×

Agradecemos a sua visita ao novo sítio sobre educação e formação. A maioria das páginas só está atualmente disponível em inglês. As outras páginas estão a ser traduzidas para as restantes 23 línguas oficiais da UE e serão atualizadas assim que as traduções estiverem disponíveis.

A educação e a formação na UE

Embora a responsabilidade pelos sistemas de educação e de formação incumba aos Estados-Membros, a UE apoia e complementa as suas iniciativas .

A UE considera que o avanço contínuo da educação e da formação se reveste da maior importância. O acesso generalizado a uma educação e formação de qualidade é um motor do crescimento económico e da coesão social, sendo indispensável ao aumento da investigação e da inovação, e melhora exponencialmente as perspetivas de desenvolvimento pessoal dos cidadãos.

Na UE, a organização e o funcionamento dos sistemas de educação e formação estão a cargo de cada país. Para informações pormenorizadas sobre os sistemas educativos nacionais, consulte o sítio Eurydice. Embora a responsabilidade pelos sistemas de educação e de formação incumba a cada país, a UE apoia e complementa as suas capacidades. Concretamente, a UE apoia os países da UE mediante a cooperação política (através do quadro estratégico «EF 2020») e alguns instrumentos de financiamento, como o programa Erasmus+ e os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

A UE participa também na criação de um Espaço Europeu da Educação, destinado a reforçar os resultados escolares e a mobilidade para fins de aprendizagem, promover valores comuns e facilitar o reconhecimento mútuo dos diplomas além-fronteiras. A educação e a formação constituem um aspeto fundamental da agenda socioeconómica mais alargada da UE, que abrange, entre outros, a Estratégia Europa 2020 e o Semestre Europeu, o ciclo de coordenação das políticas económicas dos Estados-Membros.

Para outros recursos úteis da UE, visite o sítio do Serviço das Publicações da UE.