Organismo Europeu de Luta Antifraude

O OLAF investiga os casos de fraude que lesam o orçamento da UE, a corrupção e as faltas graves nas instituições europeias e contribui para a estratégia da Comissão Europeia em matéria de luta contra a fraude.

O OLAF em números

Entre 2010 e 2017, o OLAF:

  • Concluiu mais de 1 800 inquéritos
  • Recomendou a recuperação de mais de 6,6 mil milhões de euros para o orçamento da UE
  • Emitiu mais de 2 300 recomendações no sentido da adoção de medidas judiciais, financeiras, disciplinares e administrativas pelas autoridades competentes dos Estados-Membros e da UE

Casos de sucesso

O OLAF investiga uma vasta gama de infrações, desde desvio de fundos, declarações fraudulentas e abusos na adjudicação de contratos públicos, à fraude aduaneira. Esta lista não é exaustiva: os exemplos dados procuram ilustrar as inúmeras facetas das atividades de investigação do OLAF e as diferentes fases de um processo.

Prevenção da fraude

Com base na experiência e nos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, o OLAF ajuda as entidades responsáveis pela gestão dos fundos da UE, dentro e fora da UE,  a compreender os diferentes tipos de fraudes, tendências, ameaças e riscos, bem como a proteger os interesses financeiros da UE através da prevenção de qualquer tipo de fraude.

Prevenção da fraudeProgramas Hercule

Os programas Hercule financiam ações que visam prevenir e combater a fraude, a corrupção e outras atividades ilegais que afetem os interesses financeiros da UE. As ações que podem ser financiadas, nomeadamente através de subvenções e contratos, incluem o apoio técnico e operacional aos inquéritos, formações especializadas e atividades de investigação.