Percurso de navegação

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto 

Sistemas de segurança inteligentes para os veículos automóveis (eSafety)

Os sistemas de segurança inteligentes para os veículos automóveis são frequentemente designados sistemas "eSafety". Trata-se de sistemas electrónicos concebidos para ajudar os condutores de veículos automóveis a evitar situações de perigo, por exemplo, activando os travões se o automóvel se aproximar demasiado de um objecto ou emitindo sinais de alarme se sair da faixa de rodagem.

Tipos de sistemas de segurança

Existem muitos tipos diferentes de sistemas electrónicos de segurança para automóveis. Além disso, estão constantemente a ser desenvolvidos novos tipos. Esses sistemas vão desde sistemas anti-colisão e de assistência à travagem de emergência a sistemas de aviso de saída da faixa de rodagem. Existe ainda outro tipo de sistemas, mais passivos, como é o caso de aparelhos de registo de dados relativos a determinados acontecimentos e à viagem ou de dispositivos que evitam que o fecho dos veículos possa ser forçado.

Benefícios

A segurança rodoviária pode ser melhorada consideravelmente graças ao recurso a sistemas inteligentes de adaptação da velocidade, a dispositivos de aviso do uso do cinto de segurança, ao controlo electrónico da estabilidade e a sistemas que impedem o arranque do veículo em caso de alcoolémia excessiva (denominados “alcohol interlocks”), por exemplo, para os motoristas profissionais ou os infractores reincidentes, assim como a aparelhos de registo de dados sobre a viagem e determinados acontecimentos.

Projectos

O projecto ADVISORSpdf avaliou a segurança, o desempenho em termos ambientais e a eficiência dos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). Também propôs formas de alargar a utilização dos sistemas ADAS.

O projecto eSafetyAware fomenta a introdução de novas tecnologias de segurança dos veículos através de campanhas de informação e outros eventos.