chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

Perguntas mais frequentes

Geral

Quem esteve na origem da EPALE?

A EPALE é uma iniciativa da Comissão Europeia (link is external), que está empenhada em torná-la uma componente permanente da paisagem europeia da educação de adultos.

Sob a alçada da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (link is external) (EACEA), a EPALE é gerida diariamente por um Serviço Central de Apoio (SCA) que pode ser contactado por correio eletrónico em: helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail) ou por telefone através do número +44 (0) 121 212 8934.

Desde o outono de 2014, os Serviços Nacionais de Apoio (SNA) funcionam paralelamente ao SCA, ajudando a alimentar a EPALE com conteúdos originais e interessantes e a animar a comunidade.

Pode encontrar mais informações sobre o Serviço Central de Apoio e os Serviços Nacionais de Apoio consultando as ligações seguintes:

Serviço Central de Apoio

Serviço Nacional de Apoio

O que é e o que faz o Serviço Central de Apoio?

O Serviço Central de Apoio (SCA) é um consórcio de duas empresas, Ecorys UK e Intrasoft Ltd, que cooperam no desenvolvimento e na gestão da EPALE. O SCA funciona em conjunto com os Serviços Nacionais de Apoio da EPALE, peritos em educação de adultos e partes interessadas na aprendizagem dos adultos para fornecer conteúdos atualizados e pertinentes à plataforma. O SCA também gere o serviço de assistência, envia um boletim informativo mensal, controla as comunicações nas redes sociais, carrega conteúdos, lança e gere debates e realiza eventos temáticos.

Como posso contactar o Serviço Central de Apoio?

Se precisar de entrar em contacto, envie uma mensagem eletrónica ao serviço de assistência da EPALE em: helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail) ou ligue através do número +44 (0) 121 212 8934.

Quem são e o que fazem os Serviços Nacionais de Apoio

Os Serviços Nacionais de Apoio (SNA) foram nomeados pelas autoridades nacionais dos países que participam no programa Erasmus+ para ajudar a criar conteúdos para a EPALE e animar a plataforma. Colaboram estreitamente com o Serviço Central de Apoio (SCA) para publicar no sítio conteúdos de elevada qualidade e encorajar os debates. Os SNA centram-se igualmente em estabelecer um elo de ligação entre a EPALE e a comunidade da educação de adultos dos respetivos países e em motivar as comunidades a participarem na EPALE.

Os SNA da EPALE recebem cofinanciamento dos governos dos Estados-Membros.

Para mais informações consulte a página do Serviço Nacional de Apoio.

Como posso contactar o Serviço Nacional de Apoio (SNA)?

Os dados de contacto de todos os SNA são publicados na página do Serviço Nacional de Apoio.

Recomenda-se que quaisquer dúvidas específicas a cada país sejam dirigidas ao SNA ou ao SCA caso aquele não exista no país em causa.

Como é financiada a EPALE?

A EPALE é financiada pela Comissão Europeia como parte da estratégia global de promoção da educação de adultos.

Os SNA também são cofinanciados pelos governos dos Estados-Membros. A EPALE é apoiada ao abrigo do artigo 14°, n° 1, alínea b), do regulamento que cria o programa Erasmus+. Também desempenha um papel importante na realização dos objetivos estabelecidos na Resolução do Conselho de 2011 sobre uma agenda renovada no domínio da educação de adultos e no Quadro estratégico – Educação e Formação 2020.

Para mais informações sobre o programa Erasmus+, consulte o ponto Qual a relação entre a EPALE e o programa Erasmus+?

Para mais informações sobre o programa Grundtvig, consulte o ponto Qual a relação entre a EPALE e o programa Grundtvig?

Posso promover a EPALE junto dos meus colegas/outras partes interessadas?

Sim. A EPALE é uma plataforma de adesão livre, que lhe permite estabelecer contacto com outros profissionais, especialistas e voluntários na área da educação de adultos em toda a Europa.

A EPALE é uma comunidade em linha construída em torno de uma vasta gama de úteis recursos educativos, notícias, blogues, eventos, páginas temáticas e ferramentas de comunicação em rede, com conteúdo de elevada qualidade identificado por peritos na área e traduzido nas principais línguas.

O que fazer se a informação que procuro não se encontra no sítio web da EPALE?

Caso a informação que procura esteja relacionada com educação de adultos, mas não se encontre no sítio web da EPALE, contacte o serviço de assistência em helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail). O pessoal do nosso serviço de assistência é auxiliado por um grupo de peritos temáticos na área da educação de adultos, que podem ajudá-lo em seis línguas (inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e polaco).

Sabia que também pode publicar os seus conteúdos na EPALE? Pode carregar 4 diferentes tipos de conteúdos: um blogue, uma notícia, um evento ou um recurso. Há um formulário modelo para cada um destes tipos de conteúdo. Estes formulários estão disponíveis nas secções pertinentes a que pode aceder a partir da página inicial aqui.

Preencha o formulário em linha e guarde-o. Receberá uma mensagem em linha e uma confirmação por correio eletrónico. O seu conteúdo será guardado como rascunho e a seguir submetido a um procedimento de avaliação da qualidade pelo Serviço Central de Apoio. Será avisado quando o conteúdo for publicado. Poderá aceder a todos os conteúdos publicados na sua página de perfil clicando no seu nome localizado no friso intermédio. Lembre-se que tem de estar registado como membro e ter sessão iniciada na plataforma. Aguardamos com expectativa a publicação dos seus conteúdos!

Como posso participar na EPALE?

A EPALE visa criar uma comunidade coesa na área da educação de adultos a nível nacional e europeu. Depois de aderir à EPALE poderá comunicar com diferentes intervenientes nesta área como formadores, decisores políticos e voluntários.

Enquanto membro registado da EPALE pode debater ideias e trocar informações com outras pessoas no seu país ou na Europa, a trabalhar no seu setor. A plataforma é o local ideal para procurar parceiros ou para partilhar experiências e ideias relacionadas com o seu projeto de educação de adultos. Também pode carregar e partilhar eventos, recursos, blogues e artigos (incluindo documentos de orientação programática e materiais pertinentes produzidos por projetos) com outros profissionais em toda a Europa. Para assegurar a qualidade das informações disponíveis no sítio, os conteúdos propostos pelos utilizadores serão aprovados antes da publicação. Todos os utilizadores serão avisados quando/se o conteúdo for publicado.

Para mais informações sobre como registar-se consulte o ponto Preciso de registar-me para ter acesso à EPALE?

Pode contactar o serviço de assistência da EPALE através do telefone + 44 (0) 121 212 8934 ou por correio eletrónico em helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail) sobre quaisquer dúvidas.

Como posso manter-me ao corrente?

Para que seja mantido ao corrente precisa de se registar na plataforma. Depois do registo, será automaticamente adicionado à lista de subscritores do nosso boletim informativo que será enviado mensalmente.

Também pode subscrever as Áreas Temáticas da EPALE clicando no botão ´Participar´ no subtema que lhe interessar.

A EPALE está muito ativa nas redes sociais. Encontra a EPALE no Twitter, Facebook e LinkedIn:

Twitter:  EPALE_EU (link is external)

Facebook: EPALE.EU (link is external)

LinkedIn: platform for educação de adultos in Europe (link is external)

Em que a EPALE difere de outros sítios de informação sobre educação de adultos?

A EPALE é um local de encontro virtual para os especialistas em educação de adultos e as organizações a nível europeu. O sítio tem uma série de componentes únicas:

  • Adesão livre
  • Conteúdo multilíngue incluindo boas práticas, notícias, evoluções em matéria de política, entradas de blogue, eventos e recursos
  • Um calendário pesquisável de cursos e eventos pan-europeus de interesse para os profissionais de educação de adultos
  • Conteúdo orientado para o utilizador
  • A possibilidade para os utilizadores de identificar, avaliar e partilhar materiais, ferramentas e recursos interessantes e pertinentes
  • Uma função de Pesquisa de Parceiros, que lhe permite identificar outros utilizadores da EPALE que estão interessados em colaboração pan-europeia
  • Comunidades de Prática
  • Perfis de utilizadores pan-europeus para criar laços e identificar as principais partes interessadas e membros da comunidade ou congéneres de outros países
  • Espaços de Colaboração

Em que a EPALE difere do eTwinning?

O eTwinning promove a realização de projetos colaborativos entre escolas, professores e alunos, e organiza eventos para o desenvolvimento profissional de professores. A EPALE visa criar uma comunidade em linha para o setor da educação de adultos e os profissionais que nele trabalham.

Importa também assinalar que, ao invés do eTwinning, a EPALE não oferece a possibilidade de geminar escolas, já que estas não existem para os adultos nas mesmas condições do ensino primário e secundário. No entanto, os profissionais de educação de adultos podem debater temas atuais e partilhar boas práticas nas Comunidades de Prática da EPALE.

Qual a relação entre a EPALE e o programa Grundtvig?

O programa Grundtvig fazia parte do programa da UE de “Aprendizagem ao longo da vida” para 2007-2013. Apoiava a participação de pessoas e organizações envolvidas na vertente não profissional da educação de adultos em atividades e projetos europeus de formação.

A EPALE nasceu da necessidade expressa pelas partes interessadas no programa Grundtvig em dispor de um espaço para intercâmbio de ideias e práticas a fim de melhorar o seu desempenho profissional. Os eventos e as redes do programa Grundtvig proporcionaram um espaço para discutir a iniciativa EPALE e encetar o seu desenvolvimento.

Encorajamos as redes e os projetos apoiados pelo programa Grundtvig a registarem-se como utilizadores da EPALE. A EPALE espera, no entanto, chegar também a outros profissionais de educação de adultos que ainda não participam em projetos europeus.

A plataforma EPALE oferece recursos interativos, permitindo aos utilizadores estabelecer ligação com outros membros em toda a Europa, entabular conversações e manter um intercâmbio de boas práticas. O sítio também publica/anuncia conteúdos criados no âmbito do programa Grundtvig (link is external) na biblioteca de recursos. Os projetos são encorajados a divulgar na plataforma os seus eventos e a partilhar as boas práticas ou conteúdos que tenham criado.

A EPALE também cria comunidades de prática que proporcionam a utilizadores e partes interessadas um espaço privado na EPALE para debater temas relevantes e partilhar conteúdos pertinentes. A EPALE dispõe de uma função de pesquisa de parceiros onde os utilizadores podem procurar parceiros potenciais. A EPALE também oferece Espaços de Colaboração. Estes correspondem a áreas na EPALE onde os utilizadores podem discutir ideias de projetos potenciais, desenvolver aplicações e partilhar documentos.

Qual a relação entre a EPALE e o programa Erasmus+?

O Erasmus+ (link is external) é o novo programa da UE no domínio da educação, formação, juventude e desporto para 2014-2020, que tem como propósito aumentar a qualidade e a pertinência das qualificações e competências. Substitui o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (LLP) (link is external) e o programa Grundtvig (link is external) (educação de adultos).

O programa Erasmus+ está aberto a estudantes, docentes, estagiários, voluntários, líderes de organizações juvenis e a pessoas que trabalham em organizações de desporto não profissionais. Providencia igualmente financiamento a parcerias entre instituições de ensino, organizações de juventude, empresas, autoridades locais e regionais e ONG, bem como apoio às reformas nos Estados-Membros destinadas a modernizar os sistemas de educação e formação e a promover a inovação, o empreendedorismo e a empregabilidade.

O programa Erasmus+ financia a EPALE através da sua ação-chave 2; é apoiada ao abrigo do artigo 14°, n° 1, alínea b), do regulamento (link is external) que cria o programa Erasmus+ e centra-se na educação de adultos e na educação e formação contínua (C-VET).

O que é a EPALE?

A EPALE é uma comunidade multilíngue de adesão livre para professores, formadores, investigadores, académicos, decisores políticos e todos quantos exerçam um papel profissional na área da educação de adultos na Europa.

A EPALE é financiada pela Comissão Europeia, como exemplo mais recente do compromisso contínuo de melhoria da qualidade da oferta de educação de adultos na Europa. Pode ler mais sobre a política da UE em matéria de educação de adultos aqui.

A comunidade está no centro da EPALE. Organiza-se em torno da partilha de conteúdos relacionados com a educação de adultos, incluindo notícias, entradas de blogue, recursos, eventos e cursos.

Os membros da comunidade podem dialogar com os colegas da área em toda a Europa através dos recursos do sítio, incluindo discussões e debates em linha, comunidades de prática, avaliação de conteúdos e comentários a entradas de blogue. Também pode interagir com os colegas em toda a Europa nas áreas temáticas que disponibilizam conteúdos estruturados consoante o tópico ou solicitar um espaço de colaboração, isto é, um espaço privado dentro da plataforma EPALE que lhe permite organizar debates, carregar documentos, partilhar notícias e divulgar eventos relevantes no calendário específico do grupo. Também pode encontrar projetos e estabelecer contactos profissionais utilizando a Pesquisa de Parceiros.

Grupos alvo/partes interessadas

Sou um adulto aprendente – o que me oferece a EPALE?

Este sítio está direcionado para quem fornece e organiza a educação de adultos e não para os próprios alunos.

Pode mesmo assim visitar a plataforma para encontrar informação sobre educação de adultos em toda a Europa. Caso esteja interessado em atividades de aprendizagem, seguem-se algumas ideias que poderão ser úteis:

  • Contacte o serviço de educação na sua cidade;
  • Analise as possibilidades oferecidas por associações, universidades, escolas de línguas, museus, bibliotecas, etc., na sua cidade/região;
  • Fale com o seu empregador;
  • Contacte as organizações que se ocupam da educação de adultos no seu país. A Associação Europeia para a Educação de Adultos (link is external) (EAEA) conta entre os seus membros muitas organizações de educação de adultos na Europa que pode contactar;
  • Tire o máximo proveito da Internet, nomeadamente dos MOOC (cursos em linha abertos a todos). Visite o Portal Europeu para a Educação Aberta (link is external) para procurar aqueles cursos na Europa;
  • Consulte a Euroguidance (link is external), uma rede de centros que liga os sistemas de orientação profissional na Europa;
  • Veja a informação e análise sobre os sistemas e as políticas educativas europeias na rede Eurydice (link is external);
  • Visite o Ploteus (link is external), que faculta informação sobre cursos, aprendizagem baseada na experiência profissional e qualificações.

Sou um profissional de educação de adultos – o que me oferece a EPALE?

A EPALE foi criada a pensar em si e nos demais profissionais da educação, para vos ajudar a aprender uns com os outros e a desenvolver as vossas práticas profissionais. O sítio destina-se a professores, formadores, investigadores, académicos, decisores políticos e aos profissionais que trabalham no setor da educação de adultos em toda a Europa.

A EPALE oferece uma série de ferramentas muito úteis, incluindo um calendário de eventos, os artigos mais recentes sobre educação de adultos, um blogue, uma biblioteca de recursos, fóruns de discussão sobre vários temas e uma função para pesquisa de parceiros.

A EPALE também tem várias comunidades de prática que proporcionam aos utilizadores um espaço privado na EPALE para carregar documentos, debater temas, partilhar notícias e eventos relacionados com um determinado segmento da educação de adultos. Caso não encontre uma comunidade que corresponda às suas necessidades, crie uma nova apresentando um pedido em linha.

Para que possa proceder ao intercâmbio de suportes pedagógicos e boas práticas, bem como de ideias e recursos, com os demais na Europa, precisa de se registar na EPALE.

Represento um projeto de educação de adultos – o que me oferece a EPALE?

O Centro de Recursos da EPALE possui mais de 3 000 recursos, incluindo boas práticas, suportes pedagógicos e resultados de estudos, que poderão ter interesse para o seu projeto. Também pode carregar quaisquer eventos relacionados com o seu projeto no Calendário da EPALE ou partilhar notícias importantes na Sala de Imprensa.

A EPALE conjuga várias componentes comunitárias, nomeadamente:

Caso o seu projeto seja financiado pelo programa “Aprendizagem ao longo da vida” ou pelo programa Erasmus+, os seus resultados devem ser enviados para a Plataforma de Divulgação Erasmus+ (link is external). Chama-se a atenção para o facto de as questões relacionadas com a plataforma de divulgação Erasmus+ deverem ser dirigidas à sua Agência Nacional (link is external). Caso pretenda que a EPALE inclua uma ligação aos seus resultados, contacte o nosso serviço de assistência por correio eletrónico em: helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail)

Todos os outros projetos podem submeter recursos para publicação direta no Centro de Recursos da EPALE com uma hiperligação ao seu sítio web. Cabe notar que os peritos da EPALE verificarão que os recursos propostos são dignos de referência na EPALE.

Faço parte de uma rede/organização de educação de adultos – o que me oferece a EPALE?

A EPALE oferece uma série de ferramentas muito úteis, que podem ajudá-lo nas atividades diárias e elevar o perfil da sua rede/organização em toda a Europa.

Através da EPALE pode dar a conhecer as suas conferências, cursos e seminários no calendário em linha. Os eventos incluídos no calendário também são divulgados através das contas das redes sociais da EPALE (Para mais informações veja o ponto Como posso manter-me ao corrente?).

Também conjuga várias componentes comunitárias que poderão ser do seu interesse:

  • Campanhas temáticas, que permitem aos utilizadores de toda a Europa reunirem-se para debater e partilhar informações sobre tópicos importantes de educação de adultos. A participação nestas discussões eleva o perfil da sua organização em toda a Europa;
  • Comunidades de Prática da EPALE, onde os utilizadores se podem reunir para discutir e partilhar ideias em torno de um segmento específico da educação de adultos. Mais uma vez, a participação nestas comunidades em linha permite elevar o perfil da sua organização junto de outros utilizadores. Caso não encontre uma comunidade que corresponda às suas necessidades, crie uma nova apresentando um pedido em linha.

Além disso, a EPALE dispõe de uma função de pesquisa de parceiros onde pode procurar parceiros potenciais ou criar o seu próprio pedido. No âmbito da Pesquisa de Parceiros da EPALE também pode pedir um Espaço de Colaboração. Este oferece-lhe uma área na EPALE onde pode discutir ideias de projetos potenciais, desenvolver aplicações e partilhar documentos, sem sobrecarregar a sua caixa de correio.

O Centro de Recursos da EPALE possui mais de 3 000 recursos, incluindo boas práticas, suportes pedagógicos e resultados de estudos, que poderão ter interesse. Também pode carregar e partilhar notícias importantes na Sala de Imprensa.

Sou um académico – o que me oferece a EPALE?

A EPALE disponibiliza um repositório de mais de 3 000 recursos de educação de adultos incluindo informação sobre resultados de estudos, estatísticas e resultados de inquéritos, bem como relatórios e conclusões setoriais que podem ter interesse para si e para o seu trabalho.

O Calendário da EPALE também inclui informações sobre cursos e eventos, nomeadamente conferências de alto nível, em que poderá estar interessado.

Além disso, a EPALE também oferece a oportunidade de estabelecer contactos, partilhar ideias e discutir tópicos importantes com outros utilizadores de toda a Europa. Registe-se para poder comentar e avaliar entradas de blogue sobre educação. Também pode submeter as suas próprias entradas de blogue, eventos, artigos ou recursos (p. ex. relatórios, trabalhos de investigação, etc.). A EPALE tem mais de 11 000 utilizadores registados e uma média de 41 000 visitantes mensais motivo por que contribuindo para a EPALE e carregando conteúdos pode atrair facilmente a atenção de uma vasta audiência europeia.

Represento uma organização de educação de adultos que procura financiamento – o que me oferece a EPALE?

Embora a EPALE não providencie financiamento, a plataforma tem uma sala de imprensa onde são publicadas oportunidades de financiamento relacionadas com a educação de adultos. Se quiser saber mais visite o sítio web do Erasmus+, o programa da UE no domínio da educação, formação, juventude e desporto para 2014-2020, que tem como propósito aumentar a qualidade e a pertinência das qualificações e competências.

A EPALE tem uma secção temática própria sobre Políticas, projetos e regimes de financiamento europeus onde poderá encontrar as informações mais recentes.

Além disso, o sítio também dispõe de uma função de Pesquisa de Parceiros para o ajudar a procurar parceiros para trabalhar em rede, colaborar, manter intercâmbios de boas práticas e lançar projetos conjuntos. Ao registar-se no sítio é automaticamente adicionado à lista de subscritores do nosso boletim informativo para se manter atualizado.

Sou jornalista – o que me oferece a EPALE?

Para encontrar todas as últimas novidades sobre educação de adultos na Europa, a EPALE é o local indicado. A sala de imprensa da EPALE contém as notícias mais recentes sobre educação de adultos na Europa. Além disso, o sítio também oferece uma série de ferramentas muito úteis, nomeadamente um calendário de eventos e uma biblioteca de recursos que inclui os mais recentes resultados de estudos e inquéritos sobre educação de adultos.

Caso queira receber informação regular e atualizada sobre educação de adultos registe-se no sítio e receberá o boletim informativo mensal. Se está interessado em outros dados específicos, contacte o nosso serviço de assistência por correio eletrónico em: helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail).

Sou um decisor político envolvido na educação de adultos – o que me oferece a EPALE?

A EPALE oferece desde maio de 2016 uma ferramenta política que foi criada pela Comissão Europeia. O objetivo desta ferramenta é reunir os dados existentes sobre educação de adultos e sobre o ensino e formação profissionais contínuos e constituir uma base de referência para monitorizar o desempenho e a evolução em matéria de política na área da educação de adultos. Os objetivos desta ferramenta são os seguintes:

  • Mostrar os progressos realizados por cada Estado-Membro na implementação de políticas eficazes de educação de adultos;
  • Fornecer um instrumento que permita aos decisores políticos identificar onde é necessário continuar a fazer progressos para implementar e melhorar as suas políticas;
  • Ser considerada como uma base de conhecimento para ajudar os Estados-Membros a desenvolver e a verificar a eficácia das suas políticas de educação de adultos;
  • Fornecer uma panorâmica do desempenho dos Estados-Membros no aumento da participação na educação de adultos; e
  • Proporcionar uma fonte de informação publicamente acessível às demais partes interessadas na área da educação de adultos.

A somar a tudo isto, o Centro de Recursos da EPALE possui mais de 3 000 recursos, incluindo boas práticas, suportes pedagógicos, resultados de estudos, etc., que poderão ter interesse para a formulação e a discussão da política.

Os vários recursos interativos, incluindo os fóruns de discussão, permitir-lhe-ão procurar e identificar boas práticas profissionais na Europa. Também poderá organizar sondagens de opinião. Caso esteja interessado nestes recursos, contacte o Serviço Central de Apoio da EPALE em helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail).

Se estiver à procura de informações sobre um tema específico, consulte as áreas temáticas da EPALE. Estas recolhem informações de todas as secções da plataforma (notícias, eventos, entradas de blogue, etc.) tornando mais fácil e rápido encontrar as informações que procura.

Também pode receber informação regular e atualizada sobre educação de adultos através do registo na EPALE já que será automaticamente adicionado à lista de subscritores do boletim informativo.

Caso esteja interessado em outros dados específicos, contacte o nosso serviço de assistência por correio eletrónico em: helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail).

Registo

Preciso de registar-me para ter acesso à EPALE?

Para tirar o máximo partido de todos os recursos da EPALE, designadamente a Pesquisa de Parceiros e o Diretório dos Utilizadores, participar nos recursos interativos, nomeadamente debates, inquéritos e avaliação de conteúdos, sugerir e carregar notícias, eventos, entradas de blogue e recursos, precisa de se registar. É rápido, fácil e gratuito! Inscreva-se hoje e passe a fazer parte de uma comunidade de mais de 20 000 profissionais de educação de adultos.

Esqueci-me da senha de acesso

Caso se tenha esquecido da senha de acesso pode redefini-la clicando na opção Pedir uma nova senha na página de início de sessão no sítio web da EPALE.

Ser-lhe-á enviada uma mensagem eletrónica pedindo-lhe que redefina a sua senha. Ser-lhe-á solicitado duas vezes que indique a nova senha bem como um texto de validação CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart – para evitar o “spam”). Introduza todos os dados e poderá aceder à plataforma EPALE com a nova senha.

Se precisar de ajuda, entre em contacto com o serviço de assistência da EPALE por correio eletrónico em helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail).

Conteúdo

Como é estruturado o conteúdo do sítio web da EPALE?

Todo o conteúdo do sítio está organizado em torno de cinco importantes temas de educação de adultos: apoio ao aprendente, ambientes de aprendizagem, aptidões de vida, qualidade e políticas. Cada tema divide-se em vários subtemas que englobam todo o conteúdo disponível na EPALE. A página de cada subtema dá acesso a entradas de blogue, recursos, notícias, eventos e discussões a propósito.

A EPALE é uma plataforma da comunidade e conjuga várias componentes comunitárias, nomeadamente: discussões temáticas em linha, que permitem aos utilizadores de toda a Europa reunirem-se para debater e partilhar informações sobre tópicos importantes de educação de adultos. As Comunidades de Prática da EPALE são espaços onde pode debater e partilhar ideias em torno de um determinado segmento da educação de adultos. Caso não encontre uma comunidade que corresponda às suas necessidades não hesite em criar uma nova apresentando um pedido em linha.

Além disso, a EPALE também dispõe de uma função de Pesquisa de Parceiros onde pode procurar parceiros potenciais ou criar o seu próprio pedido. Note que, para poder criar um pedido de parceiro, tem, antes de mais, de adicionar a sua organização.

Posso contribuir para o sítio web da EPALE?

Na qualidade de utilizador registado, pode sugerir notícias, entradas de blogue, eventos e recursos. Também pode avaliar conteúdos clicando no ícone ‘polegar’, comentar diretamente entradas de blogue e lançar e participar em discussões. Também pode aderir a uma Comunidade de Prática da EPALE, onde pode partilhar ideias e problemas e discutir resultados e metodologias com outros profissionais em torno de um determinado tópico. Se faz parte de um projeto ou se prevê criar um projeto e precisa de espaço para discussões privadas, também pode pedir um Espaço de Colaboração.

A EPALE é um sítio web multilíngue – Se submeter um conteúdo para o sítio tenho de o traduzir em inglês (ou nas outras línguas)?

Pode submeter informação na sua língua e dependendo do tipo de conteúdo (por exemplo, uma notícia, artigo, entrada de blogue, relatório, etc.) este pode ser traduzido utilizando tradução automática ou um tradutor profissional se for considerado de interesse para a comunidade da EPALE.

A EPALE está disponível nas 24 línguas da UE e cada versão linguística tem conteúdos únicos, com curadoria das várias equipas nacionais em toda a Europa. No entanto, a EPALE pode agora ser acedida em mais de 67 idiomas, graças à implementação do Google Translate.

Como carrego um recurso?

Sabia que também pode publicar o seu próprio conteúdo na EPALE? Caso tenha um recurso que queira publicar, carregue-o utilizando o nosso formulário em linha. Note que para carregar um recurso tem de estar registado e ter sessão iniciada na EPALE. No topo de página encontrará mais informações sobre como preencher cada campo. Uma vez preenchidos todos os campos, clique em ‘Gravar’ e será exibida uma mensagem de confirmação. Também receberá uma mensagem eletrónica com uma hiperligação ao recurso que carregou. O seu recurso será a seguir aprovado pelo Serviço Central de Apoio e será avisado quando for publicado.

Como carrego um evento?

Sabia que também pode publicar o seu próprio conteúdo na EPALE? Se está a organizar um evento e gostaria de recrutar delegados potenciais de toda a Europa, complete o nosso formulário em linha. Note que para carregar um evento tem de estar registado e ter sessão iniciada na EPALE. No topo de página encontrará mais informações sobre como preencher cada campo. Uma vez preenchidos todos os campos, clique em ‘gravar’ e será exibida uma mensagem de confirmação. Também receberá uma mensagem eletrónica com uma hiperligação ao evento que carregou. O seu evento será a seguir aprovado pelo Serviço Central de Apoio e será avisado quando for publicado.

Como carrego uma notícia?

Sabia que também pode publicar o seu próprio conteúdo na EPALE? Caso tenha alguma notícia sobre a sua organização ou sobre um projeto em que participa ou gostaria de partilhar quaisquer novidades com outras organizações de toda a Europa, complete o nosso formulário em linha. Note que para carregar a notícia tem de estar registado e ter sessão iniciada na EPALE. No topo de página encontrará mais informações sobre como preencher cada campo. Uma vez preenchidos todos os campos, clique em ‘gravar’ e será exibida uma mensagem de confirmação. Também receberá uma mensagem eletrónica com uma hiperligação à notícia que carregou. A sua notícia será a seguir aprovada pelo Serviço Central de Apoio e será avisado quando for publicado.

Como carrego uma entrada de blogue?

Sabia que também pode publicar o seu próprio conteúdo na EPALE? Caso deseje publicar uma entrada de blogue (dar a conhecer os seus pontos de vista, informar sobre uma questão específica ou uma entrevista relacionada com educação de adultos) e debater com outras organizações de toda a Europa, complete o nosso formulário em linha. Note que para carregar a entrada de blogue tem de estar registado e ter sessão iniciada na EPALE. No topo de página encontrará mais informações sobre como preencher cada campo. Uma vez preenchidos todos os campos, clique em ‘gravar’ e será exibida uma mensagem de confirmação. Também receberá uma mensagem eletrónica com uma hiperligação ao blogue que carregou. A sua entrada de blogue será a seguir aprovada pelo Serviço Central de Apoio e será avisado quando for publicada.

Como carrego uma imagem?

Imagens alusivas aos temas abordados realçam a mensagem de qualquer conteúdo publicado. Caso queira carregar uma imagem com o conteúdo a publicar na EPALE (entrada de blogue ou notícia) a EPALE disponibiliza um recurso para carregar ficheiros multimédia. Siga as instruções em Como carrego uma notícia? ou Como carrego uma entrada de blogue?. O menu de edição no formulário em linha fornecido permite-lhe carregar uma imagem. Clique no ícone multimédia para abrir uma nova caixa a fim de carregar a imagem. Note que o tamanho máximo é 200 MB.

Como redimensiono uma imagem?

A EPALE oferece a possibilidade de carregar imagens para as suas entradas de blogue e notícias. Para carregar uma imagem siga as instruções em Como carrego uma imagem?. Uma vez carregada a imagem, clique nela com o botão direito do rato e depois em ‘Propriedades da imagem’. Abre-se uma caixa de diálogo onde pode escrever manualmente a largura e clicar em ‘OK’ para gravar. A largura de uma entrada de blogue ou notícia é 780.

Como pesquiso o conteúdo?

Para pesquisar o conteúdo da plataforma, digite uma palavra relacionada ou o título do conteúdo que deseja encontrar na caixa de pesquisa acessível na página inicial e clique na lente de aumento. Abre-se uma nova página onde poder filtrar os resultados por data, relevância, título, autor, tipo de conteúdo, língua e país.

Como peço um espaço de colaboração?

Caso tenha criado uma parceria ou esteja em vias de criar uma, um Espaço de Colaboração é o local ideal para debater ideias de projetos potenciais, desenvolver aplicações e partilhar documentos, sem sobrecarregar a sua caixa de correio. Pode pedir um Espaço de Colaboração na área de pesquisa de parceiros. Ser-lhe-á solicitado que indique um nome para o seu grupo e que forneça informações sobre a finalidade do grupo, o tema da EPALE com o qual se relaciona e o público-alvo. Ser-lhe-á igualmente pedido que indique o nome de uma pessoa de contacto que atuará como o principal moderador do espaço. Uma vez gravado, o seu pedido será aprovado pelo Serviço Central de Apoio que o contactará. Quaisquer dúvidas devem ser dirigidas a: helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail).

Como adiro a uma comunidade de prática?

Em primeiro lugar, convém que verifique as Comunidades de Prática que já foram criadas na EPALE visitando a secção das Comunidades de Prática aqui. Caso esteja interessado em aderir a qualquer delas clique no título ‘Subscrever o grupo’ por baixo da descrição. Abre-se uma nova página pedindo-lhe que confirme que pretende aderir. Uma vez confirmado, receberá uma mensagem eletrónica. Caso não encontre uma comunidade que corresponda às suas necessidades, não hesite em criar uma nova apresentando um pedido em linha. Uma vez gravado, o seu pedido será aprovado pelo Serviço Central de Apoio que o contactará. Quaisquer dúvidas devem ser dirigidas a: helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail).

Como peço uma comunidade de prática?

Caso deseje pedir uma comunidade de prática, vá para a página das comunidades de prática aqui e preencha o formulário em linha aqui. Uma vez gravado, o seu pedido será aprovado pelo Serviço Central de Apoio que o contactará. Quaisquer dúvidas devem ser dirigidas a: helpdesk@epale-support.eu (link sends e-mail).

Pesquisa de parceiros

Posso encontrar parceiros para os meus projetos?

A EPALE dispõe de uma função de Pesquisa de Parceiros para trocar ideias e criar oportunidades de contactos com pessoas ou organizações. Perto de 400 organizações estão registadas na pesquisa de parceiros com uma média mensal de mais de 14 000 visualizações de páginas e um total de 115 000 visualizações de páginas desde que foi lançada.

Pode não saber ainda, mas é possível que seja o parceiro ideal para o projeto de outro membro. Se estiver interessado em participar na educação de adultos em colaboração com os seus pares ou outros colegas, pode dar-se a conhecer a quem procura parceiros. Não se esqueça de aceitar ser contactado por outros utilizadores no seu perfil. Pode aceder ao seu perfil iniciando sessão na sua conta e clicando no seu nome no canto superior direito.

Também pode adicionar os dados relativos à sua organização completando o formulário em linha aqui. Em seguida, poderá adicionar um pedido de parceiro. Para encontrar parceiros também pode percorrer os pedidos de parceiros já existentes no sítio. Para contactar parceiros potenciais, basta iniciar sessão na EPALE.

No âmbito da pesquisa de parceiros da EPALE também pode pedir um Espaço de Colaboração. Terá assim uma área na EPALE para discutir ideias de projetos potenciais, desenvolver aplicações e partilhar documentos, sem sobrecarregar a sua caixa de correio.

Eventos/calendário

Como posso obter informações sobre eventos na área da educação de adultos?

O Calendário da EPALE fornece informações sobre eventos na área da educação de adultos a nível nacional e europeu. Estes incluem conferências, seminários, oficinas, seminários de contacto, eventos gerais, cursos de formação, MOOC e muito mais. Também pode pesquisar os eventos por língua, local, senha de acesso, data, tipo de evento, tema e tipo de organizador.

Também pode publicar os seus próprios eventos na EPALE. Para mais informações, consulte o ponto Posso publicar um evento no calendário?

Posso publicar um evento no calendário?

Caso tenha conhecimento de um evento ou esteja a organizá-lo (conferência, evento, sessão de formação, cursos, MOOC, etc.) para profissionais de educação de adultos, carregue a informação utilizando o formulário em linha aqui. Importa notar que o seu evento deve satisfazer os seguintes critérios:
  • O evento está relacionado com educação de adultos (incluindo C-VET)?
  • O evento destina-se apenas às partes interessadas na educação de adultos (i.e. não aprendentes)?
  • O evento trata de um dos temas principais da EPALE?

Uma vez preenchidos todos os campos, clique em ‘gravar’ e será exibida uma mensagem de confirmação. Todos os eventos são submetidos a um procedimento de avaliação da qualidade a cargo do SCA ou do SNA. Será contactado se forem necessárias informações complementares. Quando o seu evento for publicado será avisado por correio eletrónico.

Como posso encontrar um determinado evento?

Para encontrar um determinado evento, pode utilizar na página de eventos o mecanismo de filtragem multiforme apresentado aqui. Também pode digitar o nome do evento na caixa de pesquisa acessível na página inicial para encontrar o evento que lhe interessa. Quando aparecerem os resultados da pesquisa, clique no título do evento EPALE relevante para aceder a todas as informações. Pode limitar os resultados utilizando os filtros fornecidos.

A página de eventos também dispõe de um mecanismo de filtragem (ver ponto Posso filtrar eventos?).

Posso filtrar eventos?

Os eventos podem ser filtrados por:

  • País
  • Língua do evento
  • Tema
  • Grupo alvo
  • Senha de acesso
  • Tipo de evento
  • Custo de inscrição
  • Data de realização do evento (incluindo eventos anteriores a título de referência)

Os filtros podem ser combinados para atender às suas necessidades de pesquisa.

Como posso informar-me de cursos de formação para profissionais de educação de adultos?

O Calendário da EPALE fornece informações sobre cursos de formação a nível nacional e europeu, incluindo eventos em linha. Também pode pesquisar os eventos por língua, local, senha de acesso, data, tipo de evento, tema e tipo de organizador.

Também pode publicar os seus próprios cursos de formação no calendário da EPALE. Para mais informações, consulte o ponto Posso publicar um evento no calendário?

Projetos de educação de adultos

Posso anunciar/publicar os meus cursos/oficinas/formações?

A EPALE oferece-lhe a oportunidade de dar a conhecer as suas conferências, cursos e seminários no calendário em linha e de elevar o perfil da sua organização em toda a UE. Os eventos incluídos no calendário serão divulgados através das contas das redes sociais da EPALE que incluem Twitter, Facebook e LinkedIn.

Complete o formulário ‘Sugerir um evento’ aqui. As informações apresentadas serão guardadas como rascunho na EPALE e serão enviadas à SCA para revisão. Antes de serem publicados no calendário da EPALE, todos os eventos serão submetidos a um procedimento de avaliação da qualidade. Podem ser solicitadas informações complementares sobre o evento. Será avisado quando o seu evento for publicado na EPALE.

Multilinguismo

A EPALE está disponível em que línguas?

A EPALE está disponível nas 24 línguas da UE e cada versão linguística tem conteúdos únicos, com curadoria das várias equipas nacionais em toda a Europa. Além disso, a EPALE pode agora ser acedida em mais de 67 idiomas, graças à implementação do Google Translate.

O que disseram os utilizadores potenciais da EPALE sobre o multilinguismo?

A EPALE realizou um inquérito aos utilizadores em abril-maio de 2014 para conhecer os pontos de vista sobre os recursos propostos para a EPALE. O inquérito recebeu 1 914 respostas de 37 países e indicou que a maioria dos participantes se sentia confortável a usar o inglês. Não obstante, a EPALE é um sítio multilíngue e as páginas principais da plataforma estão disponíveis em 24 línguas e alguma informação essencial nas principais 6 línguas da UE (inglês, francês, alemão, italiano, polaco e espanhol).

Um inquérito instantâneo foi lançado em setembro de 2015 para consultar os utilizadores quanto à forma como viam a evolução futura da EPALE. Os utilizadores da EPALE só podiam responder uma vez ao inquérito e foi-lhes perguntado: “Como gostaria que a EPALE evoluísse no futuro?” As duas respostas possíveis eram:

  • Mais conteúdos traduzidos em mais línguas, nomeadamente notícias, eventos, entradas de blogue e recursos
  • Dar mais atenção às componentes comunitárias, nomeadamente pesquisa de parceiros e fóruns de discussão

O inquérito recebeu respostas de um total de 1 237 utilizadores. As respostas dividiam-se quase por igual com prevalência para ter mais conteúdos traduzidos. 57,6% dos inquiridos disseram que gostariam de ter conteúdos disponíveis em mais línguas enquanto 42,4% afirmaram que preferiam que fosse dada mais atenção às componentes comunitárias.

Um segundo inquérito aos utilizadores foi realizado em maio de 2016. O inquérito explorou como os inquiridos tinham tido conhecimento da plataforma EPALE, os motivos da sua visita, a frequência de utilização e a qualidade das informações prestadas. No final do período de inquérito, tinham sido recebidas 1 171 respostas. Mais de dois terços dos inquiridos (68%) declararam-se satisfeitos com a quantidade de conteúdos. Além disso, a maioria (94%) dos inquiridos considerava que os temas tratados na plataforma eram adequados e pertinentes.

Comunicações

Requisitos técnicos

Que navegador devo usar?

A EPALE pretende disponibilizar a informação ao maior número possível de utilizadores e não recomenda a utilização de este ou aquele pacote de software. Procuramos utilizar as últimas versões dos navegadores mais comuns e aproveitar as novas tecnologias que aplicam. Certifique-se de que possui a última versão do seu navegador.

Recomendamos a ativação do JavaScript no seu navegador. Certos serviços web requerem a ativação do sistema Java e a abertura de janelas pop-up.

A EPALE é compatível com W3C?

A EPALE cumpre certas normas web, nomeadamente HTML 4.01, XHTML 1.0 Transitional, SCA 2.1 e WAI A. Estas normas foram criadas pelo consórcio World Wide Web (W3C) para melhorar a acessibilidade à internet.