chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

Políticas projetos e regimes de financiamento europeus

Destinado a educadores ou formadores de educação de adultos, a Associação Europeia para a Educação de Adultos, em parceria com a Escola Profissional Amar Terra Verde, promove um curso online, intitulado “Inovar, aprender, partilhar, agir!”, que dará a conhecer a iniciativa  Upskilling Pathways, bem como outras de política de educação de adultos a nível europeu.

Tendo em vista a elaboração do "2020 Global Education Report" encontra-se a decorrer, até ao dia 28 de setembro, uma consulta pública, disponível online.
Sob o mote "Leave no one behind" (ninguém pode ficar para trás), esta edição, dedicada às temáticas da educação e da inclusão, pretende enumerar as barreiras enfrentadas pelos grupos mais vulneráveis no acesso à educação e à formação, com especial enfoque nas pessoas portadoras de deficiência.

A conferência final do projeto IBCVET - International Benchmarking on Continuing Vocational Education and Training - 4 European Regions teve lugar em Lisboa no passado dia 16 de janeiro com mais de 50 participantes.

IBCVET – 4 European Regions é um projeto Erasmus+ co-financiado pela Comissão Europeia que pretende melhorar as políticas públicas relacionadas com o ensino e formação profissional. Este objetivo foi concretizado através da comparação dos setores da construção e reparação naval em Portugal, Galiza (Espanha), Bretanha (França) e Malta.

O Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO publicou o seu relatório anual, dando conta das principais iniciativas e projetos desenvolvidos em 2016. Nas palavras escritas no prefácio da publicação por Arne Carlsen, o diretor do referido instituto, o ano foi caracterizado pelo enfoque dado ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - educação de qualidade da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável que visa a erradicação da pobreza e o desenvolvimento económico, social e ambiental, à escola global.
Da autoria do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), este estudo foca-se, sobretudo, nos adultos com baixas qualificações na União Europeia. Tendo como ponto de partida a análise de tendências, características, fatores dominantes e riscos associados às baixas qualificações, o documento reconhece a (atual) priorização desta temática na agenda política europeia.
No final de julho, a Comissão Europeia anunciou o lançamento da primeira versão completa da taxonomia das qualificações, competências e profissões europeias (ESCO).Esta taxinomia, com conteúdos disponibilizados em 26 línguas, identifica e classifica aptidões, competências, qualificações e profissões, criando uma terminologia comum entre os diferentes países, com o intuito de apoiar a mobilidade dos cidadãos e de promover a adequação entre as competência e os empregos disponíveis no espaço europeu.

O Entre Sistemas.EU é uma iniciativa totalmente focada no aumento da qualidade dos Serviços Prisionais Portugueses através da troca de conhecimentos, experiências e práticas com outros Sistemas Prisionais Europeus.

Em cada área serão enviadas equipas para um país previamente identificado. 
Estas equipas terão a missão de recolher e adquirir boas práticas e disseminá-las a nível nacional. A transferência de práticas realizar-se-á através de um plataforma de aprendizagem online (www.aproximarcapacita.pt) e de workshops presenciais. 

A Comissão Europeia lançou um novo questionário online sobre o impacto dos programas de mobilidade internacional e dos programas de cooperação internacional em educação, formação, juventude e desporto. A Comissão quer ouvir todos os profissionais e aprendentes, incluindo aqueles que nunca participaram em nenhum programa deste género.

Tornar 2017 o Ano da Educação de Adultos é o mote da campanha que se encontra em marcha com o objetivo de celebrar o impacto e os benefícios da educação e formação de adultos.

Sob o lema “O poder e a alegria da educação”, este movimento visa demonstrar a forma como a educação de adultos pode melhorar a vida e as perspetivas dos cidadãos europeus, tanto a nível pessoal como profissional.

Em dezembro, a equipa finlandesa da EPALE realizou uma campanha de redação sobre o tema Voluntariado na Formação de Adultos [(fi) Vapaaehtoistoiminnan ääni]. O texto do blogue de Annika-Tahvanainen-Jaatinen: Explorar histórias de sucesso de voluntariado e formação liberal de adultos em Lelystad, Holanda ganhou a campanha.

O primeiro artigo da mais recente newsletter da Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA) dá destaque à grande preocupação desta Associação no que se refere à baixa percentagem de financiamento previsto pela Comissão Europeia para o setor da educação de adultos (abaixo dos 4%).

23 de agosto de 2018
by Ana Isa Figueira
(en)

O Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) divulgará, em Bruxelas, no dia 27 de setembro, o European Skills Index (ESI).

O evento tem como objetivo apresentar e discutir os resultados do ESI e debater as suas implicações para as políticas de competências e do mercado de trabalho.

Recorde-se que o ESI é um índice composto que reduz o grande número de indicadores do sistema de competências de um país a uma única medida.

23 de agosto de 2018
by Ana Isa Figueira
(en)
Em 2012 existiam cerca de 643 000 reclusos na União Europeia e, desde essa altura, a população prisional tem vindo lentamente a aumentar. A maioria dessas pessoas não tem qualificação superior ou profissional e, muitas vezes, tem deficit de competências básicas. A educação nas prisões é crucial na promoção da reabilitação e na diminuição da probabilidade de reincidência dos presos.
Sexta-feira 28 de junho de 2019, United Kingdom

Erasmus+ Learning Networks – Widening Participation

The Erasmus+ team will be holding the free Learning Networks – Widening Participation event at the Ecorys office in Birmingham on Friday 28th June 2019. The aim of the event is to allow delegates to network, hold cross-sectoral discussion and widening participation through social inclusion and shared- best practice.

Quinta-feira 6 de junho de 2019

Webinar SDG8: Decent work and economic growth

Sustained and inclusive economic growth is necessary for achieving sustainable development. Increasing labour productivity, reducing the unemployment rate, especially for young people, and improving access to financial services and benefits are essential components of sustained and inclusive economic growth.

Sexta-feira 31 Maio 2019 to Sábado 1 de junho de 2019, Latvia

Starptautiska konference par jauniešu uzņēmējdarbības veicināšanas jautājumiem

31.maijā un 1.jūnijā, Liepājā norisināsies konference, kuru organizē Ventspils Augstskolas Mūžizglītības centrs projekta CREAzone 2.0 ietvaros. Konferences tēma ir jauniešu uzņēmējdarbība, un tā vienuviet pulcēs gan biznesa izveidotājus, vadītājus un speciālistus, gan jauniešu organizāciju un izglītības iestāžu un citu jauniešu uzņēmējdarbības veicināšanā iesaistīto organizāciju pārstāvjus no Latvijas un Lietuvas.

Quarta-feira 18 de setembro de 2019 to Sexta-feira 20 de setembro de 2019, Czech Republic

TCA Event: Centres of lifelong education established within universities: support for lifelong learning and social inclusion

Apply now for funding to attend the Erasmus+ Transnational Cooperation Activities' (TCA) event about Centres of lifelong education established within universities and the support they provide for lifelong learning and social inclusion. The deadline for applications is Monday, 1 July 2019.

Segunda-feira 23 de setembro de 2019 to Quarta-feira 25 de setembro de 2019, Ireland

TCA Event: Inclusion and Diversity Strategy

Apply now for funding to attend the Erasmus+ Transnational Cooperation Activities' (TCA) event in the field of 'Inclusion' to develop your understanding of strategic approaches to inclusion and diversity; how to start to thinking inclusively and how to start the process of development of the inclusion and diversity strategy. The deadline for applications is Monday 1 July 2019.

Segunda-feira 20 Maio 2019 to Terça-feira 21 Maio 2019, Belgium

Segundo foro de aprendizaje de políticas sobre itinerarios de mejora de las capacidades: una visión para el futuro

Hoy, día 21 de mayo de 2019, tiene lugar el último día del  Segundo Foro de Aprendizaje de Políticas sobre itinerarios de mejora de las capacidades: una visión para el futuro (Second Policy learning forum on upskilling pathways: a vision for the future).

Quinta-feira 13 de junho de 2019, Europe

Colloque RECTEC - Reconnaître les compétences transversales en lien avec l'employabilité et les certifications

Ce colloque a lieu dans le cadre de l’aboutissement du projet RECTEC « Reconnaissance des Compétences Transversales en lien avec l’employabilité et le Cadre Européen de Certifications », débuté en 2016 et visant à favoriser l’employabilité par la reconnaissance des compétences transversales et leurs mises en correspondance avec les certifications.

Segunda-feira 21 de outubro de 2019 to Quarta-feira 23 de outubro de 2019, Turkey

Call for Papers: ADVED 2019- 5th International Conference on Advances in Education and Social Sciences

ADVED 2019- 5th INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCES IN EDUCATION AND SOCIAL SCIENCES

21-23 October, 2019ISTANBUL, Turkey

Website: http://www.ocerints.org/adved19   

Enquiries: adved19@gmail.com  

Organized by: International Organization Center of Academic Research

CALL FOR PAPERS:

You are invited to participate in ADVED 2019- 5th International Conference on Advances in Education and Social Sciences that will be held in ISTANBUL, Turkey on 21-23 October, 2019.

Conclusões sobre a maximização do papel do desporto de base no desenvolvimento de competências transversais, especialmente entre os jovens, adotadas pelo Conselho da União Europeia.

Alguma vez se questionou sobre o efeito do treino na contenção da epidemia da obesidade que afeta os países da OCDE? Ou sobre a crescente urbanização que afeta as nossas escolas, famílias e comunidades? E quanto à tecnologia da informação – o que realmente muda na maneira de pensar e de aprender dos nossos filhos?

A Agenda Europeia renovada para a educação de adultos que o Conselho adotou em 2011 delineou uma série de áreas prioritárias para o período 2012-2014, alinhadas com os quatro objetivos estratégicos ET 2020. As prioridades específicas em que os Estados Membros, com o apoio da Comissão Europeia, devem concentrar-se até 2020, a fim de alcançar a visão de longo prazo da Agenda, são as seguintes:

Education at a Glance: OECD Indicators é a fonte oficial de informações precisas sobre o estado da educação em todo o mundo. Fornece dados sobre os resultados das instituições de ensino; o impacto da aprendizagem em todos os países; os recursos financeiros e humanos investidos em educação; acesso, participação e progressão na educação; os contextos de aprendizagem e a organização das escolas.

Através do Programa Erasmus+ a União Europeia apoia um vasto conjunto de atividades nas áreas da educação, formação, juventude e desporto. Esta brochura destaca as principais oportunidades disponíveis e explica como podem ser encontradas outras. A EU está a investir 14.7 mil milhões de euros no Erasmus+, o novo programa para educação, formação, juventude e desporto para 2014-2020.

Nesta publicação são apresentados os resultados da segunda edição do Inquérito à Educação e Formação de Adultos, realizada em 2011, e uma caracterização detalhada da população residente em Portugal no que respeita à participação em atividades de aprendizagem ao longo da vida. A aprendizagem ao longo da vida constitui um objetivo europeu estratégico, inicialmente definido na Estratégia de Lisboa, e confirmado na Estratégia Europa 2020, a qual, no âmbito da Agenda para novas competências e empregos, requer mais informação, e mais harmonizada, na área da educação, formação e aprendizagem da população adulta. Neste contexto, foi desenvolvido o Inquérito à Educação e Formação de Adultos, inquérito comunitário, para que a União Europeia e os Estados-Membros passassem a dispor de um conjunto de dados harmonizados, dos pontos de vista concetual e metodológico, sobre a educação, formação e aprendizagem de adultos. Tratando-se de um inquérito realizado em todos os Estados-Membros da União Europeia, procurou-se também posicionar o país no contexto europeu em matéria de educação, formação e aprendizagem. Tratando-se da segunda edição deste inquérito, privilegiou-se, sempre que possível, uma perspetiva comparativa com os resultados da primeira edição, realizada em 2007.
Nenhum resultado encontrado