Conteúdo da página

A Comissão Europeia adotou um novo e ambicioso pacote relativo à economia circular para ajudar as empresas e os consumidores a fazerem a transição para uma economia circular mais forte, caracterizada por uma utilização dos recursos mais sustentável.

As medidas propostas contribuirão para «fechar o ciclo» de vida dos produtos através de um maior recurso à reciclagem e à reutilização, com vantagens tanto para o ambiente como para a economia. O objetivo é aproveitar ao máximo o valor e a utilização de todas as matérias-primas, produtos e resíduos, promovendo poupanças de energia e diminuindo as emissões de gases com efeito de estufa.

As propostas abrangem todo o ciclo de vida dos produtos: do fabrico e consumo à gestão dos resíduos e ao mercado das matérias-primas secundárias. Esta transição será apoiada financeiramente pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) com nomeadamente 5,5 mil milhões de euros para a gestão de resíduos. Além disso, serão disponibilizados 650 milhões de euros no quadro do programa Horizonte 2020 (programa europeu de financiamento da investigação e inovação) e investimentos na economia circular a nível nacional.

 

Documentos