Navigation path

Início Contactos Mapa do sítio

Sobre a iniciativa de cidadania

Procurar uma iniciativa

Organizar uma iniciativa

Mais informações

  • RSS
Declaração de exoneração de responsabilidade: O conteúdo desta página é da exclusiva responsabilidade dos organizadores das iniciativas. Os textos refletem exclusivamente os pontos de vista dos seus autores e não podem de forma alguma ser considerados como expressão do ponto de vista da Comissão. A Comissão não pode ser responsabilizada pela eventual utilização das informações aqui apresentadas.
Título: Ações sobre a emergência climática
Estatuto atual: Recolha em curso
Data-limite: 23/09/2020
Número de registo atribuído pela Comissão: ECI(2019)000015
Data de registo: 23/09/2019
Data de publicação da presente tradução: 27/09/2019
Apoiar
Língua de registo: EN / Outras línguas disponíveis: BG CS DA DE EL EN ES ET FI FR GA HR HU IT LT LV MT NL PL PT RO SK SL SV
Decisão da Comissão sobre o registo da proposta de iniciativa de cidadania: DECISÃO DA COMISSÃO
Objeto: Apelamos à Comissão Europeia para que reforce a ação no domínio da emergência climática, em consonância com o limite de 1,5° de aquecimento. Isto significa objetivos mais ambiciosos em matéria de clima e apoio financeiro para a ação climática.
Objetivos principais: A UE deve ajustar os seus objetivos (CDN) no âmbito do Acordo de Paris a uma redução de 80% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030, a fim de alcançar a neutralidade carbónica até 2035 e adaptar a legislação europeia em matéria de clima em conformidade. Deve ser aplicado um ajustamento das emissões de carbono nas fronteiras da UE. Não será assinado nenhum tratado de comércio livre com países parceiros que não sigam uma via compatível com o limite de 1,5º de aquecimento, de acordo com o Climate Action Tracker. A UE deve criar materiais educativos gratuitos para todos os programas curriculares dos Estados-Membro sobre os efeitos das alterações climáticas.
Disposições dos Tratados consideradas relevantes pelos organizadores: artigo 3.º do TFUE, artigo 11.º do TFUE, artigo 165.º do TFUE, artigo 166.º do TFUE, artigo 173.º do TFUE, artigo 191.º e seguintes do TFUE
Organizadores / Membros do comité de cidadãos:
  • Representante: Thomas EITZENBERGER - eci@fridaysforfuture.org
  • Substituto: Astrid Cecilie BUDOLFSEN - astrid@budolfsen.dk
  • Outros membros: Guilhem HEULINE, Frederica GASBARRO, Janina ŚWIERZEWSKA, Alejandro MARTÍNEZ MARTINEZ, Ole MÜLLER
Anexo: Outras línguas disponíveis: EN
Projeto de ato jurídico:
Fontes de apoio e de financiamento:

Evolução da iniciativa

  1. Registada
    23/09/2019
  2. Recolha em curso
  3. Recolha encerrada
  4. Apresentada
  5. Resposta enviada