Notícias


Saiba transmitir as suas competências e personalidade nas entrevistas conduzidas à distância

Skype, Google Hangouts ou Netop Live Guide – estes canais de comunicação em linha assumem-se cada vez mais como uma plataforma que permite aos candidatos a emprego convencer os empregadores de que são a solução perfeita para a vaga existente. As entrevistas por telefone são, também, cada vez mais comuns.

Ler mais >>

17/04/2015


Older workers moving abroad – experienced and realistic

Experience can be a selling point on the job market, but it can also put potential employers off. Older workers can be more expensive to hire and in depressed economies, often the semi-trained youngsters present a cheaper option. When the range of jobs you can go for shrinks in your own country, moving abroad with the help of the EURES Network can be a good choice.

Ler mais >>

17/04/2015


Não está contente com o salário no seu país? Alargue os seus horizontes!

Uma investigação realizada pela WageIndicator Foundation compara o salário de trabalhadores em vários países, por hora, e para a execução da mesma tarefa. Poderá ser utilizada uma ferramenta para analisar as diferenças, por profissão, e para dar uma visão global de quais os países que pagam mais.

Ler mais >>

17/04/2015


Suécia, terra de oportunidades para candidatos finlandeses a emprego na área das TI

Quando, no verão passado, na Finlândia, a Nokia anunciou despedimentos, muitos trabalhadores finlandeses na área das TI ficaram numa situação preocupante. Simultaneamente, o setor tecnológico da Suécia, que se encontrava em crescimento, debatia se com falta de candidatos às vagas de emprego. Percebendo este desfasamento, a EURES da Suécia e a EURES da Finlândia deram início a um importante processo de recrutamento com vista a restabelecer o equilíbrio, tendo este culminado numa bem-sucedida Jornada de Emprego, em dezembro.

Ler mais >>

17/04/2015


Se viajar abre o espírito, trabalhar no estrangeiro aumenta a inteligência!

Trabalhar no estrangeiro, entrar em contacto com culturas novas e aprender línguas novas – toda esta ginástica mental é excelente para o cérebro. Uma série de estudos demonstra que quem trabalha ou estuda no estrangeiro supera os outros em termos de pensamento criativo e de resolução de problemas.

Ler mais >>

17/04/2015


CVs – getting the right balance between self-promotion and honesty

Did you hear about the man travelling to a job interview on the tube, who swore at a fellow passenger getting out of the carriage? He got to his interview only to find that the man he had been rude to was sitting opposite him, as his interviewer. He didn't get the job.

Ler mais >>

17/04/2015


A EURES Eslovénia ajuda Manca Müller a conseguir o seu emprego ideal

Rodeada de estudantes, Manca Müller está no seu elemento. Tendo saído de casa, na Eslovénia, para experimentar, como aluna, uma «universidade popular» dinamarquesa, foi com tristeza que a abandonou no final do ano escolar. Mas, apenas um ano depois, já estava de volta como docente auxiliar, ocupando atualmente um lugar permanente na administração da escola. «A EURES Eslovénia deu me o apoio e a confiança de que eu necessitava para vencer a burocracia e dar o passo que faltava», refere Manca Müller.

Ler mais >>

17/04/2015


Clubes que organizam jantares - conheça os habitantes locais e familiarize-se com a cultura do país

Resolveu, portanto, mudar de país. A rede EURES ajudou-o a encontrar um emprego que lhe convém e agora vai iniciar um novo capítulo da sua vida. Enfrentar o seu novo ambiente pode constituir um desafio, mas, se quer saber mais sobre os habitantes locais, um clube de jantares pode ser exatamente o que precisa.

Ler mais >>

17/04/2015


Conheça a equipa por detrás das Jornadas Europeias do Emprego

As Jornadas Europeias do Emprego (em linha) («JEEEL») tornaram-se um dos mais poderosos instrumentos da EURES para ligar candidatos a emprego e empregadores em todo o continente europeu. Para levar a bom porto esses eventos, muito trabalho de grande complexidade é desenvolvido nos bastidores. Falamos aqui com indivíduos que contribuem para tornar realidade as JEEEL.

Ler mais >>

17/04/2015


A «dimensão humana» do Serviço de Apoio EURES, chave para a resolução eficaz de problemas

Para muitos candidatos a emprego e empregadores, a EURES constitui uma ferramenta Web para explorar as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho europeu. Para manter o portal EURES a funcionar de forma eficaz, é necessário um intenso trabalho de bastidores. Falámos com Evi Guinou, coordenadora do Serviço de Apoio da EURES, que, juntamente com a sua equipa no Luxemburgo, se esforça por garantir que os problemas com que os utilizadores se defrontam relacionados com o portal sejam resolvidos com eficácia.

Ler mais >>

17/04/2015



declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.