chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

Blogue

Em dezembro, a equipa finlandesa da EPALE realizou uma campanha de redação sobre o tema Voluntariado na Formação de Adultos [(fi) Vapaaehtoistoiminnan ääni]. O texto do blogue de Annika-Tahvanainen-Jaatinen: Explorar histórias de sucesso de voluntariado e formação liberal de adultos em Lelystad, Holanda ganhou a campanha.

Com o intuito de abranger grupos mais vulneráveis no acesso a uma qualificação, o Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja encontra-se envolvido, em parceria com o Estabelecimento Prisional de Beja, num projeto europeu: o I-MoToLe. De acordo com Paula Lança, coordenadora desta iniciativa, a motivação intrínseca destes adultos poderá ser um fator de sucesso tendo em vista a redução dos níveis de abandono escolar. A falta de retorno (financeiro e profissional) é também apontado por Fátima Chaveiro, coordenadora do Centro Qualifica, como um dos maiores entraves à qualificação.

 

28 de dezembro de 2018
by Ana Isa Figueira
(en)

A vida de Fábio Anjos começou a mudar radicalmente quando, com 22 anos, decidiu entrar num Centro Novas Oportunidades, depois de várias hesitações. Tinha desistido de estudar quando frequentava o 7.º ano de escolaridade. Trabalhou em “quase tudo” e foi já num Centro que concluiu o ensino básico. A seguir, fez um Curso de Educação e Formação de Adultos e nunca mais parou. Hoje, tem 33 anos e é técnico superior de educação especial na Ludoteca da Adroana, uma IPSS da Fundação Champagnat, em Alcabideche.

 

ANQEP: Como foi o seu percurso escolar?

28 de dezembro de 2018
by Ana Isa Figueira
(en)