Tem ideia de quantos aparelhos tem em sua casa que funcionam com pilhas tipo botão? Verifique! Pode ficar surpreendido... As pilhas tipo botão e tipo moeda são pilhas muito pequenas que são usadas, por exemplo, nos telecomandos, em alguns brinquedos, nos termómetros ou em cartões de parabéns e boas festas com música. Por vezes, é fácil abrir o compartimento das pilhas e retirá-las, o que pode ser perigoso para as crianças. E os perigos deste tipo de pilhas são bem reais, podendo mesmo pôr gravemente em risco a saúde dos seus filhos.

Em caso de ingestão, as pilhas tipo botão podem causar danos consideráveis nos órgãos internos, que podem ser fatais em poucas horas.

Seguem-se algumas instruções sobre o que fazer para prevenir lesões causadas por este tipo de pilhas. Pode salvar a vida de uma criança! Passe a palavra!

#ButtonBatterySafety

 
Quais os riscos?
Quais os sintomas?
 

  Quando engolidas, as pilhas ficam em contacto com a saliva, provocando uma reação química que pode causar queimaduras internas e ter como resultado lesões graves e, mesmo, fatais.

  As baterias de iões de lítio são as mais perigosas.

  Frequentemente, uma criança que engole uma pilha tipo botão não apresenta sintomas imediatos nem óbvios. Poderá reparar que a criança se está a engasgar com alguma coisa, que tem dores no peito, que está com tosse ou faz barulho a respirar, que está a deitar sangue pelo nariz, que tem sangue nas fezes ou que está com febre.

  Se suspeitar de que uma criança engoliu uma pilha tipo botão, leve-a imediatamente às urgências de um hospital.

  Como evitar que uma criança engula uma pilha tipo botão?

  Guarde todas as pilhas de pequena dimensão e os aparelhos mais perigosos fora do alcance das crianças.

 
Certifique-se de que as crianças não conseguem aceder às pilhas guardadas em embalagens que já tenham sido abertas.
O que fazer se suspeitar que uma criança engoliu uma pilha destas?
 

  Verifique se os compartimentos para as pilhas dos aparelhos que funcionam com pilhas tipo botão não são fáceis de abrir.

  Ponha imediatamente para reciclar as pilhas usadas. Mesmo descarregadas, estas pilhas podem ser perigosas.

  Não perca tempo e leve-a imediatamente às urgências de um hospital para receber assistência médica.

  Não a deixe beber nem comer.

  Não provoque o vómito.

  Se possível, leve a embalagem original do produto ou o aparelho onde estava a pilha para ajudar o médico a identificar o tipo e a composição química da pilha.

 

Pilhas tipo botão: onde são usadas e por que motivo são perigosas?

Como evitar acidentes com pilhas tipo botão?