chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

Sala de imprensa

Consulta pública sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais

11/05/2016
Idioma: PT
Document available also in: EN HR DE PL FR LT EL SK CS RO ET LV SL FI BG NL

A Comissão Europeia anunciou uma consulta pública sobre uma nova iniciativa, denominada Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

O objetivo do Pilar Europeu dos Direitos Sociais é definir um conjunto de princípios fundamentais, para o estabelecimento de mercados de trabalho e sistemas de segurança social mais eficientes e justos, na zona euro. Ainda que esta iniciativa se dirija aos países da zona euro, todos os Estados Membros da União Europeia são convidados a participar, caso assim o decidam.

A consulta pública vigorará até 31 de dezembro de 2016. Clique aqui para saber mais acerca da consulta pública e como participar.

 

Marianne Thyssen, Comissária para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, afirmou:

“O maior desafio do século XXI é o mutável mundo do trabalho. A globalização, a revolução digital e novos modelos de negócios têm um impacte sem precedentes na forma como trabalhamos. Temos de estar preparados para antecipar e influenciar estas tendências e desenvolvimentos.”

A Comissária acrescentou ainda: “Temos de nos questionar acerca das questões básicas: estão as políticas sociais da União Europeia e dos nossos Estados Membros adequadas ao século XXI? Como podemos tornar o modelo social Europeu à prova de futuro? Com a consulta que estamos hoje a lançar, estamos a dar o primeiro passo rumo a um Pilar Europeu dos Direitos Sociais."

 

Fonte: Direção Geral Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão

 

Share on Facebook Share on Twitter Share on Google+ Share on LinkedIn