Cintos de segurança

Usar cinto de segurança é o modo mais fácil e barato de evitar lesões graves em caso de acidente. A instalação de cintos de segurança não requer nenhuma tecnologia especial e o seu uso é obrigatório na UE desde 2006 em todos os veículos.

Ao abrigo da legislação europeia, tanto os condutores como os passageiros de veículos automóveis devem usar cinto de segurança sempre que o assento estiver equipado para o efeito.

A não utilização de cinto de segurança é a segunda maior causa de morte nas estradas, depois do excesso de velocidade e à frente da condução sob o efeito do álcool. Segundo um estudo de 2008 sobre a segurança rodoviária na UETodas as traduções disponíveis. pdf, a adopção de medidas destinadas a reforçar a utilização de cintos de segurança poderia salvar até 7300 vidas por ano na UE.

Os "airbags" (almofadas de ar) não substituem os cintos de segurança. Utilize sempre o cinto de segurança, mesmo se o automóvel estiver equipado com "airbags".

Crianças

  • As crianças com menos de 1,35 m de altura devem usar um dispositivo homologado e adequado ao seu tamanho.
  • As crianças mais altas podem usar cinto de segurança para adultos.
  • Os assentos de criança virados para a retaguarda não podem ser utilizados no banco da frente, a não ser que o "airbag" tenha sido desactivado.
  • Além de aprovar requisitos legais, a UE financia campanhas de promoção dos sistemas de segurança para crianças pdf à escala europeia.