Espaço Europeu da Educação

A Comissão está a desenvolver iniciativas para ajudar a criar um Espaço Europeu da Educação que permita a todos os jovens beneficiar da melhor educação e formação, e encontrar emprego em toda a Europa.

Students of all ages studying

Rumo a um Espaço Europeu da Educação

Os países da UE têm um interesse comum em aproveitar todo o potencial da educação e da cultura como motor da criação de emprego, do crescimento económico e da coesão social reforçada, e como meio de expressão da identidade europeia em toda a sua diversidade. 

A Comissão está a elaborar iniciativas com vista à criação de um Espaço Europeu da Educação. O objetivo desta estratégia é que, em toda a UE: 

Como está a UE a trabalhar para concretizar um Espaço Europeu da Educação? 

A Comissão apresentou um primeiro pacote de medidas relativas a: 

Na sua comunicação Construir uma Europa mais forte: o papel das políticas para a juventude, educação e cultura, a Comissão propõe um segundo pacote de iniciativas, destacando o papel da educação, da juventude e da cultura na construção do futuro da Europa. A comunicação vem na sequência do repto lançado à Comissão pelos dirigentes europeus nas Conclusões do Conselho Europeu de dezembro de 2017

A comunicação descreve a visão da Comissão de construir um Espaço Europeu da Educação, combinando:

A comunicação descreve igualmente as iniciativas em curso para a criação de Universidades Europeias e de um Cartão Europeu de Estudante. Este pacote de iniciativas inclui propostas de recomendações do Conselho relativas a:

A recomendação do Conselho relativa a uma abordagem global para o ensino e a aprendizagem de línguas foi adotada pelos ministros da Educação na reunião do Conselho de 22 de maio de 2019, em Bruxelas.