Percurso de navegação

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto 

Espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto

Os espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto proporcionam aos condutores uma visão muito melhor da área imediatamente adjacente ao veículo. Os espelhos convencionais nem sempre permitem ver as pessoas, bicicletas e automóveis que circulam mesmo ao nosso lado, especialmente nas curvas.

Blind spot mirrorsO ângulo morto é a área imediatamente adjacente ao veículo que o condutor não pode ver quando olha pela janela ou usa espelhos convencionais. É uma das principais causas de acidentes com camiões, visto que os motoristas não conseguem ver os motociclistas, ciclistas e peões, nomeadamente quando voltam à direita (ou à esquerda nos países com condução à esquerda, ou seja, Irlanda, Chipre, Malta e Reino Unido).

Para reduzir o número de acidentes rodoviários, a legislação europeia exige atualmente que todos os camiões estejam equipados com espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto e que dão aos condutores um maior campo de visão do que os espelhos convencionais.

Ao abrigo da legislação europeia, os espelhos deste tipo são obrigatórios desde 2007 para todos os camiões novos, enquanto os camiões mais antigos devem estar devidamente equipados desde 2009. É de notar que as diretivas da UE não são diretamente aplicáveis e que os governos nacionais devem adotar legislação que torne obrigatórios estes espelhos.

Os espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto já contribuíram para reduzir o número de acidentes entre camiões e motociclistas, ciclistas e peões.

Estudos e relatórios

Em 2012, a Comissão realizou um estudo sobre o impacto da retromontagem de espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto em camiões antigos, tendo apresentado os seguintes relatórios ao Parlamento Europeu e ao Conselho:

Estudo sobre a aplicação da diretiva relativa à retromontagem de espelhos que anulam o ângulo morto (2012)pdf

Relatório sobre a aplicação da Diretiva 2007/38: retromontagem de espelhos que anulam o ângulo morto (2012)pdf Traduções da ligação anterior 

Em 2004, já tinha sido realizado um estudo sobre o impacto da retromontagem de espelhos que anulam o ângulo morto.

Estudo de avaliação do impacto da Diretiva de 2007 relativa à retromontagem de espelhos (2004)pdf