chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

EPALE - Ligações úteis

Comissão Europeia

Programa ERASMUS +

O programa Erasmus+ visa aumentar as qualificações e a empregabilidade, bem como modernizar a educação, a formação e o trabalho dos jovens. O Programa, com a duração de sete anos, terá um orçamento de €14.7 biliões, o que representa um aumento de 40% em relação aos níveis atuais, refletindo o compromisso da UE de investimento nessas áreas. O Programa Erasmus+ vai dar oportunidades a mais de 4 milhões de europeus para estudar, formar-se e adquirir experiência de trabalho e de voluntariado no estrangeiro.

 

Plataforma de resultados do projeto Erasmus+

A Plataforma de Resultados do Projeto Erasmus+ apresenta uma perspetiva global dos projetos financiados ao abrigo do programa Erasmus+ e dos seus predecessores. A plataforma dá acesso a informações sobre os projetos (descrições, financiamento, parceiros, resultados, dados para contacto) e realça as melhores práticas dos projetos e as histórias de sucesso (p. ex. projetos que se distinguiram em termos de relevância política, potencial de comunicação, impacto ou conceção).

 

EAC

A Direcção-Geral da Educação e da Cultura (DG EAC) é o organismo executivo da União Europeia responsável pela política de educação, cultura, juventude, línguas e desporto. A DG EAC também apoia estas matérias através de uma variedade de programas e projectos, nomeadamente, Europa Criativa e o Erasmus +.

 

EACEA

A Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA) é responsável pela gestão de partes específicas dos programas de financiamento da EU, nos domínios da educação, da cultura, do audiovisual, do desporto, da cidadania e do voluntariado.

 

Políticas Europeias para a Educação de Adultos

Agenda Digital para a Europa

Ligação para a subseção Educação da Agenda Digital para a Europa. A Agenda Digital para a Europa (DAE) visa ajudar os cidadãos e as empresas europeias a tirar o máximo proveito das tecnologias digitais. É a primeira de sete iniciativas emblemáticas da Estratégia Europa 2020, a estratégia da UE para melhorar o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

 

Política da UE para a Educação de Adultos

A educação de adultos é uma componente vital da política para a aprendizagem ao longo da vida, da Comissão Europeia. Compreende a aprendizagem formal, não-formal, e informal, tendo em vista a melhoria das competências básicas, a obtenção de novas qualificações, a melhoria das qualificações ou a requalificação para o emprego.

 

Europe 2020

A Europa 2020 é a estratégia, a dez anos, da União Europeia, para o crescimento e emprego, lançada em 2010. Trata-se de enfrentar as deficiências do nosso modelo de crescimento e  criar as condições para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

 

Glossários sobre Educação de Adultos

Confusing Conversations

Glossário online de termos fundamentais de educação para a cidadania, em alemão e Inglês.

 

Glossário Europeu da Educação de Adultos, Nível 1

Estudo sobre a Terminologia Europeia da Educação de Adultos, para uma linguagem e compreensão comuns e para a monitorização do setor, nível 1. Estudo encomendado pela Comissão Europeia, em 2008, e liderado pelo Centro Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Alfabetização de Adultos  (NRDC).

 

Glossário Europeu da Educação de Adultos, Nível 2

Estudo sobre a Terminologia Europeia da Educação de Adultos, para uma linguagem e compreensão comuns e para a monitorização do setor, nível 2.  Estudo    liderado pelo Centro Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Alfabetização de Adultos  (NRDC), para Comissão Europeia em 2008.

 

Terminologia da política europeia de educação e formação (2008)

ste glossário multilingue define 100 termos chave utilizados na política de educação e formação europeia. Está disponível em seis idiomas: Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Italiano e Português. É uma versão actualizada e aumentada da "Terminologia da política de formação profissional", de 2004.

 

Terminologia da política de formação profissional (2014)

Este glossário multilingue (2014) define 130 termos chave utilizados na política europeia de educação e formação. É uma versão aumentada e atualizada da "Terminologia da política europeia de educação e formação" (2008) e da "Terminologia da política de formação profissional" (2004). Considera as novas prioridades da política da União Europeia, principalmente no domínio da análise de necessidades de competências. As novas definições foram desenvolvidas com especialistas do Cedefop.

 

Terminologia das políticas de formação profissional - glossário multilingue para a Europa alargada (2004)

Este glossário define uma seleção de termos usados no âmbito da política de educação e formação profissional (EFP) na Europa. Destina-se a investigadores e profissionais e, em geral, a todas as pessoas envolvidas neste domínio. Está disponível em seis idiomas: Inglês, francês, alemão, checo, húngaro e polaco.