O empreendedorismo na educação
A promoção de um espírito empreendedor entre os cidadãos, as empresas e as organizações da UE é um objetivo político fundamental da UE e dos seus Estados-Membros.

O que faz a UE para promover a educação para o empreendedorismo?

O empreendedorismo é uma competência valiosa para os cidadãos da UE, tanto para o seu desenvolvimento pessoal como profissional. A educação para o empreendedorismo desempenha um papel fundamental para assegurar a competitividade da Europa e o crescimento contínuo da economia europeia.

A promoção do empreendedorismo no ensino, enquanto competência essencial, incentiva os cidadãos da UE a serem empreendedores, a formularem soluções inovadoras para problemas societais e a conceberem produtos com valor acrescentado numa perspetiva socioeconómica.

O programa Erasmus+ inclui uma série de ações de apoio ao empreendedorismo, dirigidas tanto a pessoas que estudam ou seguem uma formação como a pessoas que participam em projetos de parcerias estratégicas no estrangeiro. A UE formulou um conjunto de orientações para apoiar a promoção do empreendedorismo no ensino e na formação.

Além disso, foram criados vários instrumentos para apoiar o desenvolvimento de um espírito empreendedor entre os cidadãos da UE, como o HEInnovate dirigido às instituições de ensino superior.