Quem somos


A EURES é uma rede de cooperação que visa facilitar a livre circulação de trabalhadores dentro da UE-28, e ainda na Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

A rede é composta pelo Gabinete Europeu de Coordenação, pelos gabinetes de coordenação nacionais, pelos parceiros EURES e pelos parceiros associados EURES.

Os parceiros na rede podem incluir serviços de emprego públicos e privados, sindicatos, organizações patronais e outros atores pertinentes no mercado de trabalho. Os parceiros fornecem serviços de informação, colocação e recrutamento aos empregadores e aos candidatos a emprego, enquanto os gabinetes de coordenação nacionais e o europeu controlam a organização das atividades a nível, respetivamente, nacional e europeu.

Além disso, a EURES tem um papel importante a desempenhar na prestação de informações específicas e na facilitação de colocações em benefício dos empregadores e dos trabalhadores fronteiriços nas regiões transfronteiriças europeias.

Na prática, a EURES presta os seus serviços através do portal e de uma rede humana de cerca de 1000 conselheiros EURES, os quais estão em contacto diário com os candidatos a emprego e os empregadores espalhados pela Europa.