chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

Sala de imprensa

2017: Ano da Educação de Adultos

02/02/2017
Idioma: PT

Tornar 2017 o Ano da Educação de Adultos é o mote da campanha que se encontra em marcha com o objetivo de celebrar o impacto e os benefícios da educação e formação de adultos.

Sob o lema “O poder e a alegria da educação”, este movimento visa demonstrar a forma como a educação de adultos pode melhorar a vida e as perspetivas dos cidadãos europeus, tanto a nível pessoal como profissional.

A campanha, dinamizada pela Associação Europeia para a Educação de Adultos (AEEA), além de contar com a colaboração de diversas organizações europeias que atuam nesta área, convida também todas as entidades ligadas à educação e formação de adultos na Europa a participarem na mesma através da partilha das suas iniciativas.

As comemorações desta efeméride baseiam-se num documento, intitulado “Manifesto para a Aprendizagem de Adultos no século XXI”, composto por sete tópicos que deverão ser abordados nas ações de promoção da campanha.

Cidadania ativa, democracia e participação; competências de vida para as pessoas; coesão social, equidade e igualdade; emprego e informatização; migração e alteração demográfica; sustentabilidade; e educação de adultos e políticas europeias são as temáticas englobadas neste documento estratégico.

Formas de adesão

Então, como podem as organizações interessadas participar nesta iniciativa?

Uma das hipóteses consiste na partilha de eventos, tais como seminários, congressos ou destaques na imprensa, organizados durante o ano de 2017.

Outra alternativa passa pela criação de links direcionados para um ou mais tópicos do Manifesto, ou através da criação de uma iniciativa que gire em torno deste documento.

A utilização do logotipo oficial da campanha e a utilização, nas redes sociais, da hashtag #YearAE2017 são outras das estratégias que visam a dinamização do Ano da Educação de Adultos.

Por último, é possível participar através da recolha e partilha (com a AEAE) das principais conclusões e de boas práticas, divulgadas em eventos.

O Ano da Educação de Adultos irá terminar em dezembro, com a realização de um evento na cidade de Bruxelas.

Share on Facebook Share on Twitter Epale SoundCloud Share on LinkedIn