Requires javascript

CONSUMERS

Language selector


Produtos de todo o mundo podem ser entregues à nossa porta e, para isso, bastam apenas alguns cliques – esta é a grande vantagem das compras pela Internet. Mas como nos podemos assegurar que o que compramos é seguro? Enquanto consumidores, temos o direito de esperar que os produtos que nos chegam não são perigosos.

É por isso que, para se por um produto à disposição dos consumidores, devem obedecer-se a regras e a mecanismos de segurança. Neste sentido, as autoridades nacionais e a União Europeia tomam medidas para garantir que os produtos que se vendem são seguros. No entanto, há algumas precauções que nós próprios podemos tomar.

As 8 dicas que lhe apresentamos de seguida, ajudá-lo-ão a tirar o máximo proveito das compras online e a comprar produtos seguros.




Informe-se sobre o vendedor
Quando faz uma compra numa loja, sabe a quem pode devolver o produto em caso de problemas. Mas quando faz uma compra pela Internet, quem deve contactar? Quantas mais informações tiver sobre o fabricante, o importador ou o vendedor, melhor. O ideal é que os dados de contacto estejam indicados, para que seja claro a quem se pode dirigir.


Se o produto consta no Sistema de Alerta Rápido, não o compre
Sabia que a Comissão Europeia tem uma lista dos produtos perigosos detetados em toda a Europa? Esta informação é disponibilizada pelo Sistema de Alerta Rápido. Descubra como funciona este sistema e informe se sobre os produtos a evitar. Também pode consultar o portal da OCDE para saber mais sobre os produtos retirados de circulação em todo o mundo.


Quer comprar um brinquedo? Verifique os avisos de segurança
As informações disponíveis na internet sobre os produtos nem sempre são claras no que se refere aos avisos de segurança. Contudo, pode procurar esses avisos nas ilustrações e nas fotografias dos produtos. Por exemplo, os brinquedos para crianças com menos de três anos devem ter um aviso, frequentemente sob a forma de um pictograma. Para mais informações relacionadas com a segurança dos brinquedos, clique aqui.



Leia as instruções de segurança
Leia todas as instruções de segurança disponíveis na internet. Informe-se sobre como utilizar o produto de forma segura. Por exemplo, um assento de bicicleta de criança deve ter um rótulo que indique a idade ou o tamanho mínimo da criança a que se destina. Se tiver dúvidas sobre se um produto é adequado à utilização pretendida, peça mais informações ao vendedor ou aos administradores da página Web.


Consulte as avaliações dos outros utilizadores
Leia os comentários publicados na internet por outros consumidores para ficar a saber se estes tiveram problemas no que respeita à segurança do produto. No entanto, tenha em conta que alguns dos comentários podem ser falsos. Também poderá haver comentários sobre a própria página de Web. Consulte-os para ficar a saber se já houve consumidores que tiveram problemas com esse vendedor. Consulte-os para ficar a saber se já houve consumidores que tiveram problemas com esse vendedor.


Deparou-se com um problema de segurança? Não se deixe ficar calado!
Se tiver um problema de segurança com um produto, comunique-o ao vendedor e contacte a autoridade competente do seu país. Pondere também escrever um comentário sobre o produto para alertar outros potenciais compradores. Estará assim a ajudar outros consumidores a fazerem uma escolha segura!



Se puder registar o produto junto do fabricante, não deixe de o fazer
Quando disponível, esta opção permite-lhe registar o seu produto na página Web do fabricante. Desta forma, será imediatamente informado caso o produto seja retirado do mercado, das atualizações do software ou de avisos de segurança.


Mantenha-se informado sobre os produtos perigosos
Receba notificações semanais do Sistema de Alerta Rápido para se manter a par dos produtos identificados como perigosos, bem como dos novos riscos e tendências. Pode personalizar os alertas, indicando o tipo de produto, a marca, o país de origem, entre outros. Se gostaria de receber essa informação semanalmente, clique aqui.