chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

Sala de imprensa

An in-depth analysis of adult learning policies and their effectiveness in Europe

19/02/2016
Idioma: PT

A publicação An in-depth analysis of adult learning policies and their effectiveness in Europe, da responsabilidade da Comissão Europeia, avalia o desempenho de dez países europeus (Portugal, Áustria, República Checa, Dinamarca, Estónia, França, Hungria, Irlanda, Holanda e Espanha) no campo da educação e formação de adultos e identifica um conjunto de fatores de sucesso para uma política de educação de adultos eficaz.

O estudo teve como objetivo, a partir da análise aprofundada das políticas de educação de adultos e sua eficácia, construir um quadro analítico e uma ferramenta para avaliar as políticas de educação de adultos, com o intuito de ajudar os Estados-Membros a conceberem e implementarem mais eficazmente políticas de educação de adultos. Este quadro pode ser usado como modelo para orientar melhorias no desenho, análise, avaliação e monitorização das políticas de educação de adultos, a nível regional, nacional e internacional.

O estudo resume também os benefícios da educação de adultos para os próprios, para os empregadores e para a comunidade alargada. Ao nível dos adultos destacam-se benefícios como salários mais elevados, maior rendimento, melhor empregabilidade, maior bem-estar geral e melhor saúde. No que concerne aos empregadores, as empresas podem, por exemplo, aumentar o seu nível de inovação e o grau de motivação dos trabalhadores. Ao nível da comunidade poderá potenciar uma maior competitividade económica, com impacto no aumento do Produto Interno Bruto.

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn