Percurso de navegação

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto 

Pneus

Pneus de má qualidade ou demasiado gastos podem causar a derrapagem dos automóveis em piso molhado ou numa travagem. Os pneus em bom estado e de boa qualidade aumentam a aderência à estrada, poupam combustível e reduzem o ruído e as emissões.

Tyres

Antes de escolher um pneu, consulte atentamente o respetivo rótulo

Em novembro de 2012, a UE introduziu um sistema de rotulagem destinado a ajudar os consumidores a escolherem os pneus mais eficientes em termos de consumo de combustível, de aderência em piso molhado e de emissões de ruído. No caso dos pneus para automóveis e veículos comerciais ligeiros, estas informações figurarão num autocolante colocado no pneu. No caso dos pneus para veículos pesados, constarão dos documentos técnicos e em sítios Web.

Vantagens para o ambiente

Estima-se que a utilização de pneus mais eficientes em termos de consumo de combustível poderá permitir economizar 6 600 000 toneladas de equivalente-petróleo de combustível até 2020 e reduzir as emissões de CO2 em 4 milhões de toneladas por ano, o que equivale a retirar, todos os anos, 1 300 000 automóveis de passageiros das estradas da UE.

Maior segurança, menor ruído

Os rótulos classificarão o desempenho dos pneus na travagem em piso molhado. Os pneus com melhor desempenho podem reduzir a distância de travagem em vários metros.

Os rótulos também fornecerão informações sobre os pneus mais silenciosos.