Ação climática

Adapte os hábitos alimentares e de compras

Hoje em dia, muitos de nós têm acesso a uma grande variedade de alimentos e de outros produtos. Mas, tudo aquilo que compramos, desde um litro de leite a um novo par de sapatos, tem de ser produzido, o que gera necessariamente emissões de CO2. Além disso, muitos processos de produção são nocivos para o clima e o ambiente.

O transporte de alimentos por avião do outro lado do mundo gera 1700 vezes mais emissões de CO2 do que o transporte por camião numa distância de 50 km. As práticas silvícolas não sustentáveis contribuem para a desflorestação, que é responsável por cerca de 20 % das emissões mundiais de CO2.

Faça compras de forma inteligente

  • Esteja atento à embalagem: as embalagens de plástico criam muitos resíduos e são frequentemente difíceis de reciclar. Tente evitar os produtos embalados e procure comprar produtos como o champô sob a forma de recargas.
  • Quando vai às compras, leve consigo sacos reutilizáveis. E compre papel higiénico e rolos de cozinha em papel reciclado.
  • Pense duas vezes antes de comprar o último modelo de telemóvel. Os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) são a categoria de resíduos que está a crescer mais rapidamente na UE.
  • Está a pensar comprar mobiliário de jardim ou outros produtos de madeira? Procure os rótulos FSC ou PEFC que garantem que a madeira foi obtida de forma sustentável.

Coma de forma inteligente

  • Não desperdice alimentos. Compre apenas as quantidades necessárias, e aproveite os restos.
  • Tente evitar os produtos que não são da época. Cultivar alimentos fora do seu ambiente natural ou fora de época exige enormes quantidades de água, energia e outros recursos.
  • Lave os legumes e a fruta numa bacia em vez de os lavar com água corrente. Regue as plantas com a água que sobra.
  • Se comer carne, substitua parte da carne vermelha por peixe, frango ou leguminosas. Optar por comer frango em vez de um bife de vaca pode reduzir a pegada de carbono da sua refeição até 75 %.

Rótulo ecológico

Logotipo do rótulo ecológico
  • O rótulo ecológico da UE identifica produtos e serviços que têm um impacto ambiental reduzido. Procure-o ao comprar lâmpadas, detergentes, computadores ou roupas, ou mesmo quando reserva um quarto de hotel. Há cerca de 70 000 produtos e serviços com o rótulo ecológico da UE!