Percurso de navegação

 

O que é a iniciativa EIP (Elaboração Interactiva de Políticas)?

 

A iniciativa de elaboração interactiva de políticas (EIP) tem por objectivo aproveitar as tecnologias modernas, em especial a Internet, para ajudar as administrações nacionais e as instituições da União Europeia a perceber melhor as necessidades dos cidadãos e das empresas. O objectivo é facilitar o desenvolvimento de estratégias políticas comunitárias através de respostas mais rápidas e adequadas a questões e problemas novos, de uma melhor avaliação do impacto das políticas (ou da ausência destas) e de uma maior participação dos cidadãos.

O sistema foi criado para facilitar o processo de consulta das partes interessadas através de questionários em linha simples, claros e de fácil utilização, que facilitam a participação dos inquiridos e a análise dos resultados por parte dos responsáveis políticos.

A EIP é financiada pelo programa ISA (Soluções de interoperabilidade para as administrações públicas europeias), criado para melhorar a cooperação electrónica entre administrações públicas nos Estados-Membros da UE. 

Lançada em 2001, a iniciativa EIP permitiu realizar mais de 370 consultas públicas através do portal Internet A sua voz na Europa, o ponto de acesso único às consultas organizadas pela Comissão Europeia.

A EIP é também um instrumento de comunicação interna e de gestão do pessoal no âmbito dos inquéritos internos periodicamente realizados na Comissão Europeia. É também utilizada pelos serviços da Comissão para preparar eventos e conferências (registo, por exemplo), para realizar inquéritos aos utilizadores de sítios Web, etc.

 

A aplicação EIP

A EIP (Elaboração Interactiva de Políticas) é um sistema de gestão de questionários em linha desenvolvido pela Direcção-Geral de Informática da Comissão (DIGIT) e acessível através da Internet, que não exige nenhuma instalação de software específico por parte dos clientes. Para se poder utilizar a EIP, basta dispor de um programa de navegação e de uma ligação à Internet.

O software EIP é composto por vários módulos que gerem o ciclo de vida dos questionários em linha: criação, teste, tradução, lançamento e análise dos resultados. A aplicação EIP gera vários tipos de perguntas que admitem uma ou várias respostas, bem como campos de texto livre. Os resultados podem ser visualizados sob a forma de histogramas, de percentagens ou por extenso. Podem também ser exportados em formato Excel. A interface do utilizador está disponível em 22 línguas e  cada questionário pode ser traduzido para qualquer uma das línguas oficiais da UE.

  • Criação: O "gestor do formulário" determina as características do formulário em linha, tais como a estrutura (secções e perguntas), tipos de perguntas (botões de selecção, casas para assinalar, listas deslizantes, campos de texto livre, etc.) e relações entre as perguntas.
  • Teste: Antes de ser publicado, o questionário pode ser testado por um conjunto de utilizadores seleccionados para o efeito.
  • Tradução: O processo de tradução decorre fora de linha, a partir de um ficheiro Excel (ou folha de cálculo XML) extraído do software EIP. Uma vez finalizados, os ficheiros de tradução são carregados no EIP.
  • Produção: O questionário é colocado em linha e o respectivo endereço URL é enviado a potenciais inquiridos. O acesso ao questionário pode ser livre ou exigir um nome de utilizador e uma senha.
  • Análise dos resultados: O "gestor de formulário" pode visualizar os resultados em tempo real. Estão disponíveis percentagens, histogramas e resultados brutos. Um mecanismo de filtragem permite também criar amostras de resultados. Os dados podem ser exportados num ficheiro Excel para serem analisados mais pormenorizadamente.

 

EIP de código-fonte aberto

As administrações públicas, as empresas e os cidadãos dos Estados-Membros da UE podem descarregar uma versão de código aberto do software EIP desenvolvida pela Direcção-Geral da Informática da Comissão Europeia no âmbito do programa ISA (Soluções de interoperabilidade para as administrações públicas europeias). Essa versão é proposta gratuitamente no âmbito da EUPL (Licença Pública da União Europeia).  

Para descarregar ou obter mais informações sobre o software EIP e respectiva versão de código aberto, consulte as páginas EIP no sítio Web Joinup.

 

Contacto

Se tiver perguntas sobre o sistema EIP ou problemas aquando da utilização do software ou ao responder a um questionário EIP em linha, envie-nos uma mensagem electrónica para:

DIGIT-IPM-SUPPORT@ec.europa.eu

Para mais informações sobre a versão de código aberto do software EIP, contacte-nos através do endereço electrónico:

DIGIT-IPM-OSS@ec.europa.eu

 

Última actualização: 09/01/2012 |Topo