Percurso de navegação

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto 

Inspecção de veículos

Um veículo com uma manutenção adequada e em perfeito estado de funcionamento, que cumpra todas as normas de segurança, tem menos probabilidades de vir a estar envolvido num acidente de viação.

Além de assegurarem o bom funcionamento dos veículos, os controlos técnicos são também importantes por razões ambientais e para assegurar uma concorrência leal no sector dos transportes.

Existem dois tipos de controlo: inspecções pontuais na estrada e controlos periódicos, para os quais os proprietários levam o veículo a um centro especializado.

Controlos periódicos

Nos termos da legislação da UE, todos os veículos e reboques devem ser sujeitos a inspecção periódica. Essa legislação permite verificar se todos os veículos que circulam na UE se encontram em conformidade com a regulamentação técnica em vigor e se continuam a satisfazer as normas de segurança previstas aquando do seu primeiro registo.

Inspecção rodoviária

Nos termos da legislação da UE, as inspecções técnicas na estrada não anunciadas dos veículos comerciais podem ser efectuadas em qualquer país da UE, quer o veículo tenha ou não sido registado na UE.

Tais inspecções abrangem os dispositivos de travagem, as emissões de escape e o estado de manutenção geral do veículo. O condutor poderá também ter de apresentar um relatório recente de inspecção técnica ou um documento comprovativo de que o veículo foi submetido ao controlo técnico obrigatório.

Pacote de medidas «Inspeção técnica automóvel»

O principal objetivo das medidas propostas é melhorar a segurança rodoviária. A adoção das novas medidas poderia salvar mais de 1 200 vidas por ano. O pacote de medidas abrange as inspeções periódicas, as inspeções técnicas na estrada e a matrícula de veículos. Leia mais...

Projectos da UE para melhorar a inspecção dos veículos

O estudo AUTOFOREpdf examina a possibilidade de estender o âmbito de aplicação da actual legislação da UE em matéria de controlo técnico de forma a ter em conta a evolução da tecnologia automóvel, nomeadamente os sistemas de comunicação e de diagnóstico a bordo dos veículos.

O projecto IDELSYpdf desenvolveu procedimentos de ensaio para testar sistemas de segurança electrónicos complexos nos veículos novos submetidos ao controlo técnico obrigatório.