×

Agradecemos a sua visita ao novo sítio sobre educação e formação. A maioria das páginas só está atualmente disponível em inglês. As outras páginas estão a ser traduzidas para as restantes 23 línguas oficiais da UE e serão atualizadas assim que as traduções estiverem disponíveis.

Recursos de aprendizagem em linha sobre o coronavírus: Projetos financiados pela UE

Poderá, durante o surto de COVID-19, encontrar recursos e ferramentas em linha fornecidos por projetos financiados pela UE e destinados a alunos, professores e educadores.

Projetos financiados pela UE

«EduHack»

O EduHack é um programa de reforço de capacidades destinado a educadores universitários que pretendam aprender a produzir experiências de aprendizagem com base digital e experimentar abordagens e instrumentos inovadores. 
EduHack

«Penji protects the planet» (Penji protege o planeta)

Descubra esta atividade lúdica de aprendizagem que ensina aos alunos do ensino básico e secundário a importância da sustentabilidade ambiental.
Penji protects the planet (requer o descarregamento da aplicação)

«Bio talent»

Em consonância com os objetivos da Estratégia da UE de 2020 no sentido de criar um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, o projeto Bio Talent desenvolveu um programa de formação inovador e misto em matéria de aprendizagem eletrónica em linha.

«BINGO»

Explore dois vídeos educativos que explicam os métodos de biocontrolo através de um vídeo com desenhos animados e de grandes planos espetaculares de insetos minúsculos. Este projeto recebeu financiamento das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) da UE.
BINGO

«Yummy Physics»

Consulte esta série de vídeos sobre a física dos alimentos. Este projeto é financiado pelas Ações Marie Skłodowska-Curie da UE (MSCA).
Yummy Physics (série de vídeos)

«Sundial»

Descubra cinco lições de astronomia em linha, disponíveis em inglês e neerlandês, para professores do ensino primário. Cada lição inclui sugestões de objetivos de ensino e materiais imprimíveis. O projeto Sundial recebeu financiamento das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) da UE.

«Open Mind»

O projeto Open Mind visa promover o empreendedorismo social entre as alunas e as estudantes sem formação empresarial através de um curso aberto em linha, inovador e sob a forma de jogos.
Open Mind

«Moby Click»

Descubra materiais de aprendizagem eletrónica que apoiam o desenvolvimento da aprendizagem assistida por tecnologias.
Moby Click (pode ser necessário registar-se)

«Code n’ Social»

Descubra esta plataforma interativa de aprendizagem que dá acesso a um ensino de qualidade no domínio das TIC, incluindo programação e competências tecnológicas básicas, destinada às pessoas em risco de pobreza e exclusão social (AROPE).
Code n’ Social (registo obrigatório)

Projeto «CREATIONS»

O projeto CREATIONS, financiado pela UE, desenvolve abordagens criativas e motivadoras ao ensino da ciência a partir da arte. 
Projeto CREATIONS (pode ser necessário registar-se)

Iniciativa «Go-Lab»

A iniciativa Go-Lab facilita a utilização de laboratórios em linha e de aplicações de aprendizagem por indagação para a educação científica nas escolas. Este projeto recebeu financiamento do programa Horizonte 2020 da UE.
Iniciativa «Go-Lab»

«Scientix»

O Scientix promove e apoia a colaboração à escala europeia entre os professores de CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), os investigadores no domínio da educação, os decisores políticos e outros profissionais do ensino nas áreas das CTEM. Este projeto recebeu financiamento do programa Horizonte 2020 da UE.

«Up2U»

O projeto Up2U visa melhorar a aprendizagem em linha nas escolas secundárias, oferecendo um ambiente de aprendizagem e ferramentas para a criação de cursos, o armazenamento de conteúdos e a participação remota nas aulas. O «OpenUp2U» é uma iniciativa no âmbito do projeto Up2U. Este projeto recebeu financiamento do programa Horizonte 2020 da UE. 
Iniciativa OpenUp2U

Recursos para a aprendizagem de línguas **

A Comissão Europeia coopera com o Centro Europeu de Línguas Modernas (CELM) do Conselho da Europa para promover o multilinguismo e o acesso a um ensino de qualidade em matéria de línguas para todos os alunos, incluindo os mais vulneráveis. Descubra uma seleção de recursos para alunos, pais e professores de línguas.

«Projeto Toy»

O curso em linha «Together Old and Young: An Intergenerational Approach» visa juntar adultos mais velhos e crianças pequenas (entre os 4 e os 8 anos) para partilharem conhecimentos, competências e valores e para se divertirem em conjunto.
Projeto Toy

«Mutual Open and Online Skills» (MOOS)

Os objetivos deste projeto consistem em melhorar a utilização das TCI e dos recursos de aprendizagem em linha no currículo das escolas secundárias europeias com o intuito de estimular novas abordagens da aprendizagem.
MOOS learning platform (registo obrigatório)

Rede Europeia de Ensino à Distância e Aprendizagem em Linha (EDEN)

A EDEN (Rede Europeia de Ensino à Distância e Aprendizagem em Linha) tem por objetivo levar os profissionais da aprendizagem à distância e em linha a partilhar conhecimentos e a melhorar a compreensão entre si. A rede visa promover políticas e práticas na Europa e fora dela.
EDEN

Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância (EADTU)

A Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância (EADTU) é a principal associação institucional da Europa no ensino superior em linha aberto e flexível. Está no centro da agenda de modernização das universidades europeias.


* Salvo indicação em contrário, os projetos receberam financiamento ao abrigo do programa Erasmus+ da UE. 
** As TIC em apoio das atividades de ensino e aprendizagem de línguas (ICT-REV) e a iniciativa «Apoiar as salas de aula multilingues» foram cofinanciadas pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+.

Conteúdos relacionados

Erasmus+: Efeitos do coronavírus

Descubra de que forma o coronavírus está a afetar as atividades do programa Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade, quais são as alterações ocorridas e quais os apoios disponíveis.
Perguntas frequentes (FAQ) dos participantes e dos beneficiários

Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA): Efeitos do coronavírus

A Comissão Europeia está a envidar todos os esforços para fornecer informações atualizadas relativamente ao impacto da pandemia de coronavírus sobre os bolseiros e os projetos MSCA.
Coronavírus: informações para a comunidade MSCA

Plataforma de Resultados dos Projetos Erasmus+

Descubra os recursos e as ferramentas que promovem uma aprendizagem inovadora, aberta e à distância, criados por projetos financiados ao abrigo do programa Erasmus+.
Plataforma de Resultados dos Projetos Erasmus+