Domínios de intervenção

  • União económica

    União económica

    A união económica visa garantir um elevado nível de bem-estar aos cidadãos de todos os países da zona euro. O que acontece num país afeta necessariamente outros países. Em resposta à crise económica, foi criado um sistema, denominado Semestre Europeu, graças ao qual os países da UE podem coordenar entre si as respetivas políticas económicas e orçamentais.

  • União financeira

    União financeira

    A união financeira visa garantir que a Europa tem bancos fortes e estáveis e mercados de capitais capazes de financiar a economia real. No seu centro, está uma união bancária, que tem como objetivo assegurar a solidez do setor bancário e garantir que as contas bancárias dos depositantes estão devidamente protegidas. A Comissão tem vindo a criar os elementos constitutivos de uma união dos mercados de capitais para diversificar as fontes de financiamento das empresas.

  • União orçamental

    A união orçamental visa garantir que os países da UE adotam políticas orçamentais sólidas e sustentáveis. O Conselho Orçamental Europeu (COE) é um organismo independente criado para aconselhar a Comissão sobre a orientação orçamental adequada para a zona euro e a forma como os países da UE estão a aplicar as regras orçamentais da UE.

  • União política

    Criar as bases de uma união económica, financeira e orçamental, através de um verdadeiro controlo democrático, da legitimidade e do reforço institucional, nomeadamente mediante uma maior implicação do Parlamento Europeu e dos parlamentos nacionais, bem como dos parceiros sociais, nos programas de reforma nacionais e uma representação mais unificada da zona euro nas instituições financeiras internacionais, em especial no FMI.

  • O Pilar Europeu dos Direitos Sociais

    O Pilar Europeu dos Direitos Sociais

    O Pilar Europeu dos Direitos Sociais visa garantir aos cidadãos direitos novos e mais eficazes, como a igualdade de oportunidades e o acesso ao mercado de trabalho, umas condições de trabalho mais justas e a proteção e a inclusão sociais.

Atualidade

Contexto

Assegurar uma união económica e monetária mais aprofundada e mais justa é uma das dez prioridades da Comissão Juncker. Este é um elemento essencial da resposta da Comissão à crise económica e financeira, a par da aplicação de políticas que reforcem a economia europeia de forma a criar mais postos de trabalho e a melhorar as condições de vida dos cidadãos. 

Documentos