chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up home circle comment double-caret-left double-caret-right like like2 twitter epale-arrow-up text-bubble cloud stop caret-down caret-up caret-left caret-right file-text

EPALE

Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

 
 

Blogue

Validação de competências adquiridas em trabalho voluntário através do Quadro Europeu de Qualificações (DE, EN, ES, IT, PT)

01/06/2016
by Barbara HILLER
Idioma: PT
Document available also in: DE EN ES BG IT FI

This blogpost is available in German, English, Italian, Spanish and Portugese.

por Prof. Dr. Karl-Heinz Gerholz e Silvia Zehr

Validação de competências adquiridas em trabalho voluntário através do Quadro Europeu de Qualificações

Por norma, as pessoas que realizam trabalho voluntário adquirem novas competências ou desenvolvem as suas próprias competências durante as atividades. O foco do projeto Destination eValidation (DesTeVa) da UE é o desenvolvimento de uma ferramenta online para a validação dessas competências adquiridas de modo informal.

«Organizar um dia de trabalho voluntário para a cidade», «Realizar um curso de dança num lar de idosos», «Ajudar crianças a aprender a ler à tarde», «Assumir a gestão de um campeonato desportivo juvenil» – estes são quatro exemplos de ações de trabalho voluntário, que refletem uma área clássica de aprendizagem informal. Por norma, as pessoas que realizam trabalho voluntário adquirem novas competências ou desenvolvem as suas próprias competências durante as atividades. O foco do projeto Destination eValidation (DesTeVa) da UE é o desenvolvimento de uma ferramenta online para a validação dessas competências adquiridas de modo informal, na área do trabalho voluntário (em inglês «volunteering»).

O projeto decorre desde outubro de 2014 e é financiado no âmbito do programa ERASMUS+.

O consórcio é composto por nove parceiros (Alemanha, Bulgária, Finlândia, Grã-Bretanha, Itália, Portugal, Roménia, Espanha, Turquia), que trabalham em conjunto no desenvolvimento e na concretização dos objetivos.

Tornar visível a aquisição de competências em trabalho voluntário com uma ferramenta online

Com a realização de atividades voluntárias adquirem-se e desenvolvem-se competências. Frequentemente, os voluntários desconhecem este facto, o que resulta na falta de valorização e reconhecimento adequados, especialmente no mercado de trabalho. Por conseguinte, o principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma ferramenta online com a ajuda da qual os trabalhadores voluntários possam refletir e registar as suas capacidades e competências adquiridas e torná-las visíveis a outros.

O que torna esta ferramenta especial é o facto de a visibilidade estar associada ao Quadro Europeu de Qualificações e/ou ao Quadro Nacional de Qualificações (DE) dos países parceiros participantes. Desta forma, é possível contribuir para o desenvolvimento contínuo de um espaço educativo europeu unificado.

Com a ferramenta online, não só é possível tornar visível as competências adquiridas no trabalho voluntário, mas os utilizadores também recebem feedback sobre o nível de competências em que podem ser inseridos no respetivo Quadro Nacional de Qualificações. Esta informação é relevante para identificar possibilidades de desenvolvimento individual contínuo. No entanto, até mesmo os potenciais empregadores podem obter informações relevantes sobre as capacidades dos voluntários.

Ponto de partida: quadro nacional e europeu de qualificações

Primeiro realizou-se uma análise estrutural do Quadro Nacional de Qualificações de cada país parceiro e da respetiva associação ao Quadro Europeu de Qualificações. Com base nessa avaliação foi desenvolvida uma matriz de níveis, onde foram tidas em consideração as competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida. Com base nisso, o consórcio desenvolveu o seguinte:

1. Perguntas de reflexão com o objetivo de incentivar os voluntários a pensar nas suas capacidades, a colocá-las em prática e a tomar consciência de como essas capacidades podem ajudá-los na sua vida privada e profissional. As perguntas de reflexão têm como base as competências-chave.

2. Perguntas para determinar o nível de competências associado ao Quadro Europeu de Qualificações.

3. Declarações adaptadas ao respetivo nível do QEQ e com o auxílio das quais se efetua uma autoavaliação e uma avaliação por parte de terceiros, sobre a medida em que determinado nível de competências foi atingido.

Desde as perguntas de reflexão, a autoavaliação e a avaliação por parte de terceiros até à obtenção do certificado

Os trabalhos de desenvolvimento resultaram numa ferramenta online, que inclui quatro passos graduais consecutivos. Primeiro, o utilizador regista as suas atividades até à data na respetiva área de trabalho voluntário e descreve-as o mais detalhadamente possível, com base em documentos concretos como, por exemplo, amostras de trabalhos, etc. A seguir, é necessário responder a perguntas de reflexão sobre cada uma das competências-chave (formato de pergunta aberta). Segue-se uma autoavaliação, em que se responde primeiro a quatro perguntas para se proceder à associação a um nível do QEQ. As declarações que se seguem remetem para o respetivo nível de competências no QEQ ou no QNQ. Os voluntários realizam então autoavaliações sobre diversas afirmações em cada área de competências. Por fim, os voluntários podem receber uma avaliação dos colegas. Podem, por exemplo, convidar os seus superiores ou colegas por e-mail, que depois realizam igualmente uma avaliação com base nas declarações. Todas as informações são depois resumidas e apresentadas, de forma organizada, num portefólio pessoal. Se forem preenchidas determinadas condições (nomeadamente o preenchimento completo do questionário, a confirmação do nível selecionado com base nas declarações, um determinado número de avaliações de colegas, etc.), é concedido um certificado correspondente.

 Vamos começar!

Em http://validationforvolunteers.eu poderá formar uma ideia sobre o projeto e encontrará uma hiperligação para a versão de teste da ferramenta online. Está previsto que no fim do projeto (novembro de 2016) a ferramenta online seja disponibilizada a todos os voluntários interessados na Europa. A ideia é criar uma consciência das competências que são adquiridas no âmbito das atividades de voluntariado e chamar a atenção para a necessidade de validar essas competências. Para sensibilizar e chegar às partes interessadas relevantes, durante o período do projeto, são organizados seminários nacionais e conferências transnacionais e são realizadas inúmeras outras atividades de divulgação. Está cordialmente convidado a participar nestes eventos.

O Prof. Dr. Karl-Heinz Gerholz iniciou o projeto descrito na Universidade de Paderborn, como professor assistente. Desde o semestre de verão de 2016, o Sr. Gerholz leciona a cadeira de Economia na Universidade de Bamberg. Apesar da mudança, continua empenhado e ativo no projeto. Silvia Zehr supervisiona o projeto enquanto assistente de investigação.

 

 

Share on Facebook Share on Twitter Share on Google+ Share on LinkedIn
Refresh comments Enable auto refresh

Apresentando 1 - 4 de 4
  • Retrato de David Mallows

    Many thanks Christian

  • Retrato de Christian BERNHARD-SKALA

    Dear Lynne and David,

    the link of the beta version works now!

    Best,

    Christian

  • Retrato de Lynne Thompson

    Hi,

    Article very interesting, especially as I have been involved with technology volunteering here in the UK and helping volunteers gain qualifications. As David Mallows mentions, I tried the link to  the beta test (tool.validationforvolunteer.com) on three different web browsers, Internet Explorer, Chrome and Firefox same results not able to find webpage.

     

    Please let me know when this has been fixed thank you.

  • Retrato de David Mallows

    Thank you for this blog and for the link to the project website. Helping volunteers '...to reflect, to document and to visualize the competences they have gained' seems an excellent way of encouraging (and understanding) volunteering.

    One small point: I tried to use the online tool, but the link doesn't appear to be working. 

    Best wishes

    David