chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

Aprendizagem comunitária

Música, poesia e muita animação foram apenas alguns dos elementos que marcaram o 2.º Encontro Educação de Adultos Prá Vida, que decorreu no dia 7 de dezembro, no Museu Portugal Romano em Sicó (Condeixa-a-Nova).
Sob o mote "Pessoas, identidades, territórios e dinâmicas locais", esta iniciativa decorreu pela primeira vez em 2017, tendo por base o projeto "Letras Prá Vida", uma ação de alfabetização de adultos dinamizada pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) que visa promover a alfabetização, a literacia digital, a capacitação e a inclusão social.

Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direcção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.

Presentemente no seu 9º ciclo, a conversa desta quinta-feira, 13 de dezembro, subordinada ao tema "A Educação de Adultos em Portugal", contará com a presença de Rui Canário, numa conversa moderada por Paula Guimarães. Terá lugar no Anfiteatro II do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, entre as 18:00 e as 20:00 (hora de Lisboa).

Esta sessão será difundida via web de forma a permitir que todos os interessados na temática possam assistir em direto. Para o fazer deve utilizar o seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/my/aulas.fc

Na Universidade Lusófona, no passado dia 30 de Novembro, foram comemorados os 50 anos de presença de Paulo Freire nas sociedades, em Portugal, no Brasil, no mundo inteiro. Na realidade a comemoração surgiu como um bom pretexto para debater e projectar colectivamente várias questões sobre a educação no futuro. A base ideológica e pedagógica de Paulo Freire constituíu um excelente ponto de partida para a definição de novos caminhos e os presentes não se fizeram rogar para escanqueirar as portas.

Conversas à Quinta

Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem com regularidade  a iniciativa “Conversas à Quinta”. Orientadas por um investigador e seus convidados, estas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.

“Growing together: Immigrants Empowerment as Local Citizens and as Educators” foi o projeto escolhido pela ANQEP, enquanto serviço nacional de apoio da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa – EPALE, para integrar uma exposição digital de projetos de educação de adultos na Europa apoiados pelo programa Erasmus+ que será tornada pública nos dias 12 e 13 de outubro, no decorrer das celebrações dos Dias Erasmus (#ErasmusDays).

Formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) de nível básico da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, em Câmara de Lobos (Madeira), apresentaram, no dia 13 de junho, no Convento de S. Bernardino daquela vila, o resultado de um trabalho multidisciplinar, que decorreu ao longo deste ano letivo, e que consistiu na recolha de vários contos, rezas, mezinhas, lendas e lengalengas, obtidos junto de familiares, amigos e conhecidos.

O aumento da longevidade dos indivíduos, decorrente da diminuição da taxa de mortalidade e do aumento da esperança média de vida, potencia uma maior relação entre as gerações, estando subjacente uma consciência coletiva de solidariedade (intergeracional), princípio consagrado no sistema da segurança social. Contudo, o caminho da solidariedade tem de ir muito para além da segurança social, sendo um dos atuais desafios da sociedade despertar a motivação para a permuta do conhecimento entre as gerações.

O Dia Internacional da Alfabetização que a UNESCO promove em todo o mundo é sempre um motivo para retomar os temas da alfabetização emencipadora e das experiências de participação e de animação em processo colectivos que merecem ser contados, relatados e comentados com todos aqueles que consideram que os processos de educação devem estar profundamente ligados ás tarefas do desenvolvimento sustentável.

Em dezembro, a equipa finlandesa da EPALE realizou uma campanha de redação sobre o tema Voluntariado na Formação de Adultos [(fi) Vapaaehtoistoiminnan ääni]. O texto do blogue de Annika-Tahvanainen-Jaatinen: Explorar histórias de sucesso de voluntariado e formação liberal de adultos em Lelystad, Holanda ganhou a campanha.

História do Livro da 3ª classe, por Dina Soeiro animadora de processos de alfabetização no projeto Letras Prá Vida. Existem tanta histórias para contar sobre educação de adultos. Histórias reais que os seus protagonistas directos relatam com paixão e emoção. Algumas ficarão pela metade, ou apenas pelo início, outras até lições sobre as experiências vividas irão incorporar. Pouco importa. Melhor, o que importa é que elas apareçam e se revelem como uma espécie de energia oculta da prática social, complexa e mitigada da educação envolvendo as comunidades locais, os adultos, as organizações do território. Uma educação de adultos emancipadora que deseja contribuir para a mudança social e para a solidariedade entre aqueles que nela participam. Textos, fotografias, videos e outras formas de exprimir aquela frase de arranque...era uma vez. Carlos Ribeiro
28 de agosto de 2017
by Carlos Ribeiro
(en)
Quinta-feira 23 Maio 2019, Ireland

A Gathering of Cork City Community Education Providers

Description

To contribute to the future delivery of co-ordinated and accessible Education & Training opportunities in Cork


Objectives

  • To re-connect with what we have in common across the City
  • To share community education ideas and initiatives
  • Together to map out the organisational/programme changes we are experiencing
  • To be a network opportunity to take stock and to consider how to move forward

 

Location 

Terça-feira 28 Maio 2019, Belgium

Local development through citizens' empowerment

The workshop will present the results of the project LQN (LebensQualität durch Nähe-Quality of life through proximity) carried out by 5 adult education institutions in Austria, Germany and Italy and the European Association for the Education of Adults, which addressed the need of municipalities to empower citizens and improve their involvement in participatory projects to tackle civic and social challenges.

Terça-feira 25 de junho de 2019, France

France-Volontaires a 10 ans. APPEL POUR LE VOLONTARIAT de DEMAIN.

France Volontaires est une association originale. Composée d’associations du secteur de la solidarité internationale, de l’éducation populaire et de la jeunesse, et de représentants des Ministères, France Volontaires est la plateforme Française pour le volontariat international. L’association met en place des formations, des accompagnements, pour aider les personnes désireuses de s’engager dans du volontariat international.

Un réseau d’espaces volontariat dans de nombreux pays en Amérique Latine, Afrique et Asie accompagne sur le terrain les volontaires.

Segunda-feira 21 de outubro de 2019 to Quarta-feira 23 de outubro de 2019, Turkey

Call for Papers: ADVED 2019- 5th International Conference on Advances in Education and Social Sciences

ADVED 2019- 5th INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCES IN EDUCATION AND SOCIAL SCIENCES

21-23 October, 2019ISTANBUL, Turkey

Website: http://www.ocerints.org/adved19   

Enquiries: adved19@gmail.com  

Organized by: International Organization Center of Academic Research

CALL FOR PAPERS:

You are invited to participate in ADVED 2019- 5th International Conference on Advances in Education and Social Sciences that will be held in ISTANBUL, Turkey on 21-23 October, 2019.

Terça-feira 18 de junho de 2019, Ireland

Books, Bats and Balls: Informal and Non-formal Learning in Libraries and Sports Clubs

Throughout June, EPALE (Electronic Platform For Adult Learning) will be focusing on the benefits and challenges of non-formal and informal learning, looking at innovations, new methods and approaches, good practice examples and case studies of successful projects.

Segunda-feira 17 de junho de 2019 to Terça-feira 18 de junho de 2019, Germany

Tagung: "Auf die Straße!" Politischer Protest in Deutschland

Die Menschen in Deutschland gehen auf die Straße, ob "Dafür" oder "Dagegen", der politische Protest hat hier eine lange Tradition. Die Fachtagung will unterschiedliche Formen des Protestes in Ost und West beleuchten und seinen Einfluss auf politische Entscheidungen diskutieren.

Quinta-feira 9 Maio 2019, Sweden

Europadagen den 9 maj på Stockholms Centralstation

Den 26 maj är det EU-val. Vill du veta mer om valet? Välkommen till Stockholms Centralstation på Europadagen den 9 maj. Träffa kandidater till EU-valet, myndigheter, EU-länders ambassader med flera och lyssna till korta framträdanden med fokus på EU-valet. Talar gör bland andra riksdagens talman Andreas Norlén, EU-minister Hans Dahlgren och EU-kommissionär Cecilia Malmström.

O artigo problematiza a relação entre a cidadania e a educação das camadas populares. Tem por objetivo dialogar, no espaço e no tempo, com o conceito de cidadania, buscando averiguar se este possui conteúdo para infundir-se na educação das camadas populares e quais seus limites e possibilidades que precisam ficar claros para dar visibilidade e lugar a novos conceitos e práticas.
Nenhum resultado encontrado