×

Agradecemos a sua visita ao novo sítio sobre educação e formação. A maioria das páginas só está atualmente disponível em inglês. As outras páginas estão a ser traduzidas para as restantes 23 línguas oficiais da UE e serão atualizadas assim que as traduções estiverem disponíveis.

Espaço Europeu da Educação

Nesta perspetiva, a Comissão Europeia está a desenvolver iniciativas com vista à criação de um Espaço Europeu da Educação, que refletem a sua ambição de dar a todos os jovens a possibilidade de receber a melhor educação e formação possíveis e de encontrar trabalho em todo o continente.

Students of all ages studying

Rumo a um Espaço Europeu da Educação

Os países da UE têm um interesse comum em aproveitar ao máximo o potencial da educação e da cultura como motor da criação de emprego, do crescimento económico e da justiça social, bem como como um meio de expressão da identidade europeia em toda a sua diversidade.

Nesta perspetiva, a Comissão Europeia está a desenvolver iniciativas com vista à criação de um Espaço Europeu da Educação, que refletem a sua ambição de dar a todos os jovens a possibilidade de receber a melhor educação e formação possíveis e de encontrar trabalho em todo o continente. O objetivo é que, na Europa: 

  • por norma, os jovens façam uma estadia no estrangeiro para fins de estudo e aprendizagem 
  • os diplomas do ensino secundário e superior sejam mutuamente reconhecidos por todos os países 
  • a regra passe a ser conhecer duas línguas, para além da língua materna
  • todas as pessoas tenham acesso a uma educação de elevada qualidade, independentemente da sua origem socioeconómica
  • as pessoas tenham um forte sentimento de identidade europeia e tenham consciência do património cultural da Europa e da sua diversidade

O que faz a Comissão no sentido de concretizar um Espaço Europeu da Educação? 

Em janeiro de 2018, a Comissão apresentou um primeiro pacote de medidas, que incidem nos seguintes aspetos:

A Comissão apresentou recentemente um segundo pacote de iniciativas.

Na sua comunicação , a Comissão destaca o importante papel da educação, da juventude e da cultura na construção do futuro da Europa. A comunicação vem na sequência dos convites que foram lançados à Comissão pelos dirigentes europeus no Conselho Europeu de dezembro de 2017 (ver conclusões) e descreve a sua visão de criar um Espaço Europeu da Educação assente na combinação de:

A comunicação descreve igualmente as iniciativas em curso relativas às universidades europeias e a um Cartão Europeu de Estudante.

Este pacote de iniciativas também inclui propostas de Recomendações do Conselho relativas às seguintes questões: