Mobilidade e transportes

Veículos automóveis

Espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto

Os espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto proporcionam aos condutores uma visão muito melhor da área imediatamente adjacente ao veículo. Os espelhos convencionais nem sempre permitem ver as pessoas, bicicletas e automóveis que circulam mesmo ao nosso lado, especialmente nas curvas.

Cargo securing and abnormal loads

When transporting loads, securing them properly will prevent damage to the vehicle and injuries to passengers or other road users and avoid congestions due to lost cargo.

Luzes para circulação diurna

As luzes específicas para circulação diurna acendem-se automaticamente logo que o motor do veículo entra em funcionamento, aumentando substancialmente a visibilidade dos automóveis e outros veículos.

Sistemas de segurança inteligentes para os veículos automóveis (eSafety)

Os sistemas de segurança inteligentes para os veículos automóveis são frequentemente designados sistemas "eSafety". Trata-se de sistemas electrónicos concebidos para ajudar os condutores de veículos automóveis a evitar situações de perigo, por exemplo, activando os travões se o automóvel se aproximar demasiado de um objecto ou emitindo sinais de alarme se sair da faixa de rodagem.

Inspecção de veículos

Um veículo com uma manutenção adequada e em perfeito estado de funcionamento, que cumpra todas as normas de segurança, tem menos probabilidades de vir a estar envolvido num acidente de viação.

Placeholder

Menos estáveis e oferecendo menor protecção, as motorizadas e motocicletas são mais vulneráveis do que os automóveis e camiões.

Pneus

Pneus de má qualidade ou demasiado gastos podem causar a derrapagem dos automóveis em piso molhado ou numa travagem. Os pneus em bom estado e de boa qualidade aumentam a aderência à estrada, poupam combustível e reduzem o ruído e as emissões.

Categorias de veículos
Cintos de segurança

Usar cinto de segurança é o modo mais fácil e barato de evitar lesões graves em caso de acidente. A instalação de cintos de segurança não requer nenhuma tecnologia especial e o seu uso é obrigatório na UE desde 2006 em todos os veículos.