Hard hat

Posição de Portugal em relação aos restantes países da UE

Investimento total

Setembro 2020

O financiamento total ao abrigo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) em Portugal eleva-se a 3.8 mil milhões de euros, prevendo-se que mobilize investimentos adicionais no valor de 13.2 mil milhões de euros.

Projetos de infraestruturas e no domínio da inovação

  • 26 projetos aprovados, financiados pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) com o apoio do FEIE
  • montante total do financiamento: aproximadamente 1.3 mil milhões de euros
  • montante total previsto dos investimentos mobilizados: 5 mil milhões de euros

PME (Pequenas e Médias Empresas)

  • 19 acordos aprovados com bancos e fundos intermediários financiados pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI) com o apoio do FEIE
  • montante total do financiamento: 2.5 mil milhões de euros
  • montante total previsto dos investimentos mobilizados: aproximadamente 8.1 mil milhões de euros, com cerca de 22 720 PME e empresas de média capitalização a beneficiar de melhor acesso ao financiamento

Exemplos de projetos apoiados pelo Plano de investimento

 

Expansão do mercado do bacalhau: RIBERALVES

A Riberalves é uma empresa portuguesa do ramo alimentar que procura novas formas de apresentação do bacalhau – o prato nacional – aos consumidores, a fim de se expandir para novos mercados. A empresa processa anualmente mais de 30 000 toneladas de bacalhau, quantidade equivalente a 8 a 10 % do bacalhau capturado todos os anos a nível mundial. A sua fábrica da Moita é a maior unidade industrial do mundo exclusivamente dedicada à transformação de bacalhau. Para expandir a sua capacidade de produção, a Riberalves obteve um empréstimo do BPI, com a garantia do Plano Juncker. O bacalhau dessalgado produzido pela empresa chega agora a consumidores de mais de 20 países.

Transporte industrial: PORTOS PORTUGUESES 

O BEI vai participar com 40 milhões de euros num plano da Yilport Iberia SA, orçado em 95 milhões de euros, de expansão dos terminais de contentores de Leixões (Porto) e de Alcântara (Lisboa). O financiamento destina-se a novos equipamentos de movimentação e a obras de engenharia civil, como terraplanagens e demolições, pavimentação, melhoria de acessos e construção de novos edifícios e de infraestruturas de serviços, energia e fluidos. O projeto visa dotar ambos os terminais de capacidade suficiente para receberem mais tráfego e poderem funcionar com menos condicionantes.  

Campus universitário: NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS

No âmbito do Plano Juncker, o BEI concedeu um empréstimo de 16 milhões de euros à Nova School of Business and Economics para o projeto e a construção de um novo campus de 68 000 m² em Carcavelos. O novo campus incluirá salas de aula, escritórios, anfiteatros, uma biblioteca, instalações desportivas e de restauração, um grande auditório e alojamento com capacidade para 122 alunos.

Brinquedos educativos: SCIENCE4YOU

A Science4You é uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e produção de brinquedos científicos e educativos que visam melhorar as capacidades cognitivas das crianças. A empresa beneficiou de um empréstimo de 10 milhões de euros do BEI para desenvolver novos produtos e aumentar as suas vendas.

Abastecimento de água: ÁGUAS DE PORTUGAL

O BEI concedeu um empréstimo de 420 milhões de euros à Águas de Portugal (AdP) e às suas filiais operacionais para financiar investimentos em infraestruturas hídricas em Portugal. Este empréstimo irá contribuir para a melhoria da qualidade, da eficiência e da sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais, através do apoio à construção e renovação de infraestruturas. A modernização das infraestruturas hídricas portuguesas criará mais de 7400 postos de trabalho durante a fase de execução.

Lista completa dos projetos apoiados pelo FEIE e aprovados pelo BEI

Lista completa dos acordos com intermediários financeiros apoiados pelo FEIE e assinados pelo FEI