Percurso de navegação

Porquê um concurso de tradução para jovens?

Para promover a aprendizagem de línguas e a tradução

Para que os europeus estejam «unidos na diversidade», como diz o lema da UE, devemos saber outras línguas, além da nossa língua materna.

O concurso de tradução Juvenes Translatores, organizado todos os anos desde 2007, destina-se aos jovens que têm o «bichinho das línguas».

De facto, para compreender outros povos e culturas nada melhor do que aprender e falar uma língua estrangeira. E para os jovens, os adultos de amanhã, saber várias línguas permite-lhes estudar e trabalhar mais facilmente em toda a Europa.

Vários estudos apontam para uma crescente necessidade de traduções e de tradutores na Europa. Os jovens deveriam estar preparados para dar resposta a esta procura. O concurso Juvenes Translatores chama a atenção para a importância das competências no domínio da tradução e para o seu papel de «mediação» entre as línguas, um aspeto que deveria ser integrado na aprendizagem das línguas.

Para estimular os professores e os alunos

O concurso tem sido um grande êxito. 99% das escolas que participaram nos concursos anteriores gostariam de o fazer novamente.

Algumas escolas organizaram mesmo testes de pré-seleção para garantir a participação dos melhores alunos e alargar a participação a mais alunos do que os cinco alunos por escola, que é o número previsto no regulamento do concurso. Estas iniciativas podem fazer com que este se torne uma autêntica festa da tradução e das línguas nas escolas que conte com a participação de alunos e professores de diferentes turmas.

Para promover atividades conjuntas com escolas de outros países

O concurso Juvenes Translatores converteu-se, entretanto, numa espécie de trampolim para outros tipos de iniciativas de caráter linguístico e cultural. Algumas das escolas participantes começaram, por exemplo, a organizar intercâmbios.

As escolas interessadas neste tipo de iniciativas podem recorrer também à geminação eletrónica (e-twinning).

Na nossa página Facebook pode partilhar ideias com os outros participantes e ficar a par das últimas notícias.