Monitor da Educação e da Formação

O Monitor é a principal publicação anual da Comissão sobre educação e formação na União Europeia.

O que é o Monitor da Educação e da Formação?

Pelo nono ano consecutivo, o Monitor da Educação e da Formação reúne um vasto leque de dados que ilustram a evolução dos sistemas nacionais de educação e formação em toda a União Europeia (UE).

O Monitor mede os progressos realizados pelos países para atingir as metas do quadro estratégico Educação e Formação 2020 (EF 2020), que promove a cooperação europeia nestes domínios e contém informações sobre as medidas adotadas para abordar questões relacionadas com a educação no âmbito do processo do Semestre Europeu.

Também sugere reformas políticas para aumentar a reatividade dos sistemas nacionais de educação e formação às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.

Além disso, ajuda a identificar os domínios da educação e formação e as competências que devem beneficiar de financiamento da UE ao abrigo do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), o orçamento da UE a longo prazo.

O Monitor contém uma comparação entre países e 27 relatórios nacionais pormenorizados.

Edição de 2020

A Comissária Mariya Gabriel anunciou o Monitor da Educação e da Formação de 2020 na conferência DigiEduHack, em 12 de novembro de 2020.

A edição deste ano do Monitor da Educação e da Formação é o último do quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação (EF 2020) que agora termina. Desde o estabelecimento dos indicadores de referência da UE em 2009, os países europeus realizaram grandes progressos no sentido de uma maior participação na educação.

O tema principal do Monitor de 2020 é a educação digital e a competência digital. Aborda igualmente as consequências do encerramento de escolas e do ensino à distância causados pela crise de COVID-19.

No entanto, cerca de 20 % dos alunos com 15 anos de toda Europa continuam em risco de pobreza educativa, dado não possuírem competências básicas em literacia e matemática nem conhecimentos suficientes nas disciplinas científicas. 

As publicações do Monitor da Educação e da Formação de 2020 (relatórios da UE e por país, resumo, ficha informativa da UE, infografias da UE, folheto sobre os indicadores de referência da UE e conjuntos de dados, mapas e gráficos personalizáveis do Eurostat) estão disponíveis em inglês e nas respetivas línguas nacionais num formato HTML acessível no sítio Web do Serviço das Publicações da União Europeia.

Mais informações

Para mais informações sobre o comunicado de 2020, consulte o comunicado de imprensa da Comissão.

Leia a versão integral do Monitor da Educação e da Formação de 2019.

O sítio Web do Eurostat disponibiliza conjuntos de dados, mapas e gráficos atualizados e personalizáveis relativos aos indicadores de referência da UE no domínio da educação e da formação.

A rede Eurydice publica informações sobre as políticas e os sistemas nacionais de educação nos países da UE, bem como relatórios comparativos sobre temas específicos, indicadores e estatísticas (incluindo indicadores estruturais para o acompanhamento dos sistemas de educação e de formação na Europa).

Se tiver perguntas sobre o Monitor, contacte: eac-monitor@ec.europa.eu.