chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

Apoio ao aprendente

As ligações entre o bem-estar e as políticas prosseguidas pelos países deram mote ao 6.º fórum mundial da OCDE que teve lugar entre os dias 27 e 29 de novembro, em Incheon, na Coreia do Sul.

Reunindo líderes, especialistas e profissionais de todos os setores da sociedade, este fórum, tal como os que o antecederam, procurou enfatizar a importância das políticas que correlacionam o bem-estar das populações com o crescimento económico.

Desde o dia 26 de novembro até 21 de dezembro vai ser possível conhecer ou recordar, através de anúncios televisivos, radiofónicos, de imprensa, de internet, no Facebook, ou na rede multibanco, os três casos que dão vida à campanha publicitária Qualifica.

Nesta campanha, que foi lançada pela primeira vez em março de 2017, o programa Qualifica aparece como resposta para um empresário que quer fazer evoluir a sua empresa, para um desempregado que necessita de regressar ao mercado de trabalho e para uma jovem adulta que anseia por progredir profissionalmente.

Tendo em vista a elaboração do "2020 Global Education Report" encontra-se a decorrer, até ao dia 28 de setembro, uma consulta pública, disponível online.
Sob o mote "Leave no one behind" (ninguém pode ficar para trás), esta edição, dedicada às temáticas da educação e da inclusão, pretende enumerar as barreiras enfrentadas pelos grupos mais vulneráveis no acesso à educação e à formação, com especial enfoque nas pessoas portadoras de deficiência.

A Associação “O Direito de Aprender” dedica, neste mês, um artigo referente à importância do desporto na aprendizagem dos adultos. Esta publicação faz ainda referência a um artigo de Richard Bailey, disponibilizado no site da EPALE, sobre Nove Investigações que mostram por que a educação precisa do desporto.

A publicação destaca também alguns estudos de caso, posts de blogues e recursos relacionados com esta temática, em foco, no mês de agosto, na EPALE.

Educação de adultos: muito mais do que retorno financeiro

“Um desígnio nacional”. Foi desta forma que Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, classificou a importância da qualificação no panorama local e nacional, durante a intervenção que assinalou a abertura dos trabalhos do IV Seminário Nacional de Educação e Formação de Adultos.

Sob o mote “Sociedade 4.0 e a aprendizagem ao longo da vida: educação, trabalho e inclusão social”, a iniciativa decorreu no dia 6 de julho, no Cine-Teatro da Academia Almadense.

“Está na altura de fazermos um balanço e de tentarmos perceber quais são os caminhos para o futuro”. Foram estas as palavas de Gonçalo Xufre Silva, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), na abertura do Encontro “Sistema Nacional de Qualificações: 10 anos”, realizado, no dia 18 de julho, em Aveiro, após uma atuação musical da Escola Profissional de Música de Espinho.

O III Seminário Luso Brasileiro de Educação de adultos/I Seminário Internacional Brasil e Portugal decorreu, nos dias 9 e 10 de julho, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), organizado pelo Departamento de Educação e Psicologia/Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, em parceria com dois grupos de estudos na área da Educação Social e Educação de Jovens e Adultos de Universidades Brasileiras.

Há mais de dez anos que todos os caminhos confluem para o Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna no que diz respeito ao ensino de adultos na zona de Lisboa. A oferta é vasta e abrangente. A par dos cursos EFA, há ainda os de Alfabetização e de Competências Básicas, ministrados nas suas instalações e no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), e de Português para Estrangeiros. Aqui, ninguém fica de fora.

Como é que podemos encarar a comunicação para adultos no contexto da sua educação e formação?". Foi este o ponto de partida para o debate que decorreu no período da manhã do dia 24 de março, no encontro "Comunicar a Educação de Adultos" que decorreu na Escola Superior de Educação de Coimbra, envolvendo representantes de entidades convidadas, profissionais de educação de adultos, formandos, dirigentes associativos e autárquicos, entre outros interessados nas temáticas da comunicação e da educação de adultos.

Com o intuito de abranger grupos mais vulneráveis no acesso a uma qualificação, o Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja encontra-se envolvido, em parceria com o Estabelecimento Prisional de Beja, num projeto europeu: o I-MoToLe. De acordo com Paula Lança, coordenadora desta iniciativa, a motivação intrínseca destes adultos poderá ser um fator de sucesso tendo em vista a redução dos níveis de abandono escolar. A falta de retorno (financeiro e profissional) é também apontado por Fátima Chaveiro, coordenadora do Centro Qualifica, como um dos maiores entraves à qualificação.

 

28 de dezembro de 2018
by Ana Isa Figueira
(en)
Estamos muito contentes por anunciar que em abril de 2018 a EPALE completa 3 anos! Têm sido três anos muito empolgantes para nós, tendo visto a nossa comunidade crescer de algumas centenas para mais de 37.000 membros registados, com milhares de profissionais de educação e formação de adultos a visitar a plataforma todos os meses para procurar apoio ou inspiração. Dê uma vista de olhos no que já foi conseguido.
3 de abril de 2018
by Carlos CASTANHEIRO
(pt)
História do Livro da 3ª classe, por Dina Soeiro animadora de processos de alfabetização no projeto Letras Prá Vida. Existem tanta histórias para contar sobre educação de adultos. Histórias reais que os seus protagonistas directos relatam com paixão e emoção. Algumas ficarão pela metade, ou apenas pelo início, outras até lições sobre as experiências vividas irão incorporar. Pouco importa. Melhor, o que importa é que elas apareçam e se revelem como uma espécie de energia oculta da prática social, complexa e mitigada da educação envolvendo as comunidades locais, os adultos, as organizações do território. Uma educação de adultos emancipadora que deseja contribuir para a mudança social e para a solidariedade entre aqueles que nela participam. Textos, fotografias, videos e outras formas de exprimir aquela frase de arranque...era uma vez. Carlos Ribeiro
28 de agosto de 2017
by Carlos Ribeiro
(en)
Sosiaalinen media on viime vuosina vankistanut asemaansa uraohjauksessa, ja sen käyttö on yhä useamman ohjauspalvelun ammattilaisen arkipäivää. Alalla vallitsee kuitenkin epävarmuus siitä, millä tavoin sosiaalista mediaa voisi parhaiten hyödyntää päivittäisessä työssä ja viestinnässä.
Segunda-feira 22 de abril de 2019 to Sexta-feira 28 de junho de 2019, Spain

Inicio de los Cursos de Formación de la Casa de la Juventud de Ceuta.

La Consejería de Educación y Cultura de la ciudad autónoma de Ceuta, a través de la Casa de la Juventud, ofrece una amplia gama de cursos de formación este primer semestre del 2019 dirigidos a personas de 16 a 35 años. Los cursos tienen una cuota entre 12 y 18 euros, y cuentan con descuentos para los titulares del Carné Joven.

El Programa de Formación de la Casa de la Juventud incluye en su programa para el primer semestre un total de 16 actividades formativas, entre cursos de formación y talleres, con plazas limitadas, y de temáticas muy variadas.

Sexta-feira 26 de abril de 2019, Ireland

Vision 2030 Conference

What might life be like for people with intellectual disabilities in Ireland in 2030?

Vison 2030 is a half-day conference which will host a number of service-users, practitioners, academics and legislators, who will present their vision for a more Inclusive Ireland, and actions to achieve this. 

Quarta-feira 24 de abril de 2019, Serbia

Вебинар „Како подржати дете у процесу доношења одлуке о избору занимања?“

Фондација Темпус – Euroguidance центар организује за родитеље ученика завршних разреда основних и средњих школа вебинар на тему „Како подржати дете у процесу доношења одлуке о избору занимања“. Родитељи ће имати прилику да сазнају за којe кораке у избору занимања и даљег школовања је посебно важна њихова подршка и на који начин могу да подрже своју децу.

Quinta-feira 18 de abril de 2019, Slovenia

»Govoriš kohezijsko?« o razvoju na znanju temelječe družbe

Zadnji v nizu tematskih posvetov o kohezijski politiki bo posvečen razvoju na znanju temelječe družbe s kohezijskimi sredstvi. Dogodek, na katerega organizatorji vabijo vse nevladne organizacije, ki delujejo na področju izobraževanja in usposabljanja, bo v četrtek, 18. aprila 2019, med 10. in 12. uro v City hotelu Ljubljana.

, Spain

Jornada de Puertas Abiertas en la Escuela Superior de Arte del Principado de Asturias

Los centros de Educación de Personas Adultas tienen con frecuencia en su oferta formativa Cursos de Preparación de Pruebas que  se enfocan generalmente a Ciclos Formativos de Grado Medio o de Grado Superior de Formación Profesional Inicial.

Las Enseñanzas artísticas son también una opción a considerar.

Quarta-feira 24 de abril de 2019, Estonia

Meistriklassid 2019: Kuidas koolitada ajusõbralikult?

Meistriklassid toimuvad Euroopa Sotsiaalfondi projekti "Täiskasvanuhariduse edendamine ja õppimisvõimaluste avardamine" raames ning on osalejatele tasuta.

Meistriklassidesse registreeruda saab 3 nädalat enne toimumise algust ANDRASe kodulehel

Quarta-feira 10 de julho de 2019, United Kingdom

Employment and Skills Convention 2019 – Beyond Brexit: A future that works for all

This event organised by the Learning & Work Institute will consider employment and skills and how to help those who are stuck in low-wage jobs, or face issues with gaining employment due to disabilities, to find better employment opportunities. The event will see beyond Brexit and focus on issues with employment and skills that have been forgotten during this time of political upheaval. 

Terça-feira 9 de abril de 2019 to Quarta-feira 10 de abril de 2019, Croatia

Najava državnoga skupa za ravnatelje srednjih škola i učeničkih domova u Primoštenu

Agencija za odgoj i obrazovanje 9. i 10. travnja 2019. godine u Primoštenu organizira državni stručni skup za ravnatelje srednjih škola i učeničkih domova RH  "Vođenje i rukovođenje školskom/domskom ustanovom tijekom reformskih procesa". Ravnateljima srednjih škola i učeničkih domova obratit će se i predavanja održati stručnjaci iz područja školskog menadžmenta, čelnici Ministarstva znanosti i obrazovanja, savjetnici agencija i ravnatelji srednjih škola.

“As competências exigidas pelo mercado laboral deverão alterar-se, tendo os trabalhadores de oferecer novas competências para satisfazer necessidades diferentes”. Este é o ponto de partida para a mais recente nota informativa do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), intitulada “Menos músculos e mais cérebro para os trabalhadores do futuro”.

O Guia de Boas Práticas para o recrutamento, formação e apoio de voluntários que trabalham no Sistema de Justiça Criminal (SJC) é o último dos produtos do projeto JIVE - Justice Involving Volunteers in Europe, produzido pela Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social.
Este guia apresenta informações essenciais sobre como desenvolver, implementar e avaliar programas de voluntariado no SJC na Europa. Inclui informações sobre práticas comuns em toda a Europa, instruções simples sobre como implementar programas mais eficazes e exemplos de programas anteriores.

Esta é uma nota informativa do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) que se centra nas medidas europeias e nacionais destinadas a recuperar e a melhorar as competências dos grupos vulneráveis (pessoas com baixas qualificações e desempregados de longa duração).

Este currículo foi concebido como parte do projeto Modelo para a Educação Comunitária Inclusiva – MINCE. É fi nanciado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+. O objetivo principal é aumentar a inclusão social de pessoas com defi ciência intelectual severa. Este grupo inclui as pessoas cujas funções mentais e sensoriais, bem como as da fala e vocalização, estejam seriamente comprometidas, e que tenham defi ciências severas a nível físico, psicológico e/ ou sensorial, ou defi ciências múltiplas de outros tipos, para além da defi ciência intelectual.

As Orientações MINCE para organizações que prestam serviços a pessoas com deficiência foram desenvolvidas como parte do projeto MINCE – Modelo para a Educação Comunitária Inclusiva. O projeto recebeu financiamento da Comissão Europeia, no quadro do programa ERASMUS+, de novembro de 2015 a outubro de 2017. O projeto foi liderado pela Lebenshilfen Soziale Dienste GmbH (Áustria) e executado em conjunto com seis parceiros, todos eles organizações não-governamentais europeias.

Nenhum resultado encontrado