Monitor da Educação e da Formação

O Monitor é a principal publicação anual da Comissão sobre educação e formação na UE.

O que é o Monitor da Educação e da Formação?

Na sua edição de 2019, pelo oitavo ano consecutivo, o Monitor da Educação e da Formação reúne um vasto leque de dados que ilustram a evolução dos sistemas nacionais de educação e formação em toda a União Europeia (UE).

O Monitor mede os progressos realizados pelos países para atingir as metas do quadro estratégico Educação e Formação 2020 (EF 2020), que promove a cooperação europeia nestes domínios, e contém informações sobre as medidas adotadas para abordar questões relacionadas com a educação no âmbito do processo do Semestre Europeu.

Também sugere reformas políticas para aumentar a reatividade dos sistemas nacionais de educação e formação às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.

Além disso, ajuda a identificar os domínios da educação, formação e competências que devem beneficiar de financiamento da UE ao abrigo do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), o orçamento da UE a longo prazo.

O Monitor contém uma comparação entre países e 28 relatórios pormenorizados por país.

Edição de 2019

O Comissário Tibor Navracsics apresentou o Monitor da Educação e da Formação de 2019 na segunda Cimeira Europeia da Educação, em 26 de setembro de 2019.

Os professores estão no centro da última edição, sendo considerados como o fator com maior impacto na aprendizagem dos alunos em ambiente escolar.

Utilizando novos dados, o Monitor põe em destaque os desafios comuns que os países da UE enfrentam para atrair e manter os melhores profissionais de ensino. Estes desafios deverão adquirir uma maior importância ao longo da próxima década, durante a qual se prevê uma vaga de reformas de professores experientes.

A edição deste ano do Monitor da Educação e da Formação assinala os dez anos do lançamento do quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação – EF 2020. Desde o estabelecimento dos indicadores de referência da UE em 2009, os países europeus realizaram grandes progressos no sentido de uma maior participação na educação.

No entanto, cerca de 20 % dos alunos com 15 anos de toda Europa continuam em risco de pobreza educativa, dado não possuírem competências básicas em literacia e matemática nem um conhecimento suficiente das disciplinas científicas. Entra as áreas prioritárias adicionais a acompanhar, estão as competências linguísticas e a educação de adultos, os professores, o investimento no ensino e na formação, o ensino das TIC, o enpreendedorismo na educação e o ensino e formação profissionais (EFP).

Apresenta-se a seguir uma lista das publicações (relatórios sobre a UE e por país, fichas de informação, infografias, folheto sobre os índices de referência da UE e conjuntos de dados, mapas e gráficos personalizáveis) relacionadas com a edição de 2019 do Monitor, disponíveis em inglês e nas línguas nacionais relevantes. 

 

Descarregar documentos

Relatório sobre a UE
Relatório do Monitor da Educação e da Formação (análise da UE) (em inglês)
Relatório sobre a UE – Resumo
Principais pontos do relatório do Monitor da Educação e da Formação (análise da UE) e dos relatórios por país (8 pp)
Ficha de informação sobre a UE
Apresentação do Monitor da Educação e da Formação de 2019 (documento de duas páginas em inglês)
Infografias sobre a UE
Infografias sobre os indicadores de referência da UE no domínio da educação e da formação (em todas as línguas da UE)
Todos os relatórios por país reunidos num único documento
Os 28 relatórios por país reunidos num único documento (em inglês)
Relatórios por país, fichas de informação e infografias (por país)
Relatórios por país, fichas de informação e infografias (em inglês)
Folheto sobre os indicadores de referência da UE
Apresentação dos dados por país e a nível da UE para os indicadores de referência da UE no domínio da educação e da formação (documento de duas páginas em alemão, francês e inglês)

Mais informações

Leia o Monitor da Educação e da Formação de 2018 (versão integral).

O sítio do Eurostat disponibiliza conjuntos de dados, mapas e gráficos atualizados e personalizáveis relativos aos indicadores de referência da UE no domínio da educação e da formação.

A rede Eurydice publica informações sobre as políticas e os sistemas nacionais de educação nos países da UE, bem como relatórios comparativos sobre temas específicos, indicadores e estatísticas (incluindo indicadores estruturais para o acompanhamento dos sistemas de educação e de formação na Europa).

Para perguntas sobre o Monitor, contacte: eac-monitor@ec.europa.eu.