámos com ela sobre as mudanças a que assistiu e o que é necessário para transformar um novo país numa nova casa.

Ler mais >>

28/05/2015


Trabalho árduo, ambiente agradável – a EURES Bélgica tem vindo a ajudar os candidatos a conseguir emprego no Club Med

As pessoas dispostas a trabalhar numa estância turística podem pensar que arranjar um emprego no Club Med é como ir de férias. Os empregadores do setor do turismo que se confrontam com esse desafio esperam conseguir desfazer esse equívoco com a ajuda de conselheiros EURES.

Ler mais >>

22/05/2015


Doze argumentistas suecos têm oportunidade de se apresentar a produtores polacos.

A redação de argumentos é uma área de atividade em que é extremamente difícil sobreviver. Em 26 de março, doze argumentistas suecos receberam um incentivo importante ao ser-lhes proporcionado apresentarem as suas ideias a profissionais da indústria, em colaboração com o Instituto do Filme Polaco Esta oportunidade foi o resultado de dois anos de construção de um relacionamento entre o Instituto e a conselheira sueca da EURES Wanna Spiridonidou.

Ler mais >>

12/05/2015


Os pinguins estão a pedir a sua presença - o British Antarctic Survey tem vagas para os mais variados perfis

Se está cansado do seu trabalho de técnico de eletrónica e informática, não será altura de fazer uma grande mudança? Se for o caso, o British Antarctic Survey poderá ter o emprego que se lhe ajusta. A organização publicou uma lista de lugares que precisa de preencher, cujas funções exigem um período de tempo que varia entre um par de meses a mais de um ano. Um engenheiro eletrónico é apenas um dos perfis.

Ler mais >>

22/05/2015


«O teu primeiro emprego EURES» abre possibilidades na Alemanha

Em apenas sete meses, uma equipa do programa «O teu primeiro emprego EURES» (YfEj) ativa no sul da Alemanha ajudou 65 jovens da Grécia, de Espanha, da Roménia e de Portugal a encontrar novas oportunidades de emprego no setor da saúde e em PME especializadas em assistência a idosos.

Ler mais >>

06/05/2015


Aconselhamento da EURES resulta em exposição de fotógrafo

O setor criativo e cultural representa 4,2 % do PIB da UE e emprega cerca de sete milhões de pessoas, sobretudo em pequenas empresas, de acordo com um relatório publicado em 2014. No entanto, a procura do trabalho criativo ou artístico de alguém não é tão evidente como noutros setores e o recrutamento não segue os mesmos padrões. Por este motivo, os Conselheiros EURES necessitam de uma abordagem diferente para a adequação dos artistas às oportunidades.

Ler mais >>

05/05/2015


Saiba transmitir as suas competências e personalidade nas entrevistas conduzidas à distância

Skype, Google Hangouts ou Netop Live Guide – estes canais de comunicação em linha assumem-se cada vez mais como uma plataforma que permite aos candidatos a emprego convencer os empregadores de que são a solução perfeita para a vaga existente. As entrevistas por telefone são, também, cada vez mais comuns.

Ler mais >>

17/04/2015


Older workers moving abroad – experienced and realistic

Experience can be a selling point on the job market, but it can also put potential employers off. Older workers can be more expensive to hire and in depressed economies, often the semi-trained youngsters present a cheaper option. When the range of jobs you can go for shrinks in your own country, moving abroad with the help of the EURES Network can be a good choice.

Ler mais >>

17/04/2015


Não está contente com o salário no seu país? Alargue os seus horizontes!

Uma investigação realizada pela WageIndicator Foundation compara o salário de trabalhadores em vários países, por hora, e para a execução da mesma tarefa. Poderá ser utilizada uma ferramenta para analisar as diferenças, por profissão, e para dar uma visão global de quais os países que pagam mais.

Ler mais >>

17/04/2015


Suécia, terra de oportunidades para candidatos finlandeses a emprego na área das TI

Quando, no verão passado, na Finlândia, a Nokia anunciou despedimentos, muitos trabalhadores finlandeses na área das TI ficaram numa situação preocupante. Simultaneamente, o setor tecnológico da Suécia, que se encontrava em crescimento, debatia se com falta de candidatos às vagas de emprego. Percebendo este desfasamento, a EURES da Suécia e a EURES da Finlândia deram início a um importante processo de recrutamento com vista a restabelecer o equilíbrio, tendo este culminado numa bem-sucedida Jornada de Emprego, em dezembro.

Ler mais >>

17/04/2015



declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.