Plano de Ação para a Educação Digital -Ação 2

Recomendação do Conselho para a aprendizagem mista no ensino primário e secundário.

#DEAP #EUDigitalEducation

A pandemia de COVID-19 levou à utilização súbita e em larga escala de práticas de aprendizagem digital. O leque de soluções postas em prática para assegurar a continuidade do ensino e da formação é vasto e inclui práticas de baixa e alta tecnologia, com acentuadas diferenças entre as regiões e os Estados-Membros da União Europeia (UE). 

Níveis mais elevados de capacidade digital e experiência com formas alternativas e flexíveis de aprendizagem conduziram a respostas mais rápidas e eficazes. 

Os dados revelam diferenças entre os níveis de educação e formação e os setores. Na maioria dos casos, as instituições de ensino superior prosseguiram virtualmente as suas aulas, ao passo que muitas escolas do ensino primário e secundário não dispunham de conhecimentos especializados e tiveram dificuldade em oferecer oportunidades de aprendizagem à distância e em linha a todos os seus alunos. 

Neste contexto, a proposta de recomendação do Conselho define a forma de combinar eficazmente diferentes ambientes de aprendizagem e instrumentos para aumentar a inclusividade e a flexibilidade do ensino primário e secundário escolar à distância e em linha.

Objetivos

Com base nos ensinamentos retirados da pandemia de COVID-19, a Comissão Europeia propôs uma recomendação do Conselho com o objetivo de desenvolver um entendimento comum a nível da UE de abordagens eficazes, inclusivas e participativas da aprendizagem à distância, em linha e mista. 

O objetivo é apoiar os Estados-Membros na adaptação dos seus sistemas de ensino escolar a fim de serem mais flexíveis e inclusivos de uma vasta gama de métodos pedagógicos, ferramentas tecnológicas, necessidades dos aprendentes e circunstâncias em mutação.

Contacte-nos

Se estiver interessado em obter mais informações sobre esta ação, pode entrar em contacto com
EAC-DIGITALEDUCATION@ec.europa.eu.

Siga @EUDigitalEdu no Twitter para conhecer as últimas notícias e desenvolvimentos desta ação e todo o Plano de Ação para a Educação Digital.


Imagem do cabeçalho: © União Europeia, 2021.