COMO FUNCIONA O SELFIE

PASSO 1

Se pretender utilizar o SELFIE na sua escola, o primeiro passo consiste em designar uma pessoa ou uma pequena equipa para coordenar o exercício.

PASSO 2
Os coordenadores escolares:
registam a escola na plataforma SELFIE, fornecendo informações básicas, tais como o tipo de escola (por exemplo, primária ou secundária), o tamanho e a localização da escola
escolhem a calendarização para o exercício dada SELFIE
selecionam os participantes (por exemplo, o grupo de alunos).
PASSO 3

Para além das afirmações e perguntas definidas, pode selecionar ou adicionar itens que correspondam às necessidades e ao contexto da sua escola.

PASSO 4

Os coordenadores convidam os alunos, professores e dirigentes escolares/diretores da escola a participarem no SELFIE de uma forma anónima. Demora cerca de 30 minutos a responder às perguntas. Os professores e dirigentes escolares podem responder no momento que considerem mais oportuno. No caso dos alunos, recomendamos incluir o processo de resposta como parte de uma aula.

PASSO 5

Quando os participantes tiverem concluído o questionário, o SELFIE gera um relatório destinado à escola, mostrando os resultados agregados de uma forma visual e interativa. Esses resultados são inteiramente anonimizados. O relatório pertence à escola e só a escola pode aceder ao mesmo.

PASSO 6

Pode utilizar as conclusões do SELFIE para iniciar um debate sobre a forma como as tecnologias apoiam o ensino, a aprendizagem e a avaliação dos alunos na sua escola. Esse debate pode ajudar a formular um plano de ação e a definir prioridades.

PASSO 7

Pode repetir a avaliação periodicamente, por forma a avaliar o progresso e constatar onde é necessário tomar mais medidas.