×

Agradecemos a sua visita ao novo sítio sobre educação e formação. A maioria das páginas só está atualmente disponível em inglês. As outras páginas estão a ser traduzidas para as restantes 23 línguas oficiais da UE e serão atualizadas assim que as traduções estiverem disponíveis.

Suplemento ao diploma

O suplemento ao diploma é um documento que acompanha um diploma de ensino superior, fornecendo uma descrição uniformizada da natureza, do nível, do conteúdo e da situação dos estudos concluídos pelo seu titular.

O que é o suplemento ao diploma?

O suplemento ao diploma é produzido por instituições de ensino superior segundo as normas acordadas pela Comissão, pelo Conselho da Europa e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). É também parte dos instrumentos de transparência do quadro Europass

O suplemento ao diploma é concebido como um auxílio para apoiar o reconhecimento das qualificações académicas . O suplemento ao diploma é um instrumento importante do Espaço Europeu do Ensino Superior para os licenciados, a fim de assegurar que os seus diplomas são reconhecidos pelas instituições de ensino superior, pelas autoridades públicas e pelos empregadores nos seus países de origem e no estrangeiro. No entanto, não equivale a um curriculum vitae nem substitui a qualificação original.

O suplemento ao diploma contém oito secções que fornecem informações sobre: 

  • titular da qualificação
  • tipo de qualificação e instituição de origem
  • nível de qualificação
  • conteúdo do curso e resultados obtidos
  • função da qualificação
  • autenticação do suplemento
  • informação sobre o sistema nacional de ensino superior em causa (fornecida pelos Centros Nacionais de Informação sobre o Reconhecimento Académico - NARIC)
  • outras informações relevantes

Os estudantes dos países que participam no Processo de Bolonha têm o direito de receber o suplemento ao diploma gratuitamente, de forma automática, em qualquer uma das principais línguas europeias. 

Quais são as vantagens? 

O suplemento ao diploma torna mais fácil aos estudantes comparar as qualificações e os programas de estudos entre países europeus. Nele se encontra uma descrição pormenorizada dos estudos concluídos e uma indicação das competências adquiridas para concluir o curso. 

O suplemento pode também facilitar o acesso dos seus titulares ao emprego e a outras oportunidades de estudo no estrangeiro, reforçando o reconhecimento das qualificações académicas por parte das instituições de ensino superior e dos empregadores a nível internacional.

Para as instituições de ensino superior, oferece um maior reconhecimento das qualificações académicas que proporcionam. Melhora a visibilidade das instituições, tanto por parte de outras instituições de ensino superior como de empregadores. O suplemento também contribui para salvaguardar a autonomia institucional dos estabelecimentos de ensino superior, proporcionando um quadro comum para o reconhecimento das qualificações académicas, e ajuda a reduzir os encargos administrativos com que muitas instituições se deparam.