Digital Agenda for Europe
A Europe 2020 Initiative

e-Mark U Trust - PT

Article
É um jovem artista ou designer? Estamos à procura de um novo símbolo para identificar os serviços em linha mais seguros e fiáveis. Junte-se a nós, enviando a sua ideia para o concurso e-Mark U Trust, a sua criação poderá aparecer nos sítios Web fiáveis em toda a Europa, não perca esta oportunidade!
Share this

Em que consiste o concurso e-Mark U Trust?

Procuramos um símbolo completamente novo para indicar aos utilizadores da Internet que podem ter confiança num serviço em linha, ao efetuar uma transação eletrónica. Deverá conceber um símbolo destinado a distinguir os serviços de confiança eletrónicos qualificados.

Se é um jovem artista ou designer, participe no nosso concurso e-Mark U Trust e envie-nos a sua criação. O projeto que vencer aparecerá em numerosos sítios Web de prestadores de serviços de confiança qualificados em todos os 28 países da UE, e o vencedor receberá 5 000 euros!

O que são serviços de confiança eletrónicos qualificados?

Se for estudar para o estrangeiro, terá de efetuar diversos procedimentos administrativos ao chegar ao seu novo país da UE. Existindo serviços de confiança eletrónicos qualificados, não há necessidade de se deslocar  aos serviços de administração local ou universitários, pode inscrever-se em linha no curso universitário ou registar-se em linha junto das autoridades locais.

Necessita de assinar um documento? NÃO HÁ PROBLEMA, pode fazê-lo com uma assinatura eletrónica! Precisa de o apresentar dentro de um prazo específico? NÃO HÁ PROBLEMA, um carimbo eletrónico da hora provará que foi apresentado a tempo! Necessita de um comprovativo ou aviso de receção? NÃO HÁ PROBLEMA, um serviço de envio registado eletrónico pode fornecer-lho! Uma nova legislação da UE sobre os Serviços de confiança eletrónicos torna possível a utilização de todos estes serviços para lá das fronteiras nacionais. Introduz igualmente uma distinção entre os serviços de confiança eletrónicos de segurança média e os de segurança elevada, que são também conhecidos por serviços de confiança eletrónicos qualificados.

O que procuramos?

Precisamos de uma marca de confiança (símbolo ou logótipo) para os serviços de confiança qualificados, a utilizar nos sítios Web dos prestadores de serviços de confiança qualificados em todos os 28 países da UE.

Essa marca de confiança deverá ser simples, original e inteligente, transmitindo um sentimento de confiança e segurança.

Deverá indicar que:

  • Os utilizadores da Internet podem efetuar as suas transações em linha de modo seguro, prático e securizado.
  •  Têm a garantia de que os serviços de confiança que pretendem utilizar cumprem as regras da UE e satisfazem requisitos específicos.
  • Os prestadores de serviços de confiança eletrónicos podem assegurar aos consumidores que os seus serviços são legítimos e têm uma qualidade que é regulamentada em toda a UE.
  • A marca de confiança garante que os serviços oferecidos são qualificados e cumprem as regras estabelecidas no Regulamento eIDAS (relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança para as transações eletrónicas no mercado interno).

Qual a razão do concurso?

Em 2016 será introduzida em toda a União Europeia uma nova marca de confiança da UE para os prestadores de serviços de confiança qualificados. Esta marca de confiança da UE pode ser utilizada a título voluntário pelos prestadores de serviços de confiança qualificados estabelecidos nos 28 Estados-Membros da UE que satisfaçam os requisitos definidos na legislação da UE (Regulamento eIDAS).

Em que circunstâncias será utilizada a marca de confiança?

Admitamos, por exemplo, que está prestes a assinar um contrato de 50 000 euros para a compra de  equipamento para a sua empresa. O fornecedor está sediado muito longe de si, pelo que pretende assinar o contrato por via eletrónica, em vez de o fazer pessoalmente.

Vai à Internet procurar um prestador de serviços de confiança, para comprar um certificado para assinaturas eletrónicas. Como pode ter a certeza de que os serviços do prestador que escolheu são fiáveis? O seu contrato vale muito dinheiro e quer ter a certeza de que o serviço que pretende adquirir lhe oferece um elevado nível de segurança e é legalmente reconhecido na UE.

Se encontrar um sítio Web que utiliza a marca de confiança da UE tem a certeza de que a sua assinatura eletrónica é segura.

Quem pode participar?

Todos os estudantes de arte ou de design da UE são convidados a apresentar os seus projetos mais inovadores no concurso e-Mark U Trust. Os participantes devem estar inscritos numa academia, universidade ou escola superior de um dos 28 Estados-Membros da UE. Os projetos devem ser apresentados até 15 de setembro de 2014. Antes de apresentar o seu projeto, consulte as regras do concurso e as suas especificações, a fim de verificar se tem direito a concorrer!

Apresente a sua ideia!

Pode apresentar a sua proposta de desenho através deste sítio Web entre 03 de julho e 15 de setembro de 2014 (para mais informações, consulte Apresente o seu desenho).

Por que motivo participar? O facto de o seu projeto ir aparecer em numerosos sítios Web é apenas uma das principais razões para participar no concurso para a marca de confiança da UE.  O seu projeto irá também contribuir para a confiança na Internet e nos serviços em linha.

E, além de tudo isso, o facto de ganhar o concurso e-Mark U Trust pode constituir um marco importante na sua carreira de designer.

Prémio: o vencedor receberá 5 000 euros em dinheiro! Ficou em segundo lugar? Ganha 3 500 euros! Ficou em terceiro lugar? Ganha mesmo assim 1 500 euros.

O vencedor e o segundo e terceiros classificados serão igualmente convidados para a cerimónia oficial de entrega dos prémios do concurso, que terá lugar em Bruxelas no verão de 2015.

 

Last updated on 23/02/2015