Ação climática

Reutilize e recicle

Os resíduos não só poluem o ar, as águas subterrâneas e os solos, como libertam emissões de CO2 e de metano para a atmosfera, contribuindo assim para as alterações climáticas.

O volume de resíduos gerados na UE está a aumentar, atingindo já os três mil milhões de toneladas por ano. Atualmente, em toda a UE, apenas 40 % dos resíduos domésticos são reutilizados ou reciclados.

Reutilizar

  • Reutilize o papel. Para fazer um rascunho ou uma lista de compras, utilize o verso de uma folha de papel usado em vez de uma folha limpa.
  • Dê o equipamento elétrico que já não usa, por exemplo, a escolas ou centros comunitários, para que outros possam voltar a utilizá-lo.
  • Compre pilhas recarregáveis, que pode usar várias vezes. Quando atingirem o seu fim de vida, não se esqueça de as reciclar.
  • Troque, venda ou dê as roupas, os móveis e os artigos domésticos de que já não precisa. Em vez de comprar uma coisa de que precisa nova, considere a possibilidade de a pedir emprestada, alugar ou comprar em segunda mão.

Reciclar

  • A reciclagem poupa energia e emissões. Reciclar uma lata de alumínio pode poupar 90 % da energia necessária para produzir uma nova. Separar e reciclar 1 kg de papel em vez de o deitar fora misturado com outro lixo que será depositado em aterro evita quase 1 kg de emissões de CO2, bem como emissões de metano.
  • Informe-se sobre os tipos de resíduos que podem ser reciclados na sua área. Lembre-se de separar o vidro, o papel, o plástico e as latas do resto do lixo. Os ecopontos aceitam cada vez mais tipos de plástico. Informe-se junto do ecoponto mais perto de si.
  • Não deite fora dispositivos eletrónicos. Os produtos eletrónicos são fabricados com recursos e materiais valiosos que podem ser reciclados, nomeadamente metais, plásticos e vidro, cuja extração ou fabrico consome energia. Entregue-os num ponto de recolha perto de si ou na loja onde os comprou.
  • Recicle a bateria do seu automóvel, quando precisar de uma nova. Normalmente, os pneus gastos também podem ser reciclados.
  • Em vez de os pôr no lixo, use os seus resíduos orgânicos – por exemplo, fruta, produtos hortícolas, cascas de ovo ou café – para fazer compostagem. Num monte de composto, expostos ao ar, os resíduos decompõem-se, transformando-se num fertilizante natural. Num aterro, sem ar, fermentam e emitem metano, um gás com um grande efeito de estufa.