Policy areas

A estratégia da UE em matéria de União da Energia é composta por cinco vertentes estreitamente relacionadas e que se reforçam mutuamente.

Background

A União da Energia visa tornar a energia mais segura, sustentável e acessível do ponto de vista dos preços, permitindo o livre fluxo de energia através das fronteiras e garantindo um aprovisionamento energético seguro a todos os países da UE e a todos os cidadãos europeus. As novas tecnologias e a renovação das infraestruturas contribuirão para a diminuição das despesas dos agregados familiares e a criação de novos empregos e competências, à medida que as empresas aumentem as exportações e estimulem o crescimento. Isto conduzirá a uma economia hipocarbónica, sustentável e respeitadora do ambiente, colocando a Europa na vanguarda da produção de energia renovável e da luta contra o aquecimento do planeta.

Uma parte importante do trabalho preparatório já foi concluída. A Europa dispõe de um quadro de ação relativo ao clima e energia para 2030, bem como de uma estratégia de segurança energética. Ao mesmo tempo, um mercado integrado da energia para todos os países da UE nunca esteve tão próximo de se tornar uma realidade.

Objectives
  • Congregar recursos, interligar redes e reunir as competências da UE nas negociações com outros países.
  • Diversificar as fontes energéticas para que a Europa possa recorrer rapidamente a outros canais de aprovisionamento caso os custos financeiros ou políticos das importações de leste se tornem demasiado elevados.
  • Ajudar os países da UE a reduzir a dependência das importações de energia.
  • Diminuir o consumo de energético da Europa em, pelo menos, 27 % até 2030.
  • Contribuir para o objetivo da UE de reduzir em, pelo menos, 40 % as emissões de gases com efeito de estufa até 2030.
  • Tornar a UE o número um mundial das energias renováveis e liderar a luta contra o aquecimento global.