Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) é um organismo independente da UE com sede em Budapeste, na Hungria. A sua missão é reforçar a capacidade de inovação da UE e dos seus Estados-Membros para dar resposta aos desafios com que se confrontam as sociedades atuais, a fim de fomentar o crescimento e criar emprego.

De que se trata?

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) é um organismo independente da UE com sede em Budapeste, na Hungria. A sua missão é reforçar a capacidade de inovação da UE e dos seus Estados-Membros para dar resposta aos desafios com que se confrontam as sociedades atuais, a fim de fomentar o crescimento e criar emprego.

O EIT é parte integrante do Horizonte 2020, o programa-quadro de investigação e inovação da UE, o que lhe permite funcionar em parceria com outras iniciativas e programas europeus.

O que foi feito até à data?

O EIT criou oito Comunidades de Conhecimento e Inovação (CCI), estando prevista a criação de mais duas. Estas comunidades apoiam a inovação e o empreendedorismo e exploram novas formas de colaboração entre o ensino superior, a investigação e as empresas.

As CCI atuais dizem respeito aos seguintes domínios:

  • alterações climáticas (EIT Climate-KIC)
  • energia sustentável (EIT InnoEnergy)
  • tecnologias digitais (EIT Digital)
  • vida saudável e envelhecimento ativo (EIT Health)
  • matérias-primas (EIT RawMaterials)
  • alimentação para o futuro (Food4Future) (EIT Food)
  • Mobilidade urbana – transportes urbanos inteligentes, ecológicos e integrados
  • Indústria transformadora de valor acrescentado – reforçar e aumentar a competitividade da indústria transformadora europeia

Desde a sua criação, o EIT e as suas CCI reuniram mais de 1000 parceiros de toda a Europa e de outras partes do mundo, apoiaram mais de 300 jovens empresas inovadoras, incubaram mais de 1200 ideias empresariais e lançaram mais de 400 novos produtos e serviços. Mais de 1200 estudantes concluíram programas de mestrado e doutoramento com o rótulo do EIT, prevendo-se que, até 2020, mais 5000 lhes sigam o exemplo.

Ficha informativa sobre o EIT

Quais as próximas etapas?

A proposta da Comissão Europeia (CE) que cria o Horizonte Europa, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação para o período 2021-2027, propõe o orçamento do EIT para o próximo período, bem como a sua fundamentação, incluindo o valor acrescentado da intervenção da UE, as áreas de intervenção, as grandes linhas de atividade e os indicadores de desempenho. No entanto, a proposta relativa ao Horizonte Europa não fornece a base jurídica para a continuação do EIT para além de 2020. Por conseguinte, o Regulamento EIT está atualmente a ser revisto, em especial as disposições relacionadas com:

  • a missão do EIT
  • os seus objetivos e tarefas
  • os seus órgãos e atividades e a seleção das CCI
  • os seus recursos financeiros e disposições relacionadas com a programação e relatórios

Juntamente com a proposta de revisão do Regulamento que estabelece o EIT, será apresentada uma proposta relativa a um novo Programa Estratégico de Inovação do EIT para o período 2021-2027.

A avaliação de impacto que acompanhará as propostas da Comissão Europeia relativas à revisão do Regulamento EIT e ao Programa Estratégico de Inovação do EIT para o período 2021-2027 basear-se-á numa quantidade considerável de elementos de prova recolhidos nos últimos anos.