Policy areas

A estratégia para o mercado único digital abrange três domínios de intervenção ou «pilares»

Background

Os europeus deparam-se frequentemente com obstáculos quando utilizam ferramentas e serviços em linha, apesar de a UE ter investido durante décadas na eliminação dos entraves ao comércio «fora de linha».


A fragmentação e os obstáculos, que não existem no mercado único físico, impedem a UE de avançar. Num mercado único digital, existem menos obstáculos e mais oportunidades, uma vez que se trata de um espaço sem fronteiras onde os cidadãos e as empresas podem comercializar os seus produtos, inovar e interagir de forma legal e segura e a preços acessíveis, o que lhes facilita a vida.


Atualmente, os mercados têm ainda em grande medida uma dimensão nacional em termos de serviços em linha. Apenas 7% das PME vendem para outros países. A situação tem de mudar: o mercado único tem de ser colocado em linha.


A Comissão Juncker tem como objetivo criar um mercado único digital, no qual a livre circulação de bens, pessoas, serviços e capitais seja assegurada e onde os cidadãos e as empresas possam aceder sem problemas e de forma equitativa a bens e serviços em linha, independentemente da sua nacionalidade e onde quer que vivam.


O mercado único digital poderia contribuir com 415 mil milhões de euros para a economia europeia, promovendo o emprego, o crescimento, a concorrência, o investimento e a inovação. A economia digital pode expandir os mercados e promover melhores serviços a melhores preços, oferecer uma maior escolha e criar novas fontes de emprego. Pode criar oportunidades para start-ups e permitir que as empresas existentes cresçam e beneficiem de um mercado de mais de 500 milhões de pessoas.


A conclusão do mercado único digital também assegurará que a Europa mantém a sua posição de líder mundial na economia digital, ajudando as empresas europeias a crescer a nível mundial e transformando os serviços públicos.

Objectives

Entre os seus objetivos incluem-se:


Mais informações no sítio sobre a política digital

Documentos